Publicado por Redação em Dental - 02/08/2012 às 18:05:13

Especialista ensina como higienizar corretamente os dentes

Mais do que atender a vaidade, exibir dentes brancos e brilhantes significa usufruir de Saúde Bucal. E um dos passos para conseguir esta boa higiene oral é fazer a escovação bem feita com produtos adequados.
 
Gerson Grohskopf, coordenador do segmento de Higiene Bucal da Condor, explica que ao comprar uma escova dental, o consumidor deve observar as diferentes cerdas existentes no mercado. Elas podem ser:
 
• arredondadas – o arredondamento das extremidades proporciona maior suavidade na escovação. Escovas dentais sem o arredondamento das cerdas podem causar sangramento na linha da gengiva e até doenças periodontais mais graves.
 
• cônicas – essas cerdas limpam completamente os dentes, especialmente nas margens das gengivas, sem agredi-las. Mais suaves, são indicadas também para quem tem problema de sensibilidade dental.
 
• retangulares arredondadas – com extremidades arredondadas, as cerdas de perfil retangular têm dupla ação, pois limpa efetivamente tanto a face como a parte da mastigação dos dentes. Ao mesmo tempo, é suave na linha da gengiva.
 
Definido o tipo, a atenção se volta para o grau de dureza das cerdas: extramacio, macio e médio. “As cerdas ideais e recomendadas pelos dentistas são as extra-macias e macias porque realizam a limpeza adequada dos dentes sem desgastá-los e massageiam a gengiva sem ferir”, diz Grohskopf.
 
Outro cuidado importante é com a força usada na escovação. “Pessoas que apertam demais devem optar por uma escova macia para não agredir a gengiva, nem desgastar os dentes. A escovação ideal não está na pressão que se faz nas cerdas e sim nos movimentos corretos”, ensina.
 
A escovação em 45º, conhecida também como técnica de Bass, é uma das mais eficientes para a limpeza dental. Nesta ação, os movimentos devem ser curtos e em vai-e-vem, com vibração de três dentes por sessão.
 
Mesmo tendo papel de coadjuvante na higienização bucal – pois é a escovação correta que remove mecanicamente a placa bacteriana dos dentes – os géis ou cremes dentais com flúor devem ser utilizados em todas as escovações do dia para ajudar na prevenção de cáries e tártaro. A quantidade ideal a ser colocada na escova é aproximadamente igual a de um grão de feijão para um adulto. Para uma criança, deve ser usada a metade da medida.
 
“Vale ressaltar que, além de escovar os dentes sempre após as refeições, é fundamental visitar regularmente o dentista para análise detalhada da saúde dos dentes e boca”, finaliza o executivo da Condor.
 
Sobre a Condor
Higiene bucal, beleza, limpeza, pintura artística/escolar e imobiliária são os cinco segmentos de negócios da Condor, líder nacional na fabricação de escovas para cabelos e pincéis para pintura artística, fundada em 1929, pelo imigrante alemão, Augusto Emílio Klimmek, em São Bento do Sul, interior de Santa Catarina.

Nestes 82 anos de existência, a Condor cresceu e se tornou uma indústria de 53 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em duas unidades na cidade catarinense. Seus 1.500 colaboradores se revezam em turnos para a administração e confecção de vassouras, rodos, pincéis, escovas dentais e para cabelos, esponjas e muitos outros itens.

Fonte: paranashop


Posts relacionados

Dental, por Redação

Probiótico em goma de mascar pode ajudar a combater cárie

Chiclete tem como base a espécie Lactobacillus acidophilus, que resiste a várias condições de processamento para combater o Streptococcus mutans, um dos principais causadores da cárie

Dental, por Redação

Aprenda a montar um kit anti-halitose

O mau hálito é um problema que pode ser prevenido. Tendo as ferramentas certas para cuidar da higiene bucal, o hálito fresco é quase sempre garantido.

Dental, por Redação

Saiba o que esperar quando os primeiros dentes nascem

Quando o bebê chega perto de completar seis meses e apresentar sinais de irritação, pode ser que venha um dentinho por aí. Em alguns casos, a erupção começa aos três meses, enquanto há crianças que completam 12 meses ainda banguelinhas.

Dental, por Redação

Lactobacilos vivos combatem doença periodontal

Já imaginou pílulas de bactérias que fazem bem para a saúde? Por mais estranho que pareça, foi nisso que uma indústria farmacêutica sueca investiu quando desenvolveu pastilhas com lactobacillus reuteri Prodentis.

Dental, por Redação

Como superar o medo de dentista?

Medo de dentista é um sentimento normal. Contudo, ele pode se transformar numa fobia. Segundo informações, em torno de 4 a 10% da população tem medo de dentista e uma parcela desses apresenta a fobia.

Deixe seu Comentário:

=