Publicado por Redação em Notícias Gerais - 14/08/2013 às 16:11:40

Enem 2013: Justiça garante acesso a espelho da redação junto com resultados

A Justiça Federal no Ceará concedeu uma liminar que assegura aos estudantes acesso ao espelho da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) simultaneamente com a divulgação do resultado. A decisão, divulgada nesta quarta-feira, beneficiará candidatos de todas as regiões do País e é válida para a edição a ser realizada em novembro deste ano. Ainda cabe recurso à determinação.

O pedido de liminar foi apresentado em ação civil pública movida no Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) contra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – que é vinculado ao Ministério da Educação – em julho. Pelo edital do Enem divulgado em maio (item 15.3), os participantes poderiam pedir os espelhos das provas de redação exclusivamente para fins pedagógicos e apenas após a divulgação do resultado.

Para a Justiça Federal, restringir o acesso aos espelhos das provas de redação dificulta o questionamento das notas atribuídas às redações do Enem 2013. "(O comportamento do Inep) é absolutamente destoante dos princípios republicanos que inspiram nossa Constituição, razão pela qual merece ser rechaçado judicialmente", afirmou o juiz federal Bernardo Lima Vasconcelos Carneiro em sua decisão.

A ação proposta pelo procurador Oscar Costa Filho afirma que as irregularidades constatadas nas correções das redações em 2012 – textos com erros de português ganharam nota máxima e redações com receita de massa instantânea e hino de futebol tiveram boa pontuação – demonstram que "não existem critérios de correção". O procurador também afirmou que a divulgação posterior dos espelhos de redação com fins meramente pedagógicos prejudica os candidatos no ingresso à universidade. 

Fonte; Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa se descola de front externo e registra alta de 0,30% nesta manhã

O Ibovespa registra alta de 0,34% neste início de pregão, alcançando 67.038 pontos, envolto em uma agenda econômica fraca e sem grandes surpresas no noticiário corporativo.

Notícias Gerais, por Redação

Maior feira mundial de tecnologia quer voltar a surpreender

A maior feira mundial de tecnologia exibirá laptops finíssimos, novos e poderosos celulares inteligentes e requintados televisores de telas planas, mas a conversa nos grandes pavilhões da Consumer Electronics Show (CES), que começa nesta segunda-feira, pode girar em torno futuro do evento.

Notícias Gerais, por Redação

Fazenda reduz estimativa de crescimento do PIB de 2011 para até 4%

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou nesta terça-feira (11) que a Fazenda já revisa o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) para 2011 para um intervalo de 3,5% a 4%. Até então, a estimativa era de 4,5%.

Deixe seu Comentário:

=