Publicado por Redação em Vida em Grupo - 19/01/2015 às 10:02:06

DPVAT: o Seguro de todos os brasileiros

 Criado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito, o Seguro DPVAT se consolidou como o maior seguro privado de cunho social do Brasil por seu alcance. O Seguro, que acaba de completar 40 anos, cobre os milhões de brasileiros em caso de morte, invalidez permanente e despesas médicas.
 
Seu caráter social vai além da proteção de motoristas e proprietários de veículos. O Seguro protege crianças, idosos e pessoas que sequer dirigem, mas que são vítimas da violência do trânsito, como passageiros e pedestres.  Por estas características é um erro comparar o DPVAT com seguros de vida que cobrem apenas o contratante e não abrangem todos os cidadãos.
 
Engana-se quem considera que o valor do veículo influencia na composição do preço pago por proprietários. A base dos cálculos matemáticos e estatísticos incorpora a frequência dos acidentes de cada categoria de veículos – motocicletas, carros, vans, micro-ônibus, ônibus e caminhões. Isto porque as coberturas do Seguro DPVAT não são de natureza material, do veículo, e, sim, de dano pessoal.
 
Do valor pago pelos proprietários, 50% são destinados, diretamente pela rede bancária, ao Ministério da Saúde (45%) e ao Departamento Nacional de Trânsito (5%). A outra parte é direcionada à Seguradora Líder-DPVAT, responsável pela gestão do Seguro no País, para o pagamento das indenizações das vítimas.
 
De acordo com as estatísticas do Seguro DPVAT, de janeiro a setembro de 2014, 76% das indenizações pagas foram para vítimas de acidentes envolvendo motociclistas. E o mais grave: os números aumentam a cada ano.
 
É importante ressaltar que a redução da frequência de acidentes reduz o valor do Seguro DPVAT.  Com a queda contínua de acidentes, em 2009, com vans, micro-ônibus e ônibus, o valor do seguro pago diminuiu em 16,6% em relação ao ano anterior.
 
A cada dia, 148 pessoas morrem no País por acidentes de trânsito. É necessária uma ampla discussão sobre o tema para dar fim à carnificina que é vivenciada diariamente no trânsito brasileiro. Todos os esforços da sociedade devem ser concentrados em políticas para um trânsito pacífico.
 
O Seguro DPVAT é uma conquista do brasileiro, que auxilia a vítima ou seus herdeiros, principalmente famílias carentes, em um momento imprevisível.

Fonte: www.segs.com.br


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Faturamento do setor de seguros cresce 20% de janeiro a setembro

O setor de seguros, capitalização e previdência complementar aberta registrou receita de R$ 111,8 bilhões entre janeiro e setembro de 2012, alta de 19,9% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Vida em Grupo, por Redação

Susep obtém vitória contra associação que vendia seguro pirata

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) obteve mais uma importante vitória no combate à comercialização de seguros piratas no Brasil. A Subseção Judiciária de Ipatinga (MG),

Vida em Grupo, por Redação

Atual momento do país é favorável para resseguros

Ao falar sobre resseguros no Brasil, o diretor Regional de resseguros da Zurich Seguros, Fernando Zamboim, destacou que o momento é excepcional, de muitas oportunidades, principalmente pela situação econômica que o país atravessa, se comparado com a Europa e os Estados Unidos.

Vida em Grupo, por Redação

O que pesar antes de fazer um seguro de vida

Fazer um seguro de vida não costuma fazer parte do planejamento financeiro dos brasileiros, permanecendo um terreno desconhecido para a maioria das pessoas.

Vida em Grupo, por Redação

Seguradoras investem em ações sociais

A Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz Seguros (ABA), que há 17 anos atua na comunidade de Santa Rita, na Zona Leste de São Paulo, formou a terceira turma do Programa de Capacitação para Adolescentes.

Vida em Grupo, por Redação

Continua a campanha: Seguro é Proteção, Proteção não é Seguro.

Lançada em março deste ano, a campanha "Seguro é Proteção, Proteção não é Seguro", comandada pelo Clube dos Corretores do Rio de Janeiro, continua.

Deixe seu Comentário:

=