Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 04/12/2014 às 10:57:22

Especialistas enumeram alguns fatos sobre obesidade e perda de peso


A obesidade é atualmente um dos mais graves problemas de saúde pública. Sua prevalência vem crescendo acentuadamente nas últimas décadas, inclusive nos países em desenvolvimento, o que levou a doença à condição de epidemia global. Inúmeras doenças crônicas estão relacionadas com a obesidade, como o diabetes tipo 2, a doença arterial coronariana, a hipertensão arterial e diversos tipos de câncer

A seguir, especialistas enumeram alguns fatos sobre a obesidade e perda de peso:

1. A herança genética não é um determinante obrigatório da obesidade. Mudanças  moderadas nos hábitos de vida, como reeducação alimentar e prática regular de exercícios físicos, podem promover perda de peso tanto quanto os medicamentos mais eficazes disponíveis.

2. Dietas, ou seja, o consumo de reduzido energia (calorias) reduzem o peso de forma muito eficaz, no entanto, uma simples recomendação para que o indivíduo faça uma dieta geralmente não funciona bem a longo prazo.

3. Independentemente do peso absoluto ou da perda de peso atingida, a prática de atividade física regular melhora a saúde, e a atividade física ou exercício físico em doses suficientes ajudam na manutenção a longo prazo do peso corporal. O ideal é que o indivíduo pratique 300 minutos semanais (5 sessões de 60 minutos, por exemplo) de um exercício físico predominantemente aeróbico e moderado, como uma caminhada rápida.

4. Manter as circunstâncias que promoveram a perda de peso ajuda a mantê-lo estável. Obesidade é uma doença crônica que exige contínua manutenção.

5. Para as crianças com excesso de peso, os programas que envolvem os pais e o ambiente doméstico promovem maior perda de peso do que apenas iniciativas na escola ou fora de casa, como em consultórios médicos ou de nutricionistas.

6. O fornecimento de refeições e uso de produtos de substituição de refeições promovem uma maior perda de peso.

7. Alguns medicamentos podem ajudar os pacientes a alcançar uma perda de peso clinicamente significativa, e também ajudam na manutenção do peso, desde que esses medicamentos continuem a ser utilizados.

8. Em pacientes apropriados, a cirurgia bariátrica a longo prazo pode promover uma perda de peso significativa e redução da taxa de incidência de diabetes e risco de morte. Em diabéticos a cirurgia bariátrica pode promover a cura ou um melhor controle da doença na maioria dos pacientes.

Fonte:uol.com.br


Seguros Pessoais

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=