Publicado por Redação em Notícias Gerais - 17/09/2014 às 11:07:00

Desastres naturais provocaram 3 vezes mais deslocados que conflitos armados

Os desastres naturais que ocorreram no ano passado deslocaram três vezes mais pessoas que conflitos armados, evidenciando uma necessidade urgente de ajudar as pessoas mais vulneráveis a lutar contra as alterações climáticas, de acordo com um estudo publicado nesta quarta-feira (17).

O Conselho Norueguês para Refugiados publicou os dados antes da Cúpula do Clima das Nações Unidas, que ocorrerá na próxima terça-feira (23), em Nova York, na esperança de contribuir para um acordo global sobre alterações climáticas.

O estudo indica que 22 milhões de pessoas foram deslocadas em 2013 devido a desastres naturais, quase três vezes mais que o número de pessoas que teve de sair das suas casas devido a situações de violência.

O número é o dobro dos deslocados globalmente que em 1970, apesar de o aperfeiçoamento dos serviços meteorológicos e das operações de salvamento ter contribuído para a redução do número de mortos.

"É um sinal de despertar, acredito, para os líderes mundiais que vão se reunir. Por pior que a situação esteja hoje, vai tornar-se dramaticamente pior se não se investir mais no combate", disse Jan Egeland, secretário-geral do Conselho Norueguês para Refugiados.

"Temos de tornar as pessoas nas Filipinas ou no Chade ou no Haiti tão combativas como nós na Noruega ou em algumas partes dos Estados Unidos".

Egeland é o ex-coordenador do programa de apoio a situações de emergência das Nações Unidas, tendo assumido um papel de relevo na obtenção de apoio após o tsunami no Oceano Índico, em 2004.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dólar passa a subir antes de intervenção do BC

O dólar comercial abriu em queda, mas passou a operar em alta nesta sexta-feira

Notícias Gerais, por Redação

SP: inflação acelera alta a 0,32% em junho

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo fechou junho com alta de 0,32%, após avanço de 0,1% em maio, com pressão do grupo Transportes, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta terça-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa sobe 1,4% na abertura; dólar cede para R$ 1,81

As ações brasileiras valorizam desde os primeiros negócios da jornada desta quinta-feira, em sintonia com o desempenho já visto nas Bolsas europeias.

Notícias Gerais, por Redação

Pesquisadores desenvolvem vacina contra Aids com 90% de eficácia

Uma equipe de pesquisadores espanhóis criou um protótipo de vacina contra o HIV "muito mais potente" que os desenvolvidos até agora. Os testes conseguiram uma resposta imune para 90% das pessoas sadias que foram expostas ao vírus.

Deixe seu Comentário:

=