Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 04/12/2014 às 10:57:22

Especialistas enumeram alguns fatos sobre obesidade e perda de peso


A obesidade é atualmente um dos mais graves problemas de saúde pública. Sua prevalência vem crescendo acentuadamente nas últimas décadas, inclusive nos países em desenvolvimento, o que levou a doença à condição de epidemia global. Inúmeras doenças crônicas estão relacionadas com a obesidade, como o diabetes tipo 2, a doença arterial coronariana, a hipertensão arterial e diversos tipos de câncer

A seguir, especialistas enumeram alguns fatos sobre a obesidade e perda de peso:

1. A herança genética não é um determinante obrigatório da obesidade. Mudanças  moderadas nos hábitos de vida, como reeducação alimentar e prática regular de exercícios físicos, podem promover perda de peso tanto quanto os medicamentos mais eficazes disponíveis.

2. Dietas, ou seja, o consumo de reduzido energia (calorias) reduzem o peso de forma muito eficaz, no entanto, uma simples recomendação para que o indivíduo faça uma dieta geralmente não funciona bem a longo prazo.

3. Independentemente do peso absoluto ou da perda de peso atingida, a prática de atividade física regular melhora a saúde, e a atividade física ou exercício físico em doses suficientes ajudam na manutenção a longo prazo do peso corporal. O ideal é que o indivíduo pratique 300 minutos semanais (5 sessões de 60 minutos, por exemplo) de um exercício físico predominantemente aeróbico e moderado, como uma caminhada rápida.

4. Manter as circunstâncias que promoveram a perda de peso ajuda a mantê-lo estável. Obesidade é uma doença crônica que exige contínua manutenção.

5. Para as crianças com excesso de peso, os programas que envolvem os pais e o ambiente doméstico promovem maior perda de peso do que apenas iniciativas na escola ou fora de casa, como em consultórios médicos ou de nutricionistas.

6. O fornecimento de refeições e uso de produtos de substituição de refeições promovem uma maior perda de peso.

7. Alguns medicamentos podem ajudar os pacientes a alcançar uma perda de peso clinicamente significativa, e também ajudam na manutenção do peso, desde que esses medicamentos continuem a ser utilizados.

8. Em pacientes apropriados, a cirurgia bariátrica a longo prazo pode promover uma perda de peso significativa e redução da taxa de incidência de diabetes e risco de morte. Em diabéticos a cirurgia bariátrica pode promover a cura ou um melhor controle da doença na maioria dos pacientes.

Fonte:uol.com.br


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Maus hábitos de saúde dos funcionários podem custar caro às empresas

Uma força de trabalho saudável é vantajosa para os negócios. Por outro lado, perdas de produtividade relacionadas à saúde custam quase R$ 3 trilhões aos empregadores.

Saúde Empresarial, por Redação

Tire sete dúvidas sobre medicamentos genéricos

Os medicamentos genéricos são vendidos no Brasil há mais de 11 anos. Segundo um estudo da ProTeste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor)

Saúde Empresarial, por Redação

Comissão aprova a regulamentação da profissão de cuidador

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (9) proposta que regulamenta a a profissão de cuidador. O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Laercio Oliveira (PR-SE), ao Projeto de Lei 6966/06, do deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE).

Saúde Empresarial, por Redação

Vacinas contra gripe são menos eficazes em obesos

A vacina contra a gripe pode ser menos eficaz em pessoas obesas, aponta um novo estudo desenvolvido na University of North Carolina (EUA). O estudo pode explicar um fenômeno visto durante a vacinação contra a gripe suína em 2009. De acordo com pesquisadores, obesos mostraram respostas imunológicas piores às vacinas.

Deixe seu Comentário:

=