Publicado por Redação em Notícias Gerais - 18/09/2012 às 09:38:26

Mercado regulamentado e os caminhos a seguir

A regulamentação do mercado, a evolução das agências, bem como a maior transparência junto ao consumidor final também fizeram parte dos temas apresentados na 3ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros e Ouvidoria, promovida pela CNseg, nos dias 11 e 12 de setembro, em São Paulo.

Marco Antonio Zanellato, procurador de Justiça do Ministério Público de São Paulo, abriu o painel ‘A Visão dos Órgãos Reguladores’ comentando que hoje são dez agências no País que têm autonomia para criar normas, desde que sejam respeitadas as leis vigentes. "As normas têm quase a função legislativa. Quase, pois elas não podem ferir os direitos constitucionais", afirmou.

Para ele, a circular 302, de 2005 da Susep, que dispõe sobre as regras complementares de coberturas de risco, é um exemplo de norma afinada ao Código de Defesa do Consumidor, citando a clareza na relação contratual e o aval do proponente, especificada no artigo 97. "Que requer do proponente a assinatura da proposta de contratação (plano individual ou por adesão) e, no caso de planos coletivos, a assinatura do proponente, seu representante ou seu corretor, declarando estar ciente das condições contratuais."

Isso porque, diz Zanellato, há normas que podem conflitar com o Código Civil e terminarem no âmbito judicial. "Precisamos trabalhar no sentido de diminuir as demandas judiciais. E as ouvidorias podem criar métodos para resolverem conflitos sem que os mesmo cheguem ao Judiciário", defendeu.

O mesmo ponto de vista foi defendido por Stael Riani, ouvidora da Agência Nacional de Saúde (ANS). "A agência está lotada de processos, incluindo reclamações como a falta de entrega da carteirinha do plano ou problemas com o boleto bancário. Questões essas que podem ser resolvidas diretamente pelas operadoras."

Stael antecipou que uma das propostas que será levada adiante na ANS é a transferência do protocolo de reclamação do cliente para as operadoras. "Assim, com a identificação, as operadoras podem com mais agilidade solucionar os conflitos", afirmou.

Ela também comentou que hoje a ANS está vivendo um mutirão para colocar a casa em ordem. "As NIPs (Notificação de Investigação Preliminar) estão levando muito tempo para serem processadas. Em doze anos, a ANS produziu muitas normas (301 resoluções) e isso impacta tanto o mercado como nós para processarmos tamanha demanda."

Sobre evolução, a ouvidora citou o portal da ANS, que está mais ágil na busca de informações, e nas consultas públicas mais constantes para que o consumidor esteja ciente de mudanças propostas na edição de normas.

Luiz Celso Dias Lopes, moderador do painel e presidente da Comissão de Relações de Consumo da CNseg, falou sobre a queda no número de reclamações na Susep. "Embora o setor tenha crescido 14%, no primeiro semestre deste ano as reclamações tiveram uma queda de 36%. Isso é reflexo das ouvidorias?", questionou, citando que 95% das seguradoras têm ouvidoria.

Em resposta, Gabriel Costa, coordenador do Setor de Atendimento ao Público da Susep, afirmou que "em maio deste ano entrou em vigor a lei de acesso à informação obrigatória no portal. Até então, a Susep tinha uma estatística única o que pode ter gerado uma mudança de registro de reclamação", analisou.

Ele contou que nos últimos doze meses, a Susep acionou 16.200 vezes as ouvidorias dos players do setor. "Porém, foram 480 processos, o que revela a eficiência das ouvidorias em solucionar os problemas. Antes, o índice de solução era muito menor, cerca de cinco vezes menos", conclui.

Fonte: cqcs


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

SP quer vacinar 2,8 mi de crianças contra paralisia neste sábado

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo pretende imunizar 2,8 milhões de crianças contra a poliomielite (paralisia infantil) no próximo sábado (16). Esse número corresponde a 95% dos paulistas com menos de cinco anos.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado eleva previsões para a inflação e dólar neste ano, diz Focus

O mercado elevou a estimativa para a inflação oficial (medida pelo IPCA) e elevou para o preço do dólar para este ano, segundo divulgação do boletim Focus desta segunda-feira (16).

Notícias Gerais, por Redação

Governo federal arrecada R$ 993 bilhões em impostos em 2011

A arrecadação de tributos federais cresceu 10,10% no ano passado, já descontada a inflação do período. Dados divulgados nesta sexta-feira (27) pela Receita Federal mostram que o total recolhido em 2011 chega a R$ 993,66 bilhões.

Notícias Gerais, por Redação

Consumo de energia no Brasil deve crescer 4,5% ao ano até 2021

O consumo de energia elétrica no Brasil deve crescer 4,5% ao ano na próxima década, uma expansão média anual inferior à previsão de crescimento da economia que é estimada em 4,7% por ano no período, informou a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) nesta quarta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Ainda não comprou o presente de Natal? Saiba como fazer uma boa compra

No Natal é sempre bacana dar e receber presentes. Mas é preciso ter alguns cuidados para não passar por perrengues na hora da troca. Preparamos algumas dicas para o consumidor fazer boas compras desde enfeites até eletrodomésticos.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil atrai 5% do total de investimentos produtivos, diz jornal

O Brasil deverá receber cerca de 5% do total de novos recursos provenientes de aplicações feitas em escala mundial por empresas multinacionais, de acordo com projeções da Sociedade Brasileira de Estudos e Empresas Transnacionais (Sobeet) divulgadas nesta segunda pelo jornal Folha de S.Paulo.

Deixe seu Comentário:

=