Publicado por Redação em Dental - 06/09/2011 às 15:52:00

CFO define normas para uso de Toxina Botulínica na Odontologia

Em 05 de setembro, o Conselho Federal de Odontologia publicou no Diário Oficial da União a resolução nº CFO-112/011 que proíbe o uso da Toxina Botulínica e Ácido Hialurônico por Cirurgiões-Dentistas para a realização de operações estéticas.

Os Cirurgiões-Dentistas só podem usar a Toxina Botulínica em procedimentos estritamente odontológicos, mas em nenhum que seja para fazer melhoras estéticas.

A Resolução considera que a região perioral só deve ser tratada pelo Cirurgião-Dentista em caso de prejuízo de função, não sendo estabelecida nenhuma previsão legal para procedimentos estéticos em áreas internas do sistema tegumentar.Também considera que o preenchimento facial para correção estética se dá na derme e, portanto, área que não é definida como a de atuação do Cirurgião-Dentista.

O artigo 1º da Resolução afirma que vai “proibir ouso do Ácido Hialurônico em procedimentos odontológicos até que se tenha melhores comprovações científicas e reconhecimento da sua utilização na área odontológica". O artigo 2° deixa claro que o CFO proíbe o uso da Toxina Botulínica para fins exclusivamente estéticos e permite apenas para uso terapêutico em procedimentos odontológicos.

Mais informações no site http://cfo.org.br/servicos-e-consultas/ato-normativo/?id=1585

Fonte www.apcd.org.br | 06.09.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Chiclete, maçã e canela combatem mau hálito; saiba reduzir o problema

O mau hálito é um problema que está presente na vida de milhares de pessoas. Para minimizar o problema, sabe-se que a higiene bucal é imprescindível, sem esquecer-se do limpador de língua.

Dental, por Redação

Fuja dos causadores da hipersensibilidade

A sensibilidade dentinária afeta um grande número de pessoas. É geralmente causada por bebida e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos. Em condições normais, a dentina (camada interna que envolve o nervo) é coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente

Dental, por Redação

Até 2014, MS receberá R$ 54,96 mi para o Programa Brasil Sorridente

Para fortalecer o Programa Brasil Sorridente, o Governo Federal irá destinar R$ 3,6 bilhões para ampliação das equipes de Saúde Bucal e de Centros de Especialidades Odontológicas, até 2014.

Dental, por Redação

Destaques do 30° Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo

Além das 174 atividades científicas e da feira comercial que conta com 220 expositores nacionais e 77 estrangeiros, o 30° CIOSP é palco de várias iniciativas importantes referentes ao universo da Odontologia. Conheça o que mais vai acontecer por lá, entre os dias 28 e 31 deste mês:

Dental, por Redação

Tratamento odontológico ameniza problemas bucais em pacientes com câncer

Muitos Pacientes em tratamento de câncer desconhecem a necessidade de tratamento prévio de odontologia, e por falta de uma orientação muitas vezes sofrem mais e correm mais riscos.

Dental, por Redação

Fiscalização flagra dentista que atuava há 20 anos sem formação

Um homem de 52 anos foi autuado ontem em Douradina (MS), pelo Conselho Regional de Odontologia, por exercício ilegal da profissão. Segundo o conselho, Wilson Gusmão trabalhava havia mais de 20 anos sem formação e dizia ter aprendido o trabalho com a família.

Deixe seu Comentário:

=