Publicado por Redação em Dental - 02/08/2012 às 18:05:13

Especialista ensina como higienizar corretamente os dentes

Mais do que atender a vaidade, exibir dentes brancos e brilhantes significa usufruir de Saúde Bucal. E um dos passos para conseguir esta boa higiene oral é fazer a escovação bem feita com produtos adequados.
 
Gerson Grohskopf, coordenador do segmento de Higiene Bucal da Condor, explica que ao comprar uma escova dental, o consumidor deve observar as diferentes cerdas existentes no mercado. Elas podem ser:
 
• arredondadas – o arredondamento das extremidades proporciona maior suavidade na escovação. Escovas dentais sem o arredondamento das cerdas podem causar sangramento na linha da gengiva e até doenças periodontais mais graves.
 
• cônicas – essas cerdas limpam completamente os dentes, especialmente nas margens das gengivas, sem agredi-las. Mais suaves, são indicadas também para quem tem problema de sensibilidade dental.
 
• retangulares arredondadas – com extremidades arredondadas, as cerdas de perfil retangular têm dupla ação, pois limpa efetivamente tanto a face como a parte da mastigação dos dentes. Ao mesmo tempo, é suave na linha da gengiva.
 
Definido o tipo, a atenção se volta para o grau de dureza das cerdas: extramacio, macio e médio. “As cerdas ideais e recomendadas pelos dentistas são as extra-macias e macias porque realizam a limpeza adequada dos dentes sem desgastá-los e massageiam a gengiva sem ferir”, diz Grohskopf.
 
Outro cuidado importante é com a força usada na escovação. “Pessoas que apertam demais devem optar por uma escova macia para não agredir a gengiva, nem desgastar os dentes. A escovação ideal não está na pressão que se faz nas cerdas e sim nos movimentos corretos”, ensina.
 
A escovação em 45º, conhecida também como técnica de Bass, é uma das mais eficientes para a limpeza dental. Nesta ação, os movimentos devem ser curtos e em vai-e-vem, com vibração de três dentes por sessão.
 
Mesmo tendo papel de coadjuvante na higienização bucal – pois é a escovação correta que remove mecanicamente a placa bacteriana dos dentes – os géis ou cremes dentais com flúor devem ser utilizados em todas as escovações do dia para ajudar na prevenção de cáries e tártaro. A quantidade ideal a ser colocada na escova é aproximadamente igual a de um grão de feijão para um adulto. Para uma criança, deve ser usada a metade da medida.
 
“Vale ressaltar que, além de escovar os dentes sempre após as refeições, é fundamental visitar regularmente o dentista para análise detalhada da saúde dos dentes e boca”, finaliza o executivo da Condor.
 
Sobre a Condor
Higiene bucal, beleza, limpeza, pintura artística/escolar e imobiliária são os cinco segmentos de negócios da Condor, líder nacional na fabricação de escovas para cabelos e pincéis para pintura artística, fundada em 1929, pelo imigrante alemão, Augusto Emílio Klimmek, em São Bento do Sul, interior de Santa Catarina.

Nestes 82 anos de existência, a Condor cresceu e se tornou uma indústria de 53 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em duas unidades na cidade catarinense. Seus 1.500 colaboradores se revezam em turnos para a administração e confecção de vassouras, rodos, pincéis, escovas dentais e para cabelos, esponjas e muitos outros itens.

Fonte: paranashop


Posts relacionados

Dental, por Redação

Busca por clareamento aumenta a cada ano

Para algumas pessoas ter boa aparência é ter um bom visual ou vestir-se bem. Para outras, é ter um sorriso mais branco. Segundo uma pesquisa, realizada em 2007 pela Academia Americana de Odontologia Cosmética, a busca pelo clareamento dentário parece aumentar a cada ano.

Dental, por Redação

Cuidado odontológico nos hospitais pode salvar vidas

Diminuir o tempo das internações, reduzir custos hospitalares e evitar a mortalidade - estes resultados podem ser facilitados prestando-se a devida assistência à saúde bucal dos pacientes, especialmente os que se encontram em estado crítico.

Dental, por Redação

Pesquisa analisa percepção pública da saúde bucal no SUS

Tese de doutorado defendida por Marco Antonio Manfredini na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) trata do controle social na área e dos entraves à promoção da saúde bucal

Deixe seu Comentário:

=