Publicado por Redação em Notícias Gerais - 28/06/2011 às 10:17:02

Especialista prevê novos embates no STF para que seja reconhecida união gay

 

SÃO PAULO – Nesta terça-feira (28) ocorre o primeiro casamento civil homossexual no País. Especialistas, no entanto, aguardam por novos embates judiciais no Supremo no sentido de reconhecer ou não o direito ao casamento homoafetivo. 
 
O advogado Luiz Kignel acredita que o reconhecimento do casamento entre cidadãos do mesmo sexo é uma questão de tempo e, até o momento, o STF não analisou a questão específica, apenas avaliou a situação da união estável. 
 
Código Civil
Kignel ainda complementa que o artigo 1.726 do Código Civil prevê a possibilidade do casamento civil e, por isso, o advogado espera novos embates judiciais no sentido de ser efetivamente reconhecido o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.
 
A especialista Regina Silva, por sua vez, explica sobre a decisão do supremo. De acordo com Regina, reconhecer as uniões homoafetivas confere apenas o direito de uma união estável e não o direito de contrair casamento civil.
 
União estável e casamento civil são entidades familiares, conforme prevê a constituição federal em seu artigo 226. No entanto, cada uma delas tem sua própria natureza. A união estável é baseada em fatos e o casamento exige registro no Cartório de Registro Civil.
 
Regina reforça que, de acordo com a atual legislação, uma união homoafetiva não pode ser contraída por meio de casamento, fato este que impossibilita a conversão da união estável homoafetiva em casamento.
 
Primeiro casamento civil homossexual do Brasil
Nesta terça-feira acontecerá em Jacareí o primeiro casamento civil homossexual do Brasil. O casamento civil homossexual só foi possível mediante a decisão do juiz da 2° Vara da Família e das Sucessões de Jacareí, Dr. Fernando Henrique Pinto, que contou com parecer favorável do Ministério Público.
 
O MP tomou como base a recente decisão do STF, divulgada no dia 5 de maio, que equiparou a união estável homossexual à hetorossexual e na igualdade de direitos entre todos os seres humanos.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 28.06.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

SP: maiores gastos com saúde impulsionam alta no custo de vida em setembro

Impulsionado principalmente pelo aumento dos gastos com saúde, o custo de vida na cidade de São Paulo apresentou alta de 0,24%.

Notícias Gerais, por Redação

Por importações, superávit comercial cai na 1ª semana de julho

A aceleração nas compras do exterior neutralizou o crescimento das exportações e fez o superávit da balança comercial - diferença entre exportações e importações - cair na primeira semana de julho.

Notícias Gerais, por Redação

Mantega desafia bancos privados a concorrerem na redução de juros

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse agora a pouco em São Paulo que, se as instituições financeiras do setor privado não adotarem "uma ação ousada" para oferecer mais crédito a juros cada vez menores, "vão comer poeira dos bancos públicos".

Notícias Gerais, por Redação

Governo registra superavit de R$ 1,78 bi em maio

O governo central (composto pelo Tesouro Nacional, Banco Central e INSS) registrou superavit primário de R$ 1,78 bilhão em maio, o que representa uma queda de 15,7% em relação a abril, quando o superavit foi de 11,2 bilhões.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas da Ásia têm pouca variação antes de leilão espanhol

As Bolsas de Valores da Ásia operaram em margens apertadas nesta quinta-feira, antes da venda de títulos espanhóis vista como um teste chave sobre o apetite dos investidores por risco, em meio a novos temores sobre a crise da dívida da zona do euro.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa cede 1% em véspera de reunião na Europa

O mercado brasileiro de ações devolveu parte dos ganhos acumulados nos últimos dois pregões, na véspera do evento mais aguardado por investidores e analistas nesta semana.

Deixe seu Comentário:

=