Publicado por Redação em Notícias Gerais - 09/06/2011 às 12:37:24

Trichet: presidente do Banco Central Europeu sinaliza alta do juro para julho

SÃO PAULO  – O presidente do BCE (Banco Central Europeu), Jean-Claude Trichet, sinalizou para uma elevação na taxa básica de juro em julho, ao afirmar que o banco precisa manter “forte vigilância” quanto ao comportamento da inflação. Nesta quinta-feira o BCE decidiu não alterar a taxa básica de juro na Zona do Euro, atualmente em 1,25% ao ano.

O termo já foi utilizado anteriormente para indicar que uma medida de aperto monetário estaria em curso no mês seguinte, tal como ocorreu na última vez que o BCE realizou tal movimento, em abril deste ano. A autoridade da política monetária europeia disse que a instituição fará de tudo para prevenir que a alta dos preços se transforme em uma pressão inflacionária mais generalizada.

Pressão inflacionária
Trichet falou nesta quinta-feira em coletiva de imprensa, concedida em Frankfurt após a reunião da instituição, a qual definiu por unanimidade a manutenção da taxa de juro. O presidente do BCE chamou a atenção para o fato de que há uma contínua pressão para o aumento nos preços em decorrência, principalmente, relativos aos preços de energia e commodities.

No entanto, o presidente do BCE ressaltou que a instituição não antecipa as decisões da próxima reunião, ao passo que também opinou sobre a situação fiscal da Grécia, ao dizer que é contra a reestruturação da dívida e contra qualquer movimento que não seja voluntário.

Novas projeções
O BCE também atualizou as suas projeções para a inflação e para o crescimento econômico neste e no próximo ano. Para 2011, a alta nos preços deve ser de 2,6%, frente aos 2,3% previstos anteriormente, enquanto para 2012 a projeção se manteve em 1,7%.

Quanto ao PIB da Zona do Euro, espera-se um crescimento de 1,9% neste ano, em vez dos 1,7% projetados anteriormente, enquanto no ano seguinte a projeção de 1,8% foi reajustada para 1,7%.

Fonte: web.infomoney.com.br | 09.06.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Brasil continua sendo boa opção para investir, dizem especialistas

O Brasil continua sendo uma boa opção para investir, embora o ritmo de crescimento econômico esteja mais lento, avaliaram especialistas durante evento realizado pela Bloomberg LINK, no Rio de Janeiro.

Notícias Gerais, por Redação

Contribuinte pode receber mensagens sobre IR pelo celular

Os contribuintes poderão cadastrar o número do celular para receber informações sobre restituições do Imposto de Renda.

Notícias Gerais, por Redação

Demanda por crédito empresarial cresce 9,1% em janeiro, diz Serasa

A demanda empresarial por crédito cresceu 9,1% em janeiro ante dezembro do ano passado. O resultado é a primeira alta após quatro meses consecutivos de declínio, afirmou a consultoria Serasa Experian nesta quarta-feira. Na comparação com janeiro de 2011, a alta foi de 3,6%.

Deixe seu Comentário:

=