Publicado por Redação em Notícias Gerais - 01/06/2011 às 13:58:49

Eletrodomésticos devem respeitar novos níveis de eficiência energética

SÃO PAULO – Eletrodomésticos deverão respeitar, a partir do fim deste ano, os novos níveis mínimos de eficiência energética, de acordo com a Presidência da República.

A determinação foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (30) e estabelece que a regra deve ser aplicada a fornos, fogões, aquecedores de água e gás, refrigeradores e congeladores em comercialização no Brasil.

A ideia, de acordo com o Governo, é aumentar o padrão de qualidade  dos equipamentos e informar os consumidores sobre os produtos mais econômicos, retirando do mercado aqueles considerados ineficientes.

Para saber quais são os produtos mais eficientes, os produtos terão etiquetas do Inmetro que indicarão os níveis mínimos por meio de letras, que vão de “A” a “E”. Aqueles que são classificados com a letra “A” são considerados eficientes e com a letra “E”, como menos eficientes.

Condicionadores de ar
Os condicionadores de ar também deverão se adequar aos níveis máximos de consumo de energia. Neste caso, serão permitidas a fabricação e importação fora dos novos limites até 31 de dezembro de 2011, para aparelhos tipo “janela” e “split high-wall”. Já os condicionadores tipo “split cassete” e “piso-teto” poderão ser fabricados e importados sem atenderem as especificações apenas até dezembro de 2012.

Após as datas, os aparelhos precisam atender os níveis mínimos e máximos de eficiência energética. Os atacadistas e varejistas poderão comercializar itens que não respeitam os novos índices até dezembro de 2013, no caso dos aparelhos tipo “janela” e “split high-wall”, e até dezembro de 2014 para aparelhos tipo “cassete” e “piso-teto”.

Fonte: web.infomoney.com.br | 01.06.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Bradesco, Itaú e BB são multados em R$ 1,7 milhão pelo Ministério da Justiça

Os bancos Bradesco, Itaucard e Banco do Brasil foram multados pelo ministério da Justiça por infringir o direito dos consumidores. Somadas, as multas chegam a R$ 1,7 milhão.

Notícias Gerais, por Redação

Fazenda vê dificuldade em detalhamento de tributos

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira que vê "dificuldades operacionais" em botar em prática o projeto de lei aprovado ontem pela Câmara que determina que os impostos que incidem diretamente sobre os preços dos produtos sejam discriminados nas notas fiscais.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil já cresce a um ritmo perto de 4%, diz ministro

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, afirmou nesta terça-feira que a economia brasileira já está crescendo a um ritmo próximo de 4% em termos anualizados. "

Notícias Gerais, por Redação

Brasil recebe 43% do investimento estrangeiro na América Latina

O Brasil foi o principal receptor de investimento estrangeiro direto (IED, recursos que vão para o setor produtivo do país) na América Latina e no Caribe, em 2011, segundo relatório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), divulgado nesta quinta-feira.

Deixe seu Comentário:

=