Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 04/02/2014 às 10:04:21

Dia Mundial do Câncer - 04 de fevereiro

Nesta terça-feira, 04 de fevereiro, comemora-se o Dia Mundial do Câncer, uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), que tenta evitar milhões de mortes a cada ano, po meio da conscientização e mobilização sobre a doença. A ação envolve governos e outras esferas da sociedade de todo o mundo para o controle da doença.

Instituído em 2005, o Dia Mundial do Câncer é celebrado todo dia 04 de fevereiro em diversos países. No Brasil, a iniciativa tem apoio do Instituto Nacional de Câncer (INCA), instituição parceira da UICC, considerada estratégica para o controle do câncer na América Latina.

De acordo com a publicação Estimativa 2014 – Incidência de Câncer no Brasil, do INCA, estão previstos 576 mil novos casos da doença no Brasil em 2014. Em relação à última estimativa divulgada pelo instituto, há 2 anos, houve crescimento de 10% no número de casos previstos. Em 2011 e 2012, a expectativa era de 520 mil novos casos.

Segundo o instituto, a tendência geral de aumento do número de casos novos é resultado do processo de envelhecimento da população brasileira. Entre 30% a 40% das incidências podem ser evitadas com hábitos saudáveis: não fumar, ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, controlar o peso e o consumo de álcool e usar proteção solar.

Fonte: Instituto Nacional de Câncer (INCA)


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Exame ocular simples pode indicar doença de Alzheimer

Um monitoramento simples dos olhos pode dar indicações precoces sobre o desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Saúde Empresarial, por Redação

Médicos pretendem ir à Justiça contra proibição emagrecedores

"Não podem tirar a autonomia do médico e do paciente. Nós, médicos, sabemos o que é bom para o paciente", disse Homar, diz o vice-presidente do CRM do DF, Dimitri Homar

Saúde Empresarial, por Redação

Protesto contragerência de hospitais universitários adia reunião

A comissão especial criada para analisar o Projeto de Lei 1749/11, do Executivo, que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), adiou para esta quarta-feira (14) a reunião para discutir e votar o parecer do relator, deputado Danilo Forte

Deixe seu Comentário:

=