Publicado por Redação em Notícias Gerais - 19/03/2013 às 16:15:41

Economia mundial deve se recuperar em 2013

Banco BNP Paribas projeta crescimento de 1,3% neste ano mas ainda vê desaceleração de 0,5% na Zona do Euro

A economia global deve crescer 1,3% neste ano. Essa é a expectativa foi apresentada por Marcelo Carvalho, economista-chefe do Banco BNP Paribas, segundo ele há uma perspectiva favorável para o cenário externo mas com “ riscos pelo caminho”. As informações foram dadas durante apresentação do Relatório Econômico Trimestral da instituição feita na manhã de hoje. 

Para a zona do euro especificamente, a instituição financeira espera uma desaceleração de 0,5% neste ano, mantendo portanto o mesmo patamar de resultado alcançado em 2012. “Há perspectiva de recuperação ao longo do ano, após vários trimestres consecutivos de queda. Esse primeiro trimestre do ano ainda será negativo mas a região passa para por uma virada de números que vão de neutro a positivo ainda em 2013”, completou.

O economista chamou a atenção para uma recuperação da economia americana, que deve crescer, na expectativa do banco, 1,6% neste ano. O especialista pondera que apesar da questão fiscal desacelerar um pouco a atividade o investimento privado no país deve compensar.

Sobre a Ásia, Carvalho deixou claro que a expectativa de crescimento de 1% para o Japão é considerada boa, já que o país vinha apresentando taxas mais baixas nos anos anteriores. Apesar disso, ele coloca que o país tem feito um “estímulo fiscal financiando por monetarização”, o que pode não ser saudável no longo prazo mas de imediato é uma boa estratégia.

Para a China, parceira importante do Brasil, o banco projeta um crescimento de 8,3% neste ano e afirma que há uma preocupação do governo chinês de não criar uma bolha de crédito na economia.

Fonte: www.dci.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Economia da zona do euro encolhe 0,2% no 2º trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro encolheu 0,2% no segundo trimestre ante os três meses anteriores, e caiu 0,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior, informou nesta terça-feira a agência europeia de estatísticas Eurostat.

Notícias Gerais, por Redação

Procon-SP: taxa média de cheque especial tem leve alta em março

Em primeiro de março, a taxa média de juros de cheque especial teve alta de 0,01 ponto percentual em relação a fevereiro, passando de 9,53% ao mês para 9,54%, de acordo com pesquisa da Fundação Procon-SP divulgada nesta terça-feira.

Notícias Gerais, por Redação

IGP-M tem deflação de 0,12% em dezembro, diz FGV

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) registrou deflação de 0,12% em dezembro, após uma alta de 0,50% em novembro. A informação foi anunciada hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Deixe seu Comentário:

=