Publicado por Redação em Dental - 21/01/2014 às 10:39:21

Clareie a gengiva em 7 dias com peeling; conheça a técnica

Branquear os dentes todo mundo sabe que é possível. Já o peeling gengival é o responsável por clarear a gengiva. A técnica de despigmentação remove manchas que são resultado do acúmulo de melanina (proteína que confere cor à pele) ou de tatuagens metálicas (manchas provenientes de restaurações), além de cicatrizes e excesso de volume gengival.

“As manchas melânicas acometem com mais frequência pacientes das raças negra e asiática, e as tatuagens por amálgama acometem pacientes submetidos a procedimentos específicos da endodontia”, diz a cirurgiã-dentista, Maristela Lobo, especialista em odontologia estética.


Procedimento

O peeling é feito por meio de dermoabrasão dos tecidos pigmentados, que é um lixamento cirúrgico da pele. Não há razão para se preocupar, pois o procedimento é feito sob anestesia local. “A gengiva alterada é removida, sob irrigação abundante com soro estéril”, afirma a especialista.

Geralmente, são necessárias duas sessões, uma para cada arcada dentária. O procedimento dura de 30 minutos a duas horas.


Resultado

“O resultado pode ser percebido em 72 horas, tempo suficiente para que o organismo produza uma primeira pele para proteger o local, sem melanina e totalmente rosa”, diz o cirurgião-dentista, Marcos Moura. Depois de sete dias, a gengiva está com aspecto bem próximo à normalidade, sem manchas. Com 15 dias o paciente não apresenta mais qualquer tipo de sensibilidade pós-operatória e o resultado estético pode ser percebido.

Na maioria das vezes, o resultado é definitivo. O problema pode voltar apenas em casos de excesso de melanina, já que a pigmentação tem influência genética. “É impossível prever o momento e o grau da recidiva, geralmente varia na faixa de seis meses a três anos”, afirma Maristela.  


Custo

O custo do tratamento pode variar entre R$ 1 mil e R$ 3 mil por arcada, dependendo do grau de pigmentação e da área a ser trabalhada.


Cuidados

O pós operatório requer cuidados com a alimentação, que deve ser sem alimentos fibrosos, condimentados, ácidos, gordurosos. Em relação à higiene oral, o paciente deve evitar escovar os dentes por sete dias. Nesse período, o controle da placa bacteriana é feito com o uso diário de enxaguantes bucais com clorexidina.

Fonte: www.terra


Posts relacionados

Dental, por Redação

Escova de dente mal lavada pode causar infecções graves

É fundamental lavar, secar e armazenar a escova de dente corretamente para evitar a proliferação de bactérias que podem causar doenças graves

Dental, por Redação

Inglês recupera parte da visão com implante de dente

Em uma cirurgia longa e rara, um britânico recuperou 40% da visão depois de um implante de córnea artificial feito a partir de um dente

Dental, por Redação

Conheça alimentos que limpam os dentes

É possível selecionar para o cardápio alimentos que previnem gengivite, mau hálito e cáries, além de dar uma ajuda na limpeza bucal.

Dental, por Redação

Aparelhos móveis precisam de cuidado especiais

Como devo cuidar do meu aparelho móvel?

Dental, por Redação

Saúde bucal para homens

As mulheres se preocupam mais com a saúde, saúde bucal inclusive. Foi essa a conclusão de uma pesquisa do Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Segundo o estudo, que contou com 800 participantes, os homens deixam o cuidado com a boca em segundo plano.

Dental, por Redação

Contraceptivos injetáveis podem ser prejudiciais para os dentes e gengivas

Contraceptivos injetáveis a base de progesterona podem estar associados com má saúde periodontal, segundo uma pesquisa publicada na edição de fevereiro de 2012 do Journal of Periodontology.

Deixe seu Comentário:

=