Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/04/2012 às 08:54:02

Empresário brasileiro segue otimista com a economia nacional, diz pesquisa

O clima de incerteza mundial parece não ter afetado nem um pouco as perspectivas dos empresários brasileiros. Ao menos é isso o que revela o relatório IBR (International Business Report) 2012, divulgado na última segunda-feira (9) pela Grant Thornton International.

De acordo com o levantamento, 86% dos consultados afirmaram estar otimistas com a economia brasileira para os próximos 12 meses. O nível de otimismo é tanto, que chegou a aumentar 12 pontos percentuais em relação ao último trimestre pesquisado, fazendo com que o Brasil alcançasse a segunda posição no ranking global, que avaliou 11.500 empresas  de 40 economias mundiais.

“O governo tem mostrado que a política fiscal e monetária tem seguido na mesma linha, cada uma cumprindo com seus compromissos. A única preocupação no momento é com o ritmo de crescimento, porém, ainda assim, isso não afeta as perspectivas das companhias no País”, avalia o responsável pelo IBR na América Latina, Javier Martinez.

Os mais otimistas
Entre os empresários que avaliam a economia com mais otimismo, a liderança fica com o Peru (90%), seguido de Emirados Árabes (84%), Filipinas (82%), Geórgia (78%), Índia (74%), Chile (68%), Alemanha (64%) e México (62%).

Já com relação aos países em que o percentual de executivos costuma ser mais otimista, a Tailândia se destaca, pois lá as perspectivas para a economia eram negativas até o último trimestre de 2011 (-52%) e o nível de otimismo cresceu 60 p.p., passando para 8% no primeiro trimestre desse ano.

Outros que também se destacaram foram a Finlândia, onde o índice aumentou 50 p.p., de -48% para 2%, e a Turquia, que registrou uma alta de 40 pontos.

No Bric
Na América Latina, o otimismo também aumentou em relação ao último trimestre (+12 p.p), atingindo 73%. Na sequência, os países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) apresentaram uma elevação de sete pontos percentuais, na comparação com o quarto trimestre de 2011, atingindo 41%.

E por último, porém não menos otimista, a América do Norte também se destacou, apresentando uma alta de 41 p.p. no primeiro trimestre desse ano, passando para 47%.

“Até mesmo na Zona do Euro o sentimento de otimismo entre os empresários foi maior. A região registrou uma elevação de 12 p.p. de executivos com boas perspectivas, passando o índice de -16%, para -4%”, detalhou a Grant Thorton.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa opera com baixa de 1% e dólar comercial tem estabilidade

Bolsa de Valores de São Paulo iniciou esta jornada em baixa.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma recebe credenciais de 20 novos embaixadores no Brasil

A presidente Dilma Rousseff recebeu na manhã desta quinta-feira (23), em cerimônia no Palácio do Itamaraty, as credenciais de 20 novos embaixadores estrangeiros. Na solenidade, que foi aberta apenas para imagem,

Notícias Gerais, por Redação

Lucro do BNDES cresce 29,5% em 9 meses, para R$ 7,9 bi

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) registrou lucro líquido de R$ 7,9 bilhões entre janeiro e setembro de 2011, segundo informações divulgadas pela entidade nesta quarta-feira.

Deixe seu Comentário:

=