Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/02/2012 às 08:45:47

Para brasileiro, situação na Síria piorou dos dois lados

A Comissão Independente de Investigação da ONU sobre a Síria, que prepara novo relatório a ser entregue em 12 de março ao Alto Comissariado para Direitos Humanos, considera que a violência aumentou pelo maior acesso às armas também por opositores ao regime.

"A situação de uma certa maneira se agravou porque se intensificou o recurso a armas por parte dos dois lados", disse à Folha o brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, que preside a comissão, criada em agosto.

A comparação é com o período anterior a novembro, quando foi divulgado o primeiro relatório do grupo. Desde então, a comissão continua em Genebra, reunindo depoimentos de ativistas, dissidentes e também apoiadores do regime.

Como no primeiro relatório, o governo Assad não permitiu a entrada do grupo no país para coletar dados e depoimentos. Pinheiro diz ainda ter esperança de poder fazê-lo, com toda a comissão, até março. "Estamos prontos para viajar na hora que a Síria der um OK", disse.

Ele, no entanto, afirma que tem conseguido manter um contato "fluido" com a representação da Síria em Genebra, o que garantirá o lado do governo no relatório. "Mas gostaríamos de entrar, de falar com as famílias [de soldados mortos], com as forças de segurança."

Em janeiro, Pinheiro se encontrou com o secretário-geral da Liga Árabe e colheu informações sobre a missão do bloco ao país.

Fonte:www.folha.uol.com.br|10.02.12


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Atividade econômica cresce 1,8% em fevereiro ante 2012, diz Serasa

A atividade econômica no Brasil registrou alta de 1,8% em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, afirmou a consultoria Serasa Experian nesta terça-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Inflação em São Paulo fecha o ano em alta de 5,81%, aponta Fipe

Os preços ao consumidor na cidade de São Paulo subiram 0,61% em dezembro, ante alta de 0,60% em novembro, segundo o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) medido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e divulgado nesta quarta-feira (4).

Notícias Gerais, por Redação

Redução da desigualdade requer reforma tributária,diz especialista

O avanço da redução da desigualdade social no Brasil depende agora mais de uma reforma tributária do que da expansão de programas como o Bolsa Família, afirma o cientista político Ricardo Ismael, da PUC-Rio.

Deixe seu Comentário:

=