Publicado por Redação em Notícias Gerais - 23/02/2012 às 08:50:50

Educação impulsiona desaceleração na inflação semanal, diz FGV

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), que mede a inflação semanal, subiu 0,27% na terceira quadrissemana de fevereiro, ante alta de 0,3% na segunda quadrissemana, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira. Quatro das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram decréscimo em suas taxas de variação. A principal queda na variação foi do grupo educação, leitura e recreação, cuja taxa passou de 1,69% para 1,01%, conforme a FGV.

Também apresentaram decréscimo em suas taxas de variação os grupos despesas diversas (0,50% para 0,30%), alimentação (0,02% para -0,09%) e comunicação (0,25% para 0,14%), com destaque para os ítens cartório (4,22% para 1,88%), hortaliças e legumes (0,66% para -2,75%) e tarifa de telefone residencial (0,71% para 0,37%), diz a fundação.

Os grupos vestuário, saúde e cuidados pessoais, habitação e transportes registraram acréscimo em suas taxas de variação, segundo a FGV. Os destaques partiram dos itens: roupas (-0,64% para -0,31%), artigos de higiene e cuidado pessoal (-0,16% para 0,65%), equipamentos eletrônicos (0,13% pra 0,43%) e tarifa de transporte de van e similares (1,85% para 5,12%).

O IPC-S mede a evolução dos preços de bens e serviços para famílias com renda mensal entre um e 33 salários mínimos e residentes nos municípios de Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre. Apesar da leitura ser semanal, a apuração das taxas de variação leva em conta a média dos preços coletados nas quatro últimas semanas até a data de fechamento.

Fonte:economia.terra.com.br|23.02.12


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Museu do Ipiranga pode reabrir as portas apenas em 2022

O principal museu brasileiro fechou no último dia 5 de agosto para uma reforma emergencial, porém a grande preocupação agora é quanto a reabertura do local. A previsão é que só em 2022 ele deverá ser reinaugurado. As obras devem começar em 2014.

Notícias Gerais, por Redação

Economista acredita que medidas impedirão alta do dólar

As medidas do governo para conter a alta do dólar vão surtir efeito, de acordo avaliação do economista Felipe Salto, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) e analista da Tendências Consultoria.

Notícias Gerais, por Redação

Bom humor na Europa contagia bolsa brasileira

Sem referência das bolsas nos Estados Unidos, fechadas por causa do feriado do Dia do Trabalho, o Ibovespa se manteve no campo positivo, puxado pelo bom humor na Europa.

Notícias Gerais, por Redação

Welcome to Brazil: saiba como conseguir emprego após temporada no exterior

A crise internacional tem feito com que muitos brasileiros retornem ao Brasil após uma longa temporada. De acordo com os últimos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 174.597 pessoas voltaram ao Brasil em 2010.

Deixe seu Comentário:

=