Publicado por Redação em Notícias Gerais - 19/03/2013 às 16:15:41

Economia mundial deve se recuperar em 2013

Banco BNP Paribas projeta crescimento de 1,3% neste ano mas ainda vê desaceleração de 0,5% na Zona do Euro

A economia global deve crescer 1,3% neste ano. Essa é a expectativa foi apresentada por Marcelo Carvalho, economista-chefe do Banco BNP Paribas, segundo ele há uma perspectiva favorável para o cenário externo mas com “ riscos pelo caminho”. As informações foram dadas durante apresentação do Relatório Econômico Trimestral da instituição feita na manhã de hoje. 

Para a zona do euro especificamente, a instituição financeira espera uma desaceleração de 0,5% neste ano, mantendo portanto o mesmo patamar de resultado alcançado em 2012. “Há perspectiva de recuperação ao longo do ano, após vários trimestres consecutivos de queda. Esse primeiro trimestre do ano ainda será negativo mas a região passa para por uma virada de números que vão de neutro a positivo ainda em 2013”, completou.

O economista chamou a atenção para uma recuperação da economia americana, que deve crescer, na expectativa do banco, 1,6% neste ano. O especialista pondera que apesar da questão fiscal desacelerar um pouco a atividade o investimento privado no país deve compensar.

Sobre a Ásia, Carvalho deixou claro que a expectativa de crescimento de 1% para o Japão é considerada boa, já que o país vinha apresentando taxas mais baixas nos anos anteriores. Apesar disso, ele coloca que o país tem feito um “estímulo fiscal financiando por monetarização”, o que pode não ser saudável no longo prazo mas de imediato é uma boa estratégia.

Para a China, parceira importante do Brasil, o banco projeta um crescimento de 8,3% neste ano e afirma que há uma preocupação do governo chinês de não criar uma bolha de crédito na economia.

Fonte: www.dci.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dólar recua na abertura com cautela em relação à Síria

Cresce preocupação com possível intervenção dos Estados Unidos na Síria

Notícias Gerais, por Redação

Brasileiros estão identificando mais os tributos pagos

Os brasileiros estão identificando mais os tributos pagos indiretamente sobre produtos e serviços. Ao menos, é o que informa pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Rio de Janeiro), intitulada "Impacto de Tarifas e Tributos".

Notícias Gerais, por Redação

Brasil Travel prevê levantar até R$ 1,42 bi em estreia na Bolsa

O grupo de turismo Brasil Travel pode movimentar até R$ 1,42 bilhão em uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) primária e secundária, segundo termos da operação publicados nesta terça-feira.

Deixe seu Comentário:

=