Publicado por Redação em Dental - 20/06/2011 às 11:39:59

Meninas adolescentes associam maloclusão à insatisfação com a aparência, diz estudo

Durante pesquisa realizada em Pelotas (RS), pesquisadores verificam que desvio de oclusão é comum entre adolescentes.

A insatisfação com a aparência é comum na adolescência e muitas vezes afeta a auto-estima gerando uma série de problemas. Neste sentido, estudar os elementos que influenciam o senso estético dessa população torna-se importante. Diante disto, Karen Glazer Peres, da Universidade Federal de Santa Catarina, e colegas, da Universidade Federal de Pelotas e do Latin American Center for Perinatology and Human Development, no Uruguai, desenvolveram um estudo para verificar se a maloclusão tem um impacto na satisfação com a aparência de adolescentes. Para tanto, os pesquisadores selecionaram de um estudo perinatal, realizado em Pelotas, 900 indivíduos de 15 anos de idade.

Segundo o artigo publicado em abril na Community Dentistry and Oral Epidemiology, 867 adolescentes participaram até o fim do estudo, sendo que 54,1% eram homens. Usando o critério de WHO os autores verificaram que 30,6% dos meninos apresentavam maloclusão severa ou moderada, enquanto 32,8% das meninas possuíam o desvio. Através de um questionário os autores identificaram que “insatisfação com aparência foi relatada por 29,8% de meninos e por 46,5% de meninas”. Porém, apenas para as meninas a maloclusão foi associada positivamente à insatisfação com a aparência. Os pesquisadores coletaram ainda informações socioeconômicas e a auto-descrição da cor da pele. Também realizaram exames para avaliar a prevalência de cárie e mensuraram altura, peso e índice de massa corporal.

Assim, os autores entendem que maloclusão é uma condição comum, além de ser associada à insatisfação com a aparência por adolescentes do sexo feminino. Eles concluem que os efeitos de diferentes tipos de maloclusão sobre a satisfação com a aparência devem ser estudados futuramente.

Fonte: odontologika.uol.com.br | 20.06.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Existem alternativas para melhorar meu sorriso?

Nem todas as pessoas são candidatas para realizar o clareamento. O clareamento não é recomendado se você tem restaurações da própria cor dos dentes, coroas, jaquetas ou facetas em seus dentes incisivos

Dental, por Redação

Conheça a história da escova de dentes

Os homens da caverna podiam não conhecer a escova de dentes, mas tentavam limpá-los com galhos e folhas de árvores. Os assírios usavam as mãos e dedos.

Dental, por Redação

Como prevenir gengivite com o uso de aparelho ortodôntico

Isto porque, com o aparelho dentro da boca, tem-se maior número de superfícies para reter não só os restos alimentares, como a placa bacteriana que, como o próprio nome indica, é muito rica em microorganismos.

Deixe seu Comentário:

=