Publicado por Redação em Dental - 21/01/2014 às 10:39:21

Clareie a gengiva em 7 dias com peeling; conheça a técnica

Branquear os dentes todo mundo sabe que é possível. Já o peeling gengival é o responsável por clarear a gengiva. A técnica de despigmentação remove manchas que são resultado do acúmulo de melanina (proteína que confere cor à pele) ou de tatuagens metálicas (manchas provenientes de restaurações), além de cicatrizes e excesso de volume gengival.

“As manchas melânicas acometem com mais frequência pacientes das raças negra e asiática, e as tatuagens por amálgama acometem pacientes submetidos a procedimentos específicos da endodontia”, diz a cirurgiã-dentista, Maristela Lobo, especialista em odontologia estética.


Procedimento

O peeling é feito por meio de dermoabrasão dos tecidos pigmentados, que é um lixamento cirúrgico da pele. Não há razão para se preocupar, pois o procedimento é feito sob anestesia local. “A gengiva alterada é removida, sob irrigação abundante com soro estéril”, afirma a especialista.

Geralmente, são necessárias duas sessões, uma para cada arcada dentária. O procedimento dura de 30 minutos a duas horas.


Resultado

“O resultado pode ser percebido em 72 horas, tempo suficiente para que o organismo produza uma primeira pele para proteger o local, sem melanina e totalmente rosa”, diz o cirurgião-dentista, Marcos Moura. Depois de sete dias, a gengiva está com aspecto bem próximo à normalidade, sem manchas. Com 15 dias o paciente não apresenta mais qualquer tipo de sensibilidade pós-operatória e o resultado estético pode ser percebido.

Na maioria das vezes, o resultado é definitivo. O problema pode voltar apenas em casos de excesso de melanina, já que a pigmentação tem influência genética. “É impossível prever o momento e o grau da recidiva, geralmente varia na faixa de seis meses a três anos”, afirma Maristela.  


Custo

O custo do tratamento pode variar entre R$ 1 mil e R$ 3 mil por arcada, dependendo do grau de pigmentação e da área a ser trabalhada.


Cuidados

O pós operatório requer cuidados com a alimentação, que deve ser sem alimentos fibrosos, condimentados, ácidos, gordurosos. Em relação à higiene oral, o paciente deve evitar escovar os dentes por sete dias. Nesse período, o controle da placa bacteriana é feito com o uso diário de enxaguantes bucais com clorexidina.

Fonte: www.terra


Posts relacionados

Dental, por Redação

Dentes do bebê precisam de cuidados especiais

Os bons cuidados bucais começam cedo na vida. Mesmo antes dos dentes do bebê nascerem, existem alguns fatores que podem afetar sua futura aparência e saúde.

Dental, por Redação

Chá verde pode prevenir problemas na gengiva

Tomar chá verde todos os dias pode ser uma boa forma de prevenir problemas na gengiva, segundo estudo japonês publicado no Journal of Periodontology. Examinando 940 homens com idades entre 49 e 59 anos, os pesquisadores descobriram que a propensão a doença periodontal

Dental, por Redação

Refrigerantes têm efeitos catastróficos sobre dentes

Pesquisa mostra que, dependendo da freqüência de ingestão do produto, há perdas proporcionais e irreversíveis da estrutura superficial tanto do esmalte como da dentina. Saliva só é capaz de reverter parcialmente os efeitos.

Dental, por Redação


Deixe seu Comentário:

=