Publicado por Redação em Notícias Gerais - 22/11/2011 às 16:54:38

Fatia de importados no consumo das indústrias é recorde, aponta CNI

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta terça-feira (22) o estudo Coeficientes de Abertura Comercial, indicando que a participação dos produtos importados no consumo doméstico de bens industriais no país é recorde.

O coeficiente de penetração de importações, medido pela participação dos produtos importados no consumo doméstico, alcançou 21,5% no acumulado dos quatro trimestres até o terceiro trimestre de 2011, com alta de 1,2 ponto percentual em relação a 2010. "É o maior valor da série histórica (iniciada em 1996) e está quase 10 pontos percentuais acima do nível mais baixo, registrado em 2003", revela o estudo.

Mais de um quinto do consumo total de bens industriais é atendido por importados, destaca o estudo. A tendência é de alta do coeficiente desde 2004. Com exceção do ano de 2009, o coeficiente cresceu de 2003 a 2010, passando de 12,1% para 20,3%.

Exportações
No estudo, a CNI destaca também que tem aumentado a importância das exportações para a indústria. Segundo a pesquisa, a tendência observada em 2011 aponta para a retomada do crescimento do coeficiente de exportação, que corresponde à participação das exportações na produção da indústria.

No acumulado de quatro trimestres, encerrados no terceiro trimestre deste ano, o coeficiente alcançou a marca de 17,9%, o que representa um aumento de 0,4 ponto porcentual na comparação com 2010.

De acordo com a confederação, esse aumento é resultado do crescimento "do quantum exportado pela indústria de transformação, associado a uma virtual estabilidade da produção física no período". Na indústria de transformação, o aumento foi de 0,4 ponto porcentual, atingindo 15%. Na indústria extrativa, a alta foi de 0,8 ponto porcentual, chegando a 73,7%.

Segundo o trabalho, o coeficiente de exportação era de apenas 10% em 1996, mas aumentou de forma contínua até 2006, quando chegou a 20,4%. Nos anos seguintes, essa participação recuou, terminando 2010 em 17,5%. De acordo com a CNI, a tendência de 2011 indica reversão da tendência de queda.

Fonte:http://g1.globo.com|22.11.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

BM&FBovespa vai sugerir ao governo mudanças em IR sobre ações

A BM&FBovespa vai apresentar ao governo ainda este ano um projeto que sugere mudanças na declaração e tributação nos ganhos de investidores com operações de curto prazo no mercado de ações, segundo o presidente da instituição.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas da Ásia sobem à espera de cúpula da União Europeia

As Bolsas de Valores asiáticas fecharam em alta nesta quarta-feira, com esperança de que a ameaça de vários rebaixamentos de rating pressione os líderes europeus a apresentar uma resolução convincente para a crise de dívida durante a cúpula desta semana.

Notícias Gerais, por Redação

Americanos detidos no Irã serão libertados nesta quarta

Dois americanos detidos há dois anos no Irã, onde cumprem pena por espionagem, serão libertados nesta quarta-feira, informou a justiça iraniana.

Notícias Gerais, por Redação

Rebeldes terão ajuda de FMI e Banco Mundial para reconstrução líbia

O Banco Mundial reconheceu oficialmente nesta terça-feira o CNT (Conselho Nacional de Transição) como governo legítimo da Líbia e disse ter recebido pedidos para ajudar a restabelecer os serviços vitais do país e desenvolver programas para criação de empregos, no momento em que a Líbia tenta voltar ao normal após seis meses de guerra.

Deixe seu Comentário:

=