Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 11/08/2011 às 10:34:49
Estudo mostra possível tratamento para tumores cerebrais
Estudo realizado pelo professor e pesquisador Marcus Vinícius de Matos Gomes, da Unopar, aponta que drogas epigenéticas (sintetizadas em laboratório) podem levar ao tratamento do câncer. A pesquisa comprovou que drogas foram capazes de remover as marcações epigenéticas que causavam a doença, destruindo as células tumorais.
De acordo com a instituição, os estudos sobre o uso de drogas epigenéticas para o tratamento de tumores cerebrais começaram em 2008 e foram realizados em células tumorais cultivadas em laboratório.
O experimento consistia em inserir os medicamentos nos tumores. O resultado da pesquisa comprovou que as drogas foram capazes de remover as marcações epigenéticas que causavam a doença, destruindo as células tumorais. O pesquisador estuda o tema há mais de dez anos e nos últimos dois anos teve quatro trabalhos publicados em importantes revistas científicas Internacionais.
O pesquisador explica que mecanismos epigenéticos são as modificações que controlam a manifestação dos genes nas células sem que a sequência do DNA seja modificada.
Ele ressalta que isto explica porque sequências iguais de DNA podem resultar em células com funções diferentes. E completa que, modificações epigenéticas são fenômenos normais importantes no controle de inúmeros processos intracelulares e fazem parte até mesmo do processo de envelhecimento humano.
Fonte: www.saudeweb.com.br | 11.08.11
Posts relacionados
Home office melhorou a vida de 94% dos profissionais, indica estudo
72% dos profissionais remotos também acreditam ter as mesmas oportunidades de crescimento que seus pares presenciais.
Medicamentos exclusivos do SUS terão de ser identificados
Todos os medicamentos adquiridos das indústrias farmacêuticas para uso exclusivo do Sistema Único de Saúde (SUS) terão que ser devidamente identificados. O objetivo é criar um mecanismo que ajude a coibir desvios e a comercialização indevida desses remédios.
Rio ganha centro de referência no tratamento de idosos
Na data em que é comemorado o Dia Internacional do Idoso, foi inaugurado nesta segunda-feira (1º) no Rio de Janeiro, o Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe Pró-Idoso),
Governo libera recursos para combate à hepatite
O governo vai liberar R$ 1,8 milhão para intensificar as ações de combate a hepatites virais em municípios do Ceará e do Piauí. As portarias foram do Ministério da Saúde foram publicadas hoje no Diário Oficial da União.


