Publicado por Redação em Notícias Gerais - 30/09/2014 às 10:33:45

Banco Central cria novo indicador econômico

O Banco Central criou o Indicador de Difusão da Atividade Econômica Brasileira (IDAE-Br), apresentado em boxe que acompanha o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) divulgado ontem.

De acordo com a autoridade monetária, o índice antecipa informação sobre o desempenho da atividade econômica. "Dessa forma, o IDAE-Br se soma a outras ferramentas de acompanhamento da conjuntura utilizadas pelo Banco Central", trouxe o documento. O indicador, conforme o BC, possui "pequena defasagem temporal" e frequência mensal.

O IDAE-Br gera o percentual de séries econômicas relacionadas ao nível de atividade, cujas médias dos últimos três meses apontaram crescimento em relação às médias dos três meses anteriores. "A partir de análise de amplo conjunto de indicadores econômicos dos mercados de trabalho e de crédito e dos setores industrial, externo, de serviços e de comércio, foram ao final selecionadas 39 séries, com divulgação mensal, que contêm informação relevante sobre o nível de atividade da economia brasileira como um todo", explicou o BC no boxe.

Para a construção do IDAE-Br foram considerados apenas indicadores divulgados até o dia 5 do segundo mês subsequente ao mês de referência e a redução da redundância, priorizando o indicador mais agregado. O BC decidiu que, com o conjunto de séries dessazonalizadas em mãos, construiria uma série histórica mensal para o IDAE-Br em base trimestral (trimestre contra trimestre anterior). A amostragem tem início com informações de 2006.

De acordo com o BC, com exceção do segundo trimestre de 2013, no qual o indicador de difusão atipicamente se afastou da série de PIB trimestral, a correlação da amostra entre as duas séries no período foi de 85%, muito próximo do indicador.

Fonte: Estadão Conteúdo


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

5 coisas que você não deve fazer quando a bolsa está caindo

A bolsa de valores tem oscilado bastante nos últimos meses, influenciada pelo humor dos mercados internacionais. E apesar de ter mostrado alguma recuperação nas últimas sessões, o Ibovespa (principal referencial do mercado acionário nacional)

Notícias Gerais, por Redação

Mortalidade materna caiu 19% em 2011, diz Dilma

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (5) que a mortalidade materna em 2011 caiu 19% em relação a 2010.

Notícias Gerais, por Redação

Governo cria grupo para planejar aparelhamento das Forças Armadas

O Ministério da Defesa vai criar um grupo de trabalho para planejar o aparelhamento das Forças Armadas. A decisão foi publicada nesta terça-feira (20) no "Diário Oficial" da União.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil reconhece legitimidade do governo rebelde da Líbia

O Brasil votou a favor da representação dos rebeldes líbios nas Nações Unidas. Nesta sexta-feira, a Assembleia Geral da ONU aprovou a entrega do assento da Líbia ao órgão político dos rebeldes, o CNT (Conselho Nacional de Transição).

Deixe seu Comentário:

=