Publicado por Redação em Notícias Gerais - 26/07/2011 às 10:16:16
Em 2020, consumo de gás será maior que a oferta, diz presidente da Petrobras
SÃO PAULO - O consumo de gás natural no Brasil vai superar a oferta até 2020, mesmo com a importação de gás da Bolívia, afirmou o presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, ao detalhar o Plano de Negócios 2011-2015, na segunda-feira (25).
Segundo Gabrielli, além da demanda natural do mercado, haverá o aumento do consumo da Petrobras para a produção de fertilizantes, com a operação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, e para o aumento do refino no País.
De acordo com o Plano de Negócios, a procura por gás natural passará de 96 milhões de metros cúbicos diários, para 151 milhões m³ em 2015. Já em 2020, esse número chegará a 200 milhões m³ por dia.
O consumo de gás, para geração de energia, passará dos atuais 38 milhões de metros cúbicos diários, para 59 milhões m³ em 2015, enquanto em 2020, serão 76 milhões m³, segundo a Agência Brasil.
Oferta
Ainda segundo as projeções, a atual oferta de gás da companhia passará de 106 milhões de m³ por dia, para 149 milhões m³ em 2015, e 173 m³, em 2020. São levados em consideração a produção de gás nacional, o importado da Bolívia e o volume processado nas usinas de regaseificação.
Segundo a diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, para aumentar a oferta, a companhia estuda construir mais um terminal de gás natural liquefeito, na Bahia, que deve entrar em operação em 2014. Ela ainda afirmou que em dois anos, a Petrobras ainda poderá decidir sobre a construção de um quarto terminal.
Fonte: web.infomoney.com.br | 26.07.11
Posts relacionados
Pedidos de falência recuam em julho e atingem 2º menor patamar do ano
136 empresas entraram com pedido de falência, indica Serasa Experian.
No entanto, número de falências decretadas cresceu de 50 para 69.
Auditores da Receita querem fim de contribuição de servidor aposentado
Aposentados, auditores da Receita Federal e sindicalistas defenderam nesta quinta-feira, em audiência pública na Câmara, o fim da contribuição previdenciária de servidores públicos aposentados e a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 555/2006
Trio de pesquisadores do sistema imunológico vence Nobel de Medicina
O prêmio Nobel de Medicina de 2011 foi atribuído ao americano Bruce Beutler, ao luxemburguês Jules Hoffmann e ao canadense Ralph Steinman por seus trabalhos sobre o sistema imunológico, anunciou nesta segunda-feira em Estocolmo a Fundação Nobel.
Rússia pede na ONU garantias sobre escudos antimísseis dos EUA
O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, pediu novamente nesta terça-feira, diante da Assembleia Geral da ONU, "garantias legais sólidas" sobre o projeto de escudo antimísseis americano que será montado na Europa.