Publicado por Redação em Dental - 01/09/2016 às 11:56:48

Dente manchado de batom pode indicar problemas na saliva

 Quando a quantidade e a qualidade salivar estão adequadas, os dentes até podem ter contato com os lábios, mas a saliva forma um filme protetor ao redor deles impedindo que o batom grude na sua superfície. Foto: javi_indy / Shutterstock

Quando a qualidade e a quantidade salivar estão dentro dos padrões é criado um filme que protege os dentes do batom

Hoje nosso papo é com você que não consegue ficar sem batom. Se algum dia a cor dele insistir em não ficar só nos lábios e começar a grudar toda hora no dente, procure um dentista, você pode estar com problemas com a qualidade da sua saliva.

Uma das funções da saliva é lubrificar a boca diminuindo o atrito dos dentes com os tecidos bucais o que gera uma sensação de conforto durante a realização das funções orais como fala, mastigação e deglutição.

“Quando a quantidade e a qualidade salivar estão adequadas, os dentes até podem ter contato com os lábios, mas a saliva forma um filme protetor ao redor deles impedindo que o batom grude na sua superfície. Porém, se a saliva está em quantidade reduzida ou com baixa viscosidade, na hora que o batom dos lábios toca a superfície dentária acaba passando para os dentes e sinalizando que algo na saliva pode estar alterado”, diz Maria Cecília Aguiar, cirurgiã-dentista, especialista em Alterações Salivares e presidente da Associação Brasileira de Halitose (ABHA).

Obviamente que isso não é uma regra, pois o batom pode estar simplesmente em excesso e, por isso, acaba manchando os dentes. Mas dentes frequentemente manchados de batom são forte indício de saliva alterada e, por isso, recomenda-se que a pessoa procure ajuda profissional de um cirurgião-dentista.

Alterações salivares

Segundo a especialista, esse desequilíbrio na quantidade ou qualidade da saliva pode ser causado por hidratação inadequada (baixo consumo de líquidos), hábitos como o tabagismo, consumo de bebidas alcóolicas e ingestão exagerada de cafeína, uso contínuo de alguns medicamentos como os anti-depressivos, tratamentos fortes como a quimio e a radioterapia e algumas doenças como diabetes, hepatite e Aids.

 

Problemas além do batom

Por ser fundamental para o bom funcionamento da boca, pois ajuda a manter a boca limpa, uma saliva alterada pode causar coisas muito mais sérias do que somente um pouco de batom nos dentes.

 

“Essa condição pode causar problemas bem mais sérios para a saúde bucal como mau hálito, mudanças na língua (ela pode ficar pegajosa, vermelha demais, seca, rachada entre outros), boca seca, ardência bucal, pigarro, dor de garganta, rouquidão e maior vulnerabilidade a infecções, especialmente por fungos”, diz Maria Cecília.

E não para por ai, problemas com a saliva ainda podem causar ressecamento dos lábios, feridas no canto das bocas, formação acelerada da placa bacteriana, erosão dentaria, mais tártaro, gengivite e cáries.

Outros sintomas

Mas como perceber que você está com esse problema se não tem o costume de usar batom? “Alterações salivares também causam sede frequente, dificuldade e cansaço ao falar, sensação de paladar alterado ou boca amarga, dificuldade para se alimentar, entre outros”, diz a especialista.

 

No entanto, reverter o problema não é tão difícil, basta corrigir os hábitos errados bebendo bastante água (cerca de 35 ml por kg de peso corporal), eliminando certos vícios como fumo, álcool e cafeína, substituindo alguns remédios e até estimulando a salivação através de agentes gustativos (ingerindo suco de limão), agentes mecânicos (mascando chicletes sem açúcar), agentes medicamentosos (usando remédios próprios para esse fim), agentes físicos (apelando para tratamentos como a laserterapia ou TENS) ou ainda fazendo acupuntura.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Seguro Auto

Posts relacionados

Dental, por Redação

Insônia, gastrite, problemas respiratórios podem ser tratados no dentista

Problemas como ronco, insônia, má postura, ficam impressos na arcada dentária. Quando o conjunto maxilar, mandíbula e língua estão em desequilíbrio é sinal que o organismo passa por problemas.

Dental, por Redação

Dia do Odontólogo na Oncologia do Hospital de Urgência

Prevenção. Foi com esse objetivo que o Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) realizou na manhã desta quinta-feira, 27, ações de higiene bucal em homenagem ao Dia do Odontólogo, celebrado nacionalmente no dia 25 de outubro.

Dental, por Redação

Idoso uma escova para cada uso

Nem só das importantes medidas preventivas (Alimentação sadia e Flúor na água/tópico), vive o cuidado adequado com os dentes e cavidade bucal.

Deixe seu Comentário:

=