Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 17/05/2011 às 18:15:16

Dez anos depois, reforma na saúde mental é polêmica

A lei da reforma psiquiátrica, que mudou o tratamento ao doente mental no país, completa dez anos em meio a controvérsias. Uma delas é a redução de leitos psiquiátricos. Hoje, são cerca de 20 mil a menos do que antes da reforma.

Segundo o Ministério da Saúde, foi ampliada a rede de tratamentos alternativos, como os Caps (Centros de Assistência Psicossocial).

Há 1650 Caps no país, com diferentes especialidades e horários de atendimento.

Há também 571 residências terapêuticas, que abrigam doentes que passaram por hospitais psiquiátricos.

Para a Associação Brasileira de Psiquiatria, a reforma foi negativa porque a redução nos leitos gerou "desassistência psiquiátrica".

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 17.05.11


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Governo vai liberar R$ 1,6 bilhão para unidades básicas de saúde

O governo federal usará R$ 1,6 bilhão para construção, reforma e ampliação de unidades básicas de saúde. O anúncio foi feito hoje (29) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas.

Saúde Empresarial, por Redação

Vacinação contra gripe sazonal começa em maio

A campanha nacional de vacinação contra a gripe sazonal ou gripe comum será feita entre os dias 5 e 25 de maio. A vacina utiliza as três cepas de vírus que mais circularam no País no ano anterior e, de acordo com o Ministério da Saúde, vai imunizar também contra a influenza A(H1N1).

Deixe seu Comentário:

=