Publicado por Redação em Notícias Gerais - 30/09/2015 às 11:34:12

Dilma veta doação de empresas a campanhas eleitorais

Dilma discursa

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta terça-feira (29) o projeto de lei da reforma política aprovado pelo Congresso Nacional, mas decidiu vetar o trecho que permitia a doação de empresas a campanhas eleitorais. O veto foi publicado em edição extra do “Diário Oficial da União”.

No último dia 17, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu declarar inconstitucionais normas que permitem a empresas doar para campanhas eleitorais. Por outro lado, ao analisar itens da reforma política, em setembro, a Câmara havia aprovado projeto que permite a doação empresarial.

O artigo vetado pela presidente é o 24-B, que tinha ficado com a seguinte redação após ser aprovado no Congresso: “Doações e contribuições de pessoas jurídicas para campanhas eleitorais poderão ser feitas para os partidos políticos a partir do registro dos comitês financeiros dos partidos ou coligações”.

Ao justificar o veto, a presidente Dilma Rousseff se baseou na decisão Supremo que considerou a doação de campanha por empresas inconstitucional.

“A possibilidade de doações e contribuições por pessoas jurídicas a partidos políticos e campanhas eleitorais, que seriam regulamentadas por esses dispositivos, confrontaria a igualdade política e os princípios republicano e democrático, como decidiu o Supremo Tribunal Federal – STF”, diz a justificativa.

Diante do veto de Dilma, caberá ao Congresso Nacional analisá-lo e decidir se o mantém ou o derruba. Para derrubar um veto presidencial , é preciso de 257 votos de deputados e outros 41 de senadores. A próxima sessão de votação de vetos presidenciais está marcada para esta quarta-feira (30).

Fonte: Diário do Centro do Mundo


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mercado apresenta crescimento de 15% no lucro líquido

Em análise dos resultados do mercado de seguros no primeiro semestre, o economista Luiz Roberto Castiglione aponta que o lucro líquido foi de R4 9 bilhões contra R$ 7,9 bilhões no mesmo período do ano passado, representando crescimento nominal de 15%.

Notícias Gerais, por Redação

IR: empresa de saúde e convênio médico devem enviar Dmed até esta sexta

Pessoa jurídicas (e equiparadas) prestadoras de serviços médicos e de saúde têm até esta sexta-feira (30) para entregar a Dmed (Declaração de Serviços Médicos e de Saúde).

Notícias Gerais, por Redação

Meta europeia para déficit das contas públicas já é cumprida no Brasil

Em 2010, déficit nominal das contas públicas somou 2,56% do PIB. Meta europeia é que déficit fique abaixo de 3% do PIB, conforme Maastrich.

Deixe seu Comentário:

=