Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 04/02/2011 às 12:09:10
Diabéticos têm dez vezes mais chance de contrair gripe
DA EFE
Os doentes com diabetes tipo 1 teriam dez vezes mais probabilidade de contrair gripe, meningite e outras doenças derivadas do enterovirus, informa o "British Medical Journal".
Pesquisas feitas pelo "Instituto de Endocrinologia e Diabetes" da Austrália, existe uma forte associação entre as infecções, provocadas pelo enterovirus e o diabetes tipo 1.
Para demonstrar esta ligação, especialmente evidente em crianças, os analistas revisaram 24 estudos moleculares sobre enterovirus realizados em 4.448 pacientes.
Nas pesquisas foram medidos os níveis de ácido ribonucleico e proteína (componentes do enterovirus) no sangue dos diabéticos e pré-diabéticos para compará-los depois com pacientes que não sofrem da doença.
Os resultados demonstraram que as crianças com diabetes tipo 1 tinham até dez vezes mais probabilidades de infectar-se com o enterovirus, enquanto os que sofriam de pré-diabetes eram três vezes mais propensos a adoecer.
Estudiosos esclareceram que os resultados não são conclusivos por não terem demonstrado uma relação causa-efeito. Os analistas esclarecem que não podem descartar fatores genéticos que poderiam afetar a relação entre a infecção e o diabetes.
No editorial que acompanha o artigo, os professores Didier Hober e Famara Sane da Universidade de Lille explicam que "o enterovirus e o diabetes tipo 1 estão claramente relacionados, mas o mecanismo está ainda para ser descoberto".
Os estudiosos concluem: "se ficar provado esta associação, poderiam desenvolver-se estratégias terapêuticas e preventivas para combater a doença".
Fonte: www1.folha.uol.com.br | 03.02.11
Posts relacionados
Falta de vitamina D pode explicar por que obesos têm mais alergia
Novo estudo feito nos Estados Unidos concluiu que níveis de vitamina D podem prever o risco de um jovem com sobrepeso apresentar asma ou alergia
Anvisa suspende venda do medicamento Diurisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, por meio de resolução publicada hoje (26) no Diário Oficial da União, a suspensão da fabricação,
Governo quer aumentar número de médicos formados no país e melhorar distribuição regional
O governo federal estuda meios de aumentar a quantidade de médicos disponíveis para a população, incrementando o número de profissionais formados nas universidades brasileiras.
MetLife dá dicas de planejamento financeiro para quem cuida de parentes idosos
Você sabe se alguma amiga sua teve uma infecção urinária ou uma DST? Provavelmente, sim. Agora tente lembrar se o assunto hemorroidas já surgiu em uma conversa - e olha que nós mulheres costumamos falar tudo em detalhes! Possivelmente, a resposta é não.
Uso de energia limpa em hospitais
A aplicação, em medicina, de técnicas e conceitos de física, matemática e computação permitiram que o tratamento e a prevenção de doenças se tornassem práticas mais eficientes. Isto diminuiu o tempo de tratamento, gerando o mínimo de efeito colateral para o paciente.