Publicado por Redação em Dental - 16/05/2011 às 16:58:23

Arroz com feijão faz bem para saúde bucal

A gengiva e os dentes precisam, além de cuidados com a higiene, de vitaminas e minerais que podem evitar males como gengivite e cárie. Os nutrientes necessários são encontrados em alimentos presentes na mesa do brasileiro. 

Segundo o cirurgião-dentista e mestre em odontopediatria, Alberto Tadeu Borges, o maior problema odontológico nacional ainda é a cárie dentária.

Alguns hábitos, comuns a maioria das pessoas, são responsáveis pelo número elevado de cáries diagnosticado no país. “Principalmente a questão cultural, a falta de informação e costume  com a saúde bucal, só há procura pelo profissional dentista quando há dor, fratura de dentes anteriores , pois normalmente não há uma freqüência em visitas ao consultório”, disse.

As visitas regulares ao dentista são importantes, mas é preciso incluir na rotina o consumo de alimentos saudáveis e hábitos corretos de higiene.

Os alimentos
De acordo com informações da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) os alimentos fibrosos, entre eles verduras e frutas, ajudam a limpar os dentes e os tecidos gengivais. Já o leite e o queijo elevam o pH na boca, reduzindo a exposição dos dentes ao ácido. “A falta de algumas vitaminas obtidas pela alimentação podem causar alterações na mineralização dos dentes” complementa Borges.

Ainda de acordo com a ABO, uma das combinações mais comuns na mesa do brasileiro, o arroz com o feijão, ajudam no combate a cárie, pois retém uma boa quantidade de flúor na saliva.

Os vilões
Alguns tipos de alimentos podem fazer mal aos dentes. “Os alimentos que contém quantidades elevadas de ácido, açúcares dentre outros”, revela Borges.

Uma combinação de açúcares e amidos – presentes em doces em geral, frutas secas, refrigerantes e batata frita – com bactérias produzem substâncias ácidas que atacam o esmalte dental.

A ingestão excessiva de açucares pode ocasionar doenças. Informações da ABO apontam que o ideal é limitar a ingestão de doces para evitar a incidência de cárie.

Fone: www.odontosites.com.br | 16.05.11 


Posts relacionados

Dental, por Redação

Saiba como conseguir um sorriso saudável com pouco dinheiro

“Prevenir é melhor do que remediar”. O ditado popular é geralmente usado para aqueles casos em que é possível se precaver para que o organismo não adoeça. E quando se trata de saúde bucal, não é diferente. A prevenção continua sendo o melhor remédio.

Dental, por Redação

Veja como usar o fio dental corretamente

O uso correto do fio dental remove a placa bacteriana e os alimentos nos lugares onde a escova não consegue chegar facilmente - sob a gengiva e entre os dentes.

Dental, por Redação

Mau Hálito pode por fim a um Relacionamento Amoroso e comprometer até as amizades

Cirurgião dentista informa que o mau hálito atinge frequentemente pessoas que não cuidam da Higiene Bucal. O mau cheiro geralmente é causado pela decomposição dos restos alimentares e bactérias.

Dental, por Redação

Município recebe investimento de R$ 5 mil através do Programa Brasil Sorridente

O Ministério da Saúde contemplou através do Programa Brasil Sorridente 11 municípios do Estado do Piauí. O programa investe tanto na aquisição de material quanto no treinamento dos profissionais. A portaria autorizando o repasse foi publicada no final de dezembro de 2011.

Dental, por Redação

Chá de camomila é alternativa terapêutica odontológica mais usada por mato-grossenses, diz estudo

Segundo o artigo publicado na Revista Sul-brasileira de Odontologia, esta espécie vegetal é consumida para alívio da erupção dentária.

Dental, por Redação

Segunda edição do Dia do Sorriso incentiva saúde bucal

A segunda edição do Dia do Sorriso, promovido pela Acoplan (Associação dos Corretores de Planos de Saúde e Odontológicos), reuniu cerca de 500 pessoas no último sábado, 22 de outubro, na quadra Poliesportiva do Colégio Arquidiocesano.

Deixe seu Comentário:

=