Publicado por Redação em Notícias Gerais - 14/08/2013 às 16:11:40

Enem 2013: Justiça garante acesso a espelho da redação junto com resultados

A Justiça Federal no Ceará concedeu uma liminar que assegura aos estudantes acesso ao espelho da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) simultaneamente com a divulgação do resultado. A decisão, divulgada nesta quarta-feira, beneficiará candidatos de todas as regiões do País e é válida para a edição a ser realizada em novembro deste ano. Ainda cabe recurso à determinação.

O pedido de liminar foi apresentado em ação civil pública movida no Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) contra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – que é vinculado ao Ministério da Educação – em julho. Pelo edital do Enem divulgado em maio (item 15.3), os participantes poderiam pedir os espelhos das provas de redação exclusivamente para fins pedagógicos e apenas após a divulgação do resultado.

Para a Justiça Federal, restringir o acesso aos espelhos das provas de redação dificulta o questionamento das notas atribuídas às redações do Enem 2013. "(O comportamento do Inep) é absolutamente destoante dos princípios republicanos que inspiram nossa Constituição, razão pela qual merece ser rechaçado judicialmente", afirmou o juiz federal Bernardo Lima Vasconcelos Carneiro em sua decisão.

A ação proposta pelo procurador Oscar Costa Filho afirma que as irregularidades constatadas nas correções das redações em 2012 – textos com erros de português ganharam nota máxima e redações com receita de massa instantânea e hino de futebol tiveram boa pontuação – demonstram que "não existem critérios de correção". O procurador também afirmou que a divulgação posterior dos espelhos de redação com fins meramente pedagógicos prejudica os candidatos no ingresso à universidade. 

Fonte; Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Crédito deve ter expansão de 15,6% em 2013, aponta Febraban

Levantamento divulgado nesta sexta-feira pela Federação Brasileira de bancos (Febraban) apontou que o crescimento do crédito deve ser de 15,6% em 2013. A pesquisa, realizada com 29 instituições financeiras, apontou ainda que para 2014 a alta deve ser de 15,6%.

Notícias Gerais, por Redação

Inflação da terceira idade avança 5,82% em 2012, mostra FGV

O Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i), que mede a inflação para a população acima de 60 anos, registrou variação de 1,59% no quarto trimestre de 2012, fechando o ano em 5,82%, de acordo com levantamento da Fundação Getulio Vargas divulgado nesta segunda-feira (14).

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa opera em alta, no aguardo de boas notícias vindas da Zona do Euro

Após amargar perdas na véspera, o Ibovespa tenta se recuperar nesta manhã e opera em alta de 0,83%, aos 54.450 pontos. Sem indicadores relevantes na agenda doméstica, a atenção dos investidores recai sobre o desdobramento da crise na Europa.

Deixe seu Comentário:

=