Publicado por Redação em Previdência Corporate - 21/11/2011 às 11:52:29

É possível interromper os pagamentos para a Previdência Privada?

(Sim, contribuições nem sempre são fixas e o dinheiro acumulado continua rendendo, mesmo com suspensão dos pagamentos; tire essa e outras dúvidas sobre mensalidades e resgates)

Muitas pessoas adiam a decisão de aderir a um plano de Previdência Privada por terem medo de não conseguir honrar os depósitos, podendo até perder as aplicações já acumuladas. Américo Gomes, diretor-executivo da Bradesco Vida e Previdência, da Bradesco, explica que não é assim. “Os planos são flexíveis”, diz ele. Ou seja: as pessoas podem fazer contribuições pequenas e, de tempos em tempos, fazer aportes adicionais. Além disso, podem suspender as contribuições em determinados períodos e até diminuir o valor das mensalidades. Os recursos já acumulados continuarão rendendo dentro dos parâmetros do plano.

Também são permitidos resgates a qualquer momento e até transferir recursos de uma entidade de previdência privada para outra. Mas é possível que existam períodos de carência ou cobrança de taxas para essas operações. Por isso, não deixe de ler o contrato e se informar sobre carências, taxas ou penalidades.

Os benefícios podem ser retirados total ou parcialmente, como também podem ser revertidos em rendas mensais, vitalícias ou temporárias. Porém, lembre-se que há incidência de imposto de renda no momento do saque ou do recebimento do benefício, o que pode fazer com que o valor efetivamente embolsado sofra descontos significativos. Se for um PGBL, a incidência será sobre todo o valor resgatado. Já no caso do VGBL, apenas sobre os rendimentos.

Nos casos de morte e invalidez, os benefícios também podem ser recebidos. Se esses imprevistos acontecerem durante a fase de acumulação, o saldo, descontados os impostos, fica à disposição dos beneficiários legais. Em caso de invalidez, o próprio segurado pode receber a quantia em questão.

Porém, se ocorrer na fase de benefícios, a morte do contribuinte encerra o recebimento da renda. Para evitar isso, é possível optar pela reversão da renda a terceiros, como cônjuge e filhos, por meio da contratação de um seguro, valor que será somado às contribuições mensais. “Uma das principais vantagens da previdência privada complementar é a flexibilidade no desenho dos planos”, diz Renato Russo, vice-presidente da Fenaprevi.

Fonte:http://economia.ig.com.br|21.11.11


Seguro Auto

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

IR 2013: ainda é possível corrigir dados da declaração já enviada

  Desde 1º de março é preciso entregar a declaração do Imposto de Renda. Confira explicações de especialistas sobre as principais dúvidas dos leitores

Previdência Corporate, por Redação

Regras do IR 2013 saem hoje. Fuja dos erros mais comuns

As alterações nos procedimentos de preenchimento da declaração do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física 2013 serão publicadas hoje pela Receita Federal.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada cresce 32% no 1º semestre

A indústria de previdência privada registrou um crescimento de 32% no primeiro semestre deste ano em relação a igual período do ano passado, com arrecadação de R$ 33 bilhões

Previdência Corporate, por Redação

Consignado: conselho de previdência social discute mudanças para evitar fraudes

O objetivo é oferecer mais segurança e transparência ao aposentado, além de garantir o funcionamento do próprio mercado de empréstimos, defende o presidente do INSS

Deixe seu Comentário:

=