Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 18/08/2011 às 15:08:52
EUA oferece capacitação para farmacopeia brasileira
A Anvisa e a Farmacopeia dos Estados Unidos da América (EUA) vão assinar nesta quinta-feira (18) um acordo para capacitação dos profissionais brasileiros que atuam na padronização da Farmacopeia no País. O acordo é voltado para atividades de educação entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os comitês da Farmacopeia Brasileira e a U.S Pharmacopeia Convention (USP), responsável pela farmacopeia norte-americana.
A Farmacopeia é o documento oficial de formulações e monografias de medicamentos utilizado como padrão de qualidade para os laboratórios produtores e pesquisadores. Trata-se de um documento estratégico para que o País tenha autonomia na produção de medicamentos.
Para o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, que participa da assinatura do acordo, essa troca de conhecimento é fundamental para que os medicamentos utilizados pela população tenham garantias de qualidade cada vez mais elevadas em um mercado globalizado. “O ensino técnico e científico e a formação de profissionais envolvidos no desenvolvimento de padrões de qualidade são importantes para o desenvolvimento regional e global da saúde pública”, destaca Barbano.
A assinatura acontecerá durante o encontro científico Improving the Quality of Medicines – Aperfeiçoamento da Qualidade dos Medicamentos. De acordo com o diretor-executivo da USP, Roger L. Williams, o trabalho das farmacopeias do Brasil e EUA é estratégico para dar segurança aos usuários de medicamentos. “O mundo depende de medicamentos de boa qualidade para salvar vidas, restaurar a saúde, tratar e prevenir doenças”, diz Williams.
No Brasil, a Farmacopeia vem sendo publicada desde 1929. A última edição foi lançada em dezembro de 2010. Esta quinta edição está sendo impressa pela Fiocruz e já está disponível no site da Anvisa.
Fonte: www.saudeweb.com.br | 18.08.11
Posts relacionados
Atendimento vip melhora a saúde de 85% dos bebês em hospital paulista
Emmanuel nasceu no domingo (1º), com mais de 4 kg, e teve alta na terça-feira (3). Mas dia 4 mesmo já estava de volta ao Hospital Estadual de Vila Alpina, na zona leste de São Paulo.
Lista de controle reduz mortalidade em cirurgias
Uma espécie de "checklist", similar ao que os pilotos fazem antes da decolagem, pode diminuir a mortalidade de pacientes em cirurgias, mostra um estudo holandês. Mas os resultados dependem de que a equipe, de fato, complete a checagem. As informações são da Reuters
Planos de saúde terão prazo para agendar consulta a partir de hoje
A partir desta segunda-feira (19), as operadoras de planos de saúde deverão garantir aos consumidores a marcação de consultas, exames e cirurgias nos prazos máximos definidos pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).


