Publicado por Redação em Notícias Gerais - 09/12/2013 às 12:34:33

Especialistas explicam como a tecnologia pode ajudar na busca pelo emprego

A procura por emprego mudou muito desde a época dos anúncios nos classificados dos jornais. Nunca foi tão fácil encontrar e aplicar para vagas usando apenas um botão.

Hoje, pessoas em busca de trabalho podem postar seu currículo online e aplicar para vagas com um simples clique no mouse, e até mesmo usando o celular.

Algumas empresas desenvolveram seus próprios aplicativos de celular. Também criaram recursos online para simplificar o processo de busca por candidatos.

No entanto, muitas pessoas se deixam levar pela facilidade e se candidatam para vagas distintas sem se preocupar em adaptar o currículo, o que torna a busca pouco eficaz.

Como podemos então, com as técnicas atuais, encontrar o trabalho certo e nos destacarmos para aumentar as chances de conseguir uma entrevista e, finalmente, o emprego desejado?

Lance Savitsky, do Simply Hired, um site de busca por empregos baseado em Sunnyvale na Califórnia, sugere seguir três passos.

Primeiro ele recomenda que o candidato crie uma rede de conexões online na empresa onde quer trabalhar.

"É uma grande ajuda. Ao fazer conexões pessoais você pode essencialmente melhorar sua candidatura, se destacar e se fazer notado pelas pessoas."

Em segundo lugar, ele diz ser necessário reagir rápido quando encontrar um emprego que interessa.

"Para toda a vaga que você aplicar, haverá milhares de pessoas interessadas. Você tem que ser rápido. Você tem que estar constantemente na busca. Você tem que essencialmente usar todas as táticas que tiver. Muitas vezes posições são preenchidas em questão de horas."

Em terceiro lugar, Savitsky recomenda usar alertas por e-mail de sites de busca por emprego, e filtros para receber apenas os anúncios de vagas que interessam.

"Alertas por e-mail são os meus favoritos, porque eu recebo todos os dias apenas os anúncios de empregos que me interessam direto na minha caixa de mensagens", diz ele.

"Coloque palavras-chave. Você quer maximizar o tempo que você está investindo na busca por trabalho."


A entrevista

Apesar da tecnologia digital ter transformado a forma como procuramos por emprego, Lauren Ferrara, da agência de recrutamento americana Creative Circle, ressalta que o candidato não pode esquecer fatores importantes para o momento da entrevista com o empregador.

Ela recomenda levar para a entrevista várias cópias impressas do currículo e do portfólio, mesmo se já tiver enviado uma versão digital.

Segundo Ferrara é importante pesquisar a empresa e reler a descrição da vaga. Fazer uma pesquisa sobre o empregador também é essencial, e ela recomenda ainda pedir por um cartão de visitas para mostrar interesse. "Isso será lembrado por muito tempo", diz ela.

Fonte: BBC Brasil


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Veja 7 dicas para declarar o IR 2013

O prazo para declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física de 2013 começa em pouco mais de um mês. A Receita Federal deve divulgar, nas próximas semanas, as regras para o envio da declaração.

Notícias Gerais, por Redação

Receita promove projeto que mostra trabalho nas alfândegas

A Receita Federal pretende mostrar ao cidadão como funciona o trabalho nas alfândegas. Para isso, realiza no dia 28 deste mês, em 41 unidades em vários estados, a segunda edição do projeto A Receita Federal Convida: Conheça a Nossa Aduana.

Notícias Gerais, por Redação

Mudança do comportamento do consumidor depois da internet

Cerca de 72,3% das pessoas que possuem seguros de automóveis e 69,4% que possuem seguro de saúde, têm internet. Atualmente, 44% das pessoas fazem pesquisa online antes de contratar um seguro.

Deixe seu Comentário:

=