Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 05/04/2011 às 16:22:05

Especialistas explicam por que a barriga se forma e como eliminá-la

Preparador físico José Rubens D'Elia ensinou exercícios para o abdômen.
 
A barriguinha que quase todas as pessoas têm e a maioria encontra dificuldades para perder foi o tema do Bem Estar desta sexta-feira (1º). No estúdio, estiveram presentes o endocrinologista Marcio Mancini e o preparador físico José Rubens D'Elia, que também é consultor e ensinou exercícios para fortalecer o abdômen.

Essa gordura localizada pode estar relacionada à genética, à alimentação, ao sedentarismo e também à forma de se vestir, já que calças largas contribuem para o aumento da barriga. E essa é uma luta tanto de homens quanto de mulheres, que costumam sofrer mais após a menopausa, em decorrência da baixa produção hormonal.

No estúdio, Mancini falou sobre o estrogênio, o “hormônio da cintura”, que garante que a gordura das mulheres não se acumule tanto na barriga e se distribua por coxas, nádegas, quadril e seios. Esse é o famoso formato pera, enquanto o sexo masculino apresenta mais o tipo maçã, por uma atuação do hormônio cortisol – que abre caminho para que as células de gordura na barriga fiquem mais receptivas a outras.

Nas ruas, a repórter Marina Araújo foi conferir por que os “pneuzinhos” incomodam tanto as pessoas. A cabeleireira Elza Santana tenta disfarçar a “pochete” depois de já ter procurado uma academia e apelado até para a lipoaspiração. Com a falta de cuidados após a cirurgia, a barriga voltou em três anos.

Para esconder o excesso, Elza usa cintas, mas sabe que elas são momentâneas e uma “propaganda enganosa”. Também abusa das blusas largas e dos vestidos soltos que não marcam a cintura. Além disso, segundo a cabeleireira – que não se alimenta bem nem faz atividade física – , o bojo do sutiã aumenta os seios e “diminui” a barriga. A postura reta completa o “disfarce”.

A filha de Elza, a manicure Vivian Morais, de 26 anos, sofre do mesmo problema. Ela contou que as amigas também penam para eliminar os centímetros extras do abdômen. “Já fiz dieta, emagreci bastante, mas a barriga é a ultima a sair”, disse. Na hora de sentar, Vivian estica as costas, ajeita a postura e acaba enganando quem está em volta. Pôr o braço em cima do colo também ajuda na “maquiagem”, de acordo com ela.

Se em cinco anos a situação não melhorar, a manicure pensa em fazer uma cirurgia plástica, porque não gosta de exercícios. E acredita que a barriga, na família, é mesmo hereditária.

Por fim, Marina Araújo foi ver de perto o dilema dos homens que também sofrem com a barriga saliente, cujos prejuízos passam pela autoestima. Para o aposentado Manoel Sobrinho, esse acúmulo afetou a prática esportiva. “Quando eu ainda não tinha essa barriga, jogava um futebolzinho de salão, agora não dá mais”, lamentou.

Fonte: g1.globo.com/bemestar | 05.04.11


Seguro Educacional

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério da Saúde autoriza IBCC a realizar novos transplantes

Dois novos transplantes de medula óssea foram contemplados e serão são executados em poucos hospitais do Brasil. Em um deles, o IBCC terá acesso aos doadores cadastrados no Banco Nacional e Internacional de Medula Óssea

Saúde Empresarial, por Redação

Quando deixar de tomar remédios se torna um problema de saúde pública

Segundo a Organização Mundial da Saúde, somente 50% dos doentes crônicos seguem o tratamento. Em pacientes com diabetes, a baixa aderência pode aumentar em 125% os custos com a doença.

Saúde Empresarial, por Redação

Cresce atuação internacional da Anvisa, diz Barbano

A atuação internacional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem crescido para garantir a qualidade dos produtos farmacêuticos e alimentares que vários países desejam exportar para o Brasil.

Deixe seu Comentário:

=