Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 30/06/2011 às 13:24:37

Hospital realiza cirurgias de redução de estômago pelo SUS

 

A população de Curitiba assistida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) passou a contar com mais um centro de referência em cirurgia bariátrica. O Hospital Universitário Cajuru realizou, este mês, duas cirurgias de redução de estômago pelo SUS e terá capacidade para realizar oito procedimentos por mês. O Hospital conta com duas enfermarias, com cinco leitos ao todo, totalmente adaptadas para receber pacientes com obesidade mórbida, além de um ambulatório especializado no preparo dos pacientes para a cirurgia.
 
Segundo o cirurgião do aparelho digestivo do Hospital Universitário Cajuru, Marcelo Sech, cerca de 70 pacientes do ambulatório já esperam pela cirurgia bariátrica no Hospital. A seleção dos pacientes é baseada nos critérios do Ministério da Saude e é feita por uma equipe multiprofissional formada por cirurgiões, endocrinologista, nutricionista e psicólogos. A cirurgia bariátrica também envolve o Serviço de Anestesiologia, que criou um protocolo especifico para os pacientes submetidos à cirurgia, assim como as equipes da UTI e Fisioterapia.
 
Marcelo Sech estima que 50% da população brasileira seja obesa e as estatísticas não param de crescer. A indicação para a cirurgia bariátrica, no entanto, obedece a critérios como idade entre 18 e 65 anos, ser obeso mórbido por no mínimo dois anos e possuir Índice de Massa Corpórea (IMC) de 35 a 40 com doença associada (diabetes, hipertensão arterial, dispnéia do sono, entre outros) ou IMC acima de 40 sem doença associada.
 
Para o chefe do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital, Luiz Carlos Von Bahten, o credenciamento da instituição para a realização da cirurgia bariátrica pelo SUS beneficiará diretamente a população que enfrenta fila de espera pela cirurgia nos centros de referência. Também contribuirá para a formação dos futuros médicos e especialistas. “A especialidade de cirurgia geral é abrangente e a obesidade é uma doença importante e avassaladora, que atinge todas as classes sociais. Por isso, é importante capacitar profissionais neste tipo de cirurgia”, comenta.
 
Fonte: saudeweb.com.br | 30.06.11

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Você contrataria uma consultoria hospitalar para sua empresa?

Ao contratar consultores independentes, instituição agrega imparcialidade e a experiência de já ter vivido situações semelhantes

Saúde Empresarial, por Redação

Empresa de biotecnologia inicia testes de vacina contra Parkinson

Empresa de biotecnologia austríaca iniciou recentemente testes em humanos para elaborar uma vacina terapêutica contra a doença de Parkinson. No Brasil, a doença atinge entre 100 a 200 pessoas em cada grupo de 100 mil habitantes, de acordo com o Ministério da Saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

Turbine seu sistema imunológico

Cuidar da saúde requer tempo e dedicação, mas existem pessoas que se preocupam por ela só quando contraem alguma doença grave. Têm outras que acham que com alguns medicamentos resolvem o problema.

Saúde Empresarial, por Redação

2012 é o ano dos pacientes online?

As resoluções de Ano Novo continuam na mente de muitas pessoas. Com os presentes de Natal ganhados na forma de smartphones, iPads e apps relacionados à saúde, há grandes chances de essas resoluções serem cumpridas.

Deixe seu Comentário:

=