Publicado por Redação em Notícias Gerais - 28/06/2011 às 10:17:02

Especialista prevê novos embates no STF para que seja reconhecida união gay

 

SÃO PAULO – Nesta terça-feira (28) ocorre o primeiro casamento civil homossexual no País. Especialistas, no entanto, aguardam por novos embates judiciais no Supremo no sentido de reconhecer ou não o direito ao casamento homoafetivo. 
 
O advogado Luiz Kignel acredita que o reconhecimento do casamento entre cidadãos do mesmo sexo é uma questão de tempo e, até o momento, o STF não analisou a questão específica, apenas avaliou a situação da união estável. 
 
Código Civil
Kignel ainda complementa que o artigo 1.726 do Código Civil prevê a possibilidade do casamento civil e, por isso, o advogado espera novos embates judiciais no sentido de ser efetivamente reconhecido o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.
 
A especialista Regina Silva, por sua vez, explica sobre a decisão do supremo. De acordo com Regina, reconhecer as uniões homoafetivas confere apenas o direito de uma união estável e não o direito de contrair casamento civil.
 
União estável e casamento civil são entidades familiares, conforme prevê a constituição federal em seu artigo 226. No entanto, cada uma delas tem sua própria natureza. A união estável é baseada em fatos e o casamento exige registro no Cartório de Registro Civil.
 
Regina reforça que, de acordo com a atual legislação, uma união homoafetiva não pode ser contraída por meio de casamento, fato este que impossibilita a conversão da união estável homoafetiva em casamento.
 
Primeiro casamento civil homossexual do Brasil
Nesta terça-feira acontecerá em Jacareí o primeiro casamento civil homossexual do Brasil. O casamento civil homossexual só foi possível mediante a decisão do juiz da 2° Vara da Família e das Sucessões de Jacareí, Dr. Fernando Henrique Pinto, que contou com parecer favorável do Ministério Público.
 
O MP tomou como base a recente decisão do STF, divulgada no dia 5 de maio, que equiparou a união estável homossexual à hetorossexual e na igualdade de direitos entre todos os seres humanos.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 28.06.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Bancos reabrem hoje em horário especial

As agências bancárias reabrem nesta quarta-feira (13) em horário especial, a partir das 12h, informa a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Notícias Gerais, por Redação

PIB tímido faz governo repensar estratégia de estímulo à economia

Preocupada com o fraco desempenho da economia brasileira neste ano, a presidente Dilma Rousseff prepara mais um pacote de medidas para tentar reverter tal quadro. A primeira etapa desse novo plano deve ser anunciada ainda nesta semana, incluindo concessões de rodovias e ferrovias ao setor privado.

Notícias Gerais, por Redação

Governo reduz projeção de crescimento em 2011 a 3,8%

O governo revisou para baixo a projeção do PIB (Produto Interno Bruto) para 2011. Segundo o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do 5º bimestre de 2011, divulgado nesta sexta-feira (18) pelo Ministério do Planejamento, a previsão do crescimento em 2011 cai de 4,5% para 3,8%.

Deixe seu Comentário:

=