Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/11/2011 às 13:07:24

Cresce número de sebos virtuais no país

Aos 73 anos e hoje sócio de um tradicional sebo no Rio em que começou a trabalhar como faxineiro aos 13, José Germano da Silva resistiu o quanto pôde a digitalizar o acervo e vender pela internet.

"Não queria computador aqui dentro", diz o livreiro. "Tenho todo o arquivo na memória, 50 mil volumes. Mas minha filha me convenceu. A internet traz novos clientes."

São consumidores que querem comprar o livro usado, em busca de raridades e preços baixos, mas não têm tempo ou disposição para garimpar nos sebos.

A Livraria São José, de Germano, manteve a loja física mesmo depois de registrar 6.000 volumes para venda no portal Estante Virtual, que reúne 1.935 sebos no Brasil.

Mas muitos têm optado por fechar as portas e ficar só na web. Na Estante, que tem cerca de metade dos cadastrados operando somente na internet, 35 sebos migraram da venda física para a on-line neste ano. Em 2010, foram oito.

Ivanete Caires, 42, dona do sebo (agora virtual) Arquipélago, em São Paulo, fez esse caminho no ano passado. "Entre aluguel e despesas com a loja eram R$ 7.000 por mês. Com o baixo movimento, o custo ficava pesado."

Hoje, a livreira mantém, com R$ 800 mensais, uma sala comercial na zona oeste da capital para guardar o acervo de cerca de 15 mil volumes.

Mas as vendas são fechadas somente pela internet: 350 livros por mês, em média -a mesma quantidade comercializada nos bons tempos da loja no centro.

"O sebo físico faz um pouco de falta na hora de captar os livros, pois é um ponto de referência para pessoas que querem vender os exemplares. Mas para nós, que temos estoque, isso não é um problema por enquanto," diz.

"Acredito que as vendas via internet sejam a nova cultura de consumo", afirma.

O Sebo do Messias, no centro de São Paulo, um dos mais tradicionais da capital paulista, também abriu um portal para vendas via internet.

O site próprio, com 200 mil títulos cadastrados, não substituiu a loja física (com aproximadamente 300 mil títulos), mas aumentou as vendas totais do sebo em 30%.

Hoje, o comércio eletrônico representa 25% do faturamento -valor que não é revelado. Cerca de 70% das transações on-line são com clientes de fora de São Paulo.

"O site é complemento; ajuda a divulgar a loja", diz Cleber Aquino, gerente de e-commerce do Messias. "Sem a loja, o sebo perde a alma."

 

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br|04.11.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Inflação semanal acelera para alta de 0,22% em julho ante junho

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) registrou alta de 0,22% na quarta quadrissemana de julho, que corresponde ao fechamento do mês, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta quarta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Nível de inadimplência do consumidor deve melhorar no próximo semestre

Em maio de 2012, a perspectiva de inadimplência do consumidor, medida mensalmente pela Serasa Experian, mostrou queda, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (13).

Notícias Gerais, por Redação

Economia brasileira cresce 0,2% no 1º trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, soma dos bens e serviços produzidos na economia, teve expansão de 0,2% no primeiro trimestre, ante o trimestre anterior, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Notícias Gerais, por Redação

Saldo de dólares no Brasil fica positivo pela 1ª vez desde setembro

O Brasil registrou em janeiro o maior superávit cambial em quatro meses, mostraram dados do Banco Central (BC) nesta quarta-feira, que apontaram também continuidade nos ingressos de recursos no início de fevereiro.

Notícias Gerais, por Redação

Governo quer reduzir preços das passagens aéreas para aumentar turismo interno

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, anunciou na quinta-feira (12) que vai se reunir ainda este mês com os presidentes de companhias aéreas do país para discutir medidas capazes de reduzir os preços das passagens nos vôos nacionais e, com isso, aumentar o turismo interno,

Notícias Gerais, por Redação

Mercado interno puxa altas da Bovespa

A Bovespa (Bolsa de Valore de São Paulo) entrou no último mês de 2011 com queda acumulada de 17,94%. Isso não significa, porém, que todos os investidores do mercado tenham perdido dinheiro neste ano.

Deixe seu Comentário:

=