Publicado por Redação em Notícias Gerais - 28/02/2013 às 09:25:36

Dicas para se adaptar ao novo emprego

Após várias fases de avaliação e uma competição acirrada, você finalmente foi contratada para aquele emprego dos seus sonhos. Se não era o sonhado, pelo menos agora as contas vão ficar mais leves com a grana que você vai receber, certo? Então, para não passar vergonha e se dar bem no trabalho novo, conversamos com dois profissionais da área de recursos humanos que vão dar dicas pra que dê tudo certo nessa nova fase.

O que fazer e o que evitar

Cristiano Alves Dias, gerente de Recursos Humanos, fala sobre o que deve ser feito no primeiro dia e o que você deve evitar a todo custo. Confira:

- Chegue na hora marcada, seja pontual, coloque o relógio para despertar um pouco mais cedo;

- Procure saber a quem procurar quando chegar à empresa, pois isso evita que você fique “perdida” já na recepção e acabe se transformando na “notícia do dia”;

- Use os trajes de costume da empresa. Não há nada de errado em perguntar sobre as regras de vestimenta. Mesmo quando não é necessário usar salto alto, terninhos e roupas mais chiques, não vá desarrumada! Alinhe-se!

- Confira tudo antes de sair de casa. Se a empresa lhe forneceu uniforme, crachá, cartão de acesso e outros acessórios, não esqueça de levá-los. O uso deles é sua obrigação e a sua falta poderá lhe causar aborrecimentos e comprometer o que você levou tempo para conquistar.

- Evite perfumes muito fortes. Seja discreta com a aparência em geral.

- Evite falar demais. Converse o necessário para não causar uma má impressão. A princípio, você não conhece ninguém e ainda não tem amigos ali, então, seja cordial com as pessoas, mas evite que criem um “pré-conceito”. Este é o momento de ouvir mais do que falar.

Dois ouvidos e uma boca

“Quando estiverem passando o serviço para você, faça perguntas, mas saiba ouvir e, se não entendeu por que aquele serviço é feito daquela maneira, pergunte até entender. Não fique comparando com a outra empresa que você trabalhava e não diga que você já sabe ou conhece tudo, pois mesmo que você já tenha realizado aquela tarefa, pode ser que naquela empresa seja diferente por algum motivo que você ainda desconheça. Seja paciente”, acrescenta e aconselha Pina Boffa, comunicadora social e consultora em Gestão para Pequenas e Médias Empresas.

Relacionamento com o grupo

Pina também conta que, nos dias de hoje, a questão do relacionamento é a maior causa das demissões nas empresas, ou seja, as estatísticas mostram que saber se relacionar com os colegas de trabalho é fundamental se você quiser se manter no seu emprego. Portanto, aprenda a trabalhar em equipe. Isso significa que você realmente tem que se preocupar com a empresa como um todo e não apenas com o seu trabalho”, diz a consultora.

Então, para se enturmar com o resto do grupo, “uma boa ideia é sempre almoçar ou tomar café com os colegas de seu departamento, é claro, mas também com pessoas de outros setores da empresa. Participe de eventos, ações solidárias, enfim, socialize-se. Sua rede de relacionamentos tem grande chance de multiplicar-se dessa forma, mas lembre-se: faça tudo de coração. Se plantar uma semente ruim, terá poucas chances de colher bons frutos”, indica Cristiano.

O principal: seja feliz e mergulhe de cabeça no que acredita ser bom pra você e sua carreira! Priorize as empresas que se preocupam com seu bem-estar e que acrescentam aos seus planos e seu ideal de futuro. Assim, o sucesso é garantido!

Fonte: guiaastral.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mercado reduz previsão do PIB para 2013 pela 4ª semana seguida

Analistas do mercado financeiro reduziram pela quarta semana consecutiva a previsão de alta do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que é a soma de todas as riquezas produzidas no País.

Notícias Gerais, por Redação

Inflação medida pelo IPC-C1 fica em 0,27% em julho

Em julho, a inflação medida pelo IPC-C1 (Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1) ficou em 0,27%, contra 0,41% em junho deste ano. O resultado, de acordo com dados divulgados pela FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta sexta-feira (10),

Notícias Gerais, por Redação

Congresso rejeita flexibilização de contratações para estatais

O Congresso Nacional finalizou, nesta terça-feira, a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece metas e prioridades para o Orçamento do ano que vem.

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa Futuro se descola de mercado externo e abre em leve alta

Mesmo após a agência de classificação de risco Moodys cortar a nota de crédito de seis nações europeias, entre elas a Itália, a Espanha e Portugal, os contratos do Ibovespa Futuro com vencimento em fevereiro abriram o pregão desta terça-feira (14) com leve alta de 0,14%, negociados na BM&F aos 65.990 pontos.

Deixe seu Comentário:

=