Publicado por Redação em Dental - 20/06/2011 às 11:39:59

Meninas adolescentes associam maloclusão à insatisfação com a aparência, diz estudo

Durante pesquisa realizada em Pelotas (RS), pesquisadores verificam que desvio de oclusão é comum entre adolescentes.

A insatisfação com a aparência é comum na adolescência e muitas vezes afeta a auto-estima gerando uma série de problemas. Neste sentido, estudar os elementos que influenciam o senso estético dessa população torna-se importante. Diante disto, Karen Glazer Peres, da Universidade Federal de Santa Catarina, e colegas, da Universidade Federal de Pelotas e do Latin American Center for Perinatology and Human Development, no Uruguai, desenvolveram um estudo para verificar se a maloclusão tem um impacto na satisfação com a aparência de adolescentes. Para tanto, os pesquisadores selecionaram de um estudo perinatal, realizado em Pelotas, 900 indivíduos de 15 anos de idade.

Segundo o artigo publicado em abril na Community Dentistry and Oral Epidemiology, 867 adolescentes participaram até o fim do estudo, sendo que 54,1% eram homens. Usando o critério de WHO os autores verificaram que 30,6% dos meninos apresentavam maloclusão severa ou moderada, enquanto 32,8% das meninas possuíam o desvio. Através de um questionário os autores identificaram que “insatisfação com aparência foi relatada por 29,8% de meninos e por 46,5% de meninas”. Porém, apenas para as meninas a maloclusão foi associada positivamente à insatisfação com a aparência. Os pesquisadores coletaram ainda informações socioeconômicas e a auto-descrição da cor da pele. Também realizaram exames para avaliar a prevalência de cárie e mensuraram altura, peso e índice de massa corporal.

Assim, os autores entendem que maloclusão é uma condição comum, além de ser associada à insatisfação com a aparência por adolescentes do sexo feminino. Eles concluem que os efeitos de diferentes tipos de maloclusão sobre a satisfação com a aparência devem ser estudados futuramente.

Fonte: odontologika.uol.com.br | 20.06.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Coordenação de saúde bucal da SMS alerta para riscos de piercing na boca

Sensibilizar e qualificar os tatuadores e colocadores de piercing, orientando-os quanto aos cuidados necessários. Esse foi o objetivo de uma palestrada dada, hoje à tarde, no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), pelo coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), José Guimarães Neto, e pelo cirurgião bucomaxilofacial da SMS, João Paulo Araújo.

Dental, por Redação

Conheça riscos e benefícios do clareamento em 1 hora

Hoje é fácil conquistar um sorriso mais branco. No dentista ou em casa, os resultados são satisfatórios. Apesar da comodidade de fazer o procedimento no conforto do lar, optar pelo consultório pode ser sinônimo de segurança e economia de tempo.

Dental, por Redação

Gengivite pode causar doença no coração, diabetes e parto prematuro

A prevenção feita com higiene bucal e visita regular ao dentista ainda é a principal arma contra as doenças que afetam a boca, mais que isso, cada vez se mostra como um meio importante contra doenças em outras partes do corpo. 

Dental, por Redação

Erosão ácida: causas

Muitas das comidas e bebidas que integram a dieta moderna, incluindo sumos de fruta, vinagre balsâmico, vinho e muitas frutas contêm ácidos que amolecem o esmalte dentário e podem conduzir a uma condição chamada erosão ácida.

Deixe seu Comentário:

=