Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 17/05/2011 às 18:15:16
Dez anos depois, reforma na saúde mental é polêmica
A lei da reforma psiquiátrica, que mudou o tratamento ao doente mental no país, completa dez anos em meio a controvérsias. Uma delas é a redução de leitos psiquiátricos. Hoje, são cerca de 20 mil a menos do que antes da reforma.
Segundo o Ministério da Saúde, foi ampliada a rede de tratamentos alternativos, como os Caps (Centros de Assistência Psicossocial).
Há 1650 Caps no país, com diferentes especialidades e horários de atendimento.
Há também 571 residências terapêuticas, que abrigam doentes que passaram por hospitais psiquiátricos.
Para a Associação Brasileira de Psiquiatria, a reforma foi negativa porque a redução nos leitos gerou "desassistência psiquiátrica".
Fonte: www1.folha.uol.com.br | 17.05.11
Posts relacionados
Saúde Empresarial, por Redação
Setor discute o impacto das novas regulamentações na operação de empresas de pequeno e médio porte. No horizonte, novo rol pode causar grandes impactos
Saúde Empresarial, por Redação
Para os órgãos de defesa do consumidor, os clientes que forem afetados pela decisão dos médicos de paralisar o atendimento eletivo aos planos de saúde e hospitais de pelo menos 16 Estados brasileiros a partir de quarta-feira deverão, primeiramente, consultar a operadora do plano de saúde -
Saúde Empresarial, por Redação
Empresa de biotecnologia austríaca iniciou recentemente testes em humanos para elaborar uma vacina terapêutica contra a doença de Parkinson. No Brasil, a doença atinge entre 100 a 200 pessoas em cada grupo de 100 mil habitantes, de acordo com o Ministério da Saúde.
Deixe seu Comentário: