Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 11/08/2011 às 10:34:49
Estudo mostra possível tratamento para tumores cerebrais
Estudo realizado pelo professor e pesquisador Marcus Vinícius de Matos Gomes, da Unopar, aponta que drogas epigenéticas (sintetizadas em laboratório) podem levar ao tratamento do câncer. A pesquisa comprovou que drogas foram capazes de remover as marcações epigenéticas que causavam a doença, destruindo as células tumorais.
De acordo com a instituição, os estudos sobre o uso de drogas epigenéticas para o tratamento de tumores cerebrais começaram em 2008 e foram realizados em células tumorais cultivadas em laboratório.
O experimento consistia em inserir os medicamentos nos tumores. O resultado da pesquisa comprovou que as drogas foram capazes de remover as marcações epigenéticas que causavam a doença, destruindo as células tumorais. O pesquisador estuda o tema há mais de dez anos e nos últimos dois anos teve quatro trabalhos publicados em importantes revistas científicas Internacionais.
O pesquisador explica que mecanismos epigenéticos são as modificações que controlam a manifestação dos genes nas células sem que a sequência do DNA seja modificada.
Ele ressalta que isto explica porque sequências iguais de DNA podem resultar em células com funções diferentes. E completa que, modificações epigenéticas são fenômenos normais importantes no controle de inúmeros processos intracelulares e fazem parte até mesmo do processo de envelhecimento humano.
Fonte: www.saudeweb.com.br | 11.08.11
Posts relacionados
Saúde mental em primeiro lugar: profissionais priorizam bem-estar ao salário
Em um cenário de pressão e ambientes tóxicos, colaboradores redefinem prioridades no mercado de trabalho.
Campanha já vacinou 47% do público-alvo
O balanço parcial do Ministério da Saúde indica que 6.051.890 crianças em todo país foram vacinadas contra a poliomielite no primeiro fim de semana da campanha.
Hospital da Mulher inaugura serviço para portadoras de NTG
O Hospital da Mulher Heloneida Studart (HMHS), em São João de Meriti, acaba de inaugurar um serviço voltado para pacientes portadoras de neoplasia trofoblastica gestacional NTG.
Novo teste ajuda a avaliar se dor no peito é sinal de ataque cardíaco
Um novo teste de previsão de risco cardíaco desenvolvido por pesquisadores europeus é capaz de identificar se pacientes com dor no peito têm chances reais de sofrer um infarto.
Hospital de SP recebe autorização para usar primeiro coração artificial totalmente desenvolvido no Brasil
O hospital estadual Dante Pazzanese, em São Paulo, acaba de receber autorização para usar em pacientes o primeiro coração artificial totalmente desenvolvido no Brasil, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.
ANS quer regular hospitais e clínicas
O diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Mauricio Ceschin, defendeu nesta terça-feira (14) que, além das operadoras dos planos de saúde, o órgão passe a regular os prestadores de serviços na área - hospitais, clínicas e laboratórios, entre outros.