Publicado por Redação em Previdência Corporate - 21/11/2011 às 11:52:29

É possível interromper os pagamentos para a Previdência Privada?

(Sim, contribuições nem sempre são fixas e o dinheiro acumulado continua rendendo, mesmo com suspensão dos pagamentos; tire essa e outras dúvidas sobre mensalidades e resgates)

Muitas pessoas adiam a decisão de aderir a um plano de Previdência Privada por terem medo de não conseguir honrar os depósitos, podendo até perder as aplicações já acumuladas. Américo Gomes, diretor-executivo da Bradesco Vida e Previdência, da Bradesco, explica que não é assim. “Os planos são flexíveis”, diz ele. Ou seja: as pessoas podem fazer contribuições pequenas e, de tempos em tempos, fazer aportes adicionais. Além disso, podem suspender as contribuições em determinados períodos e até diminuir o valor das mensalidades. Os recursos já acumulados continuarão rendendo dentro dos parâmetros do plano.

Também são permitidos resgates a qualquer momento e até transferir recursos de uma entidade de previdência privada para outra. Mas é possível que existam períodos de carência ou cobrança de taxas para essas operações. Por isso, não deixe de ler o contrato e se informar sobre carências, taxas ou penalidades.

Os benefícios podem ser retirados total ou parcialmente, como também podem ser revertidos em rendas mensais, vitalícias ou temporárias. Porém, lembre-se que há incidência de imposto de renda no momento do saque ou do recebimento do benefício, o que pode fazer com que o valor efetivamente embolsado sofra descontos significativos. Se for um PGBL, a incidência será sobre todo o valor resgatado. Já no caso do VGBL, apenas sobre os rendimentos.

Nos casos de morte e invalidez, os benefícios também podem ser recebidos. Se esses imprevistos acontecerem durante a fase de acumulação, o saldo, descontados os impostos, fica à disposição dos beneficiários legais. Em caso de invalidez, o próprio segurado pode receber a quantia em questão.

Porém, se ocorrer na fase de benefícios, a morte do contribuinte encerra o recebimento da renda. Para evitar isso, é possível optar pela reversão da renda a terceiros, como cônjuge e filhos, por meio da contratação de um seguro, valor que será somado às contribuições mensais. “Uma das principais vantagens da previdência privada complementar é a flexibilidade no desenho dos planos”, diz Renato Russo, vice-presidente da Fenaprevi.

Fonte:http://economia.ig.com.br|21.11.11


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Unidade Móvel da Previdência Social está na cidade de Iguape, SP

Moradores poderão resolver pendências com o INSS. Unidade está na sede da promoção social.

Previdência Corporate, por Redação

Qual o percentual de ações ideal em um plano de previdência?

Muito importante sua decisão de poupar recursos, alocando num produto de longo prazo. Os produtos de previdência são interessantes, mas têm como desvantagem o custo de taxa de administração.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência social abre as portas em belmonte/ba

De Porto Seguro (BA) Os 22 mil habitantes de Belmonte, no extremo sul da Bahia, agora contam com uma Agência da Previdência Social (APS) e, por isso, não precisam mais se deslocar para Porto Seguro (BA), distante 73 quilômetros, em busca do atendimento previdenciário.

Previdência Corporate, por Redação

Conferência internacional debate a previdência complementar dos servidores no brasil, eua, canadá e suécia

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, destacou, na abertura da Conferência Internacional A Previdência Complementar dos Servidores Públicos, em Brasília (DF), na manhã desta quarta-feira (27)

Previdência Corporate, por Redação

Começa nesta quarta-feira (27) a conferência a previdência complementar dos servidores públicos

A Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC) do Ministério da Previdência Social e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc)

Deixe seu Comentário:

=