Publicado por Redação em Previdência Corporate - 01/03/2011 às 09:36:40
Devido à demanda, download do programa do IR está lento
SÃO PAULO – Quem está tentando fazer o download do programa do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 está enfrentando certa lentidão na manhã desta terça-feira (1).
O problema, segundo informou a assessoria de imprensa da Receita Federal, é normal, tendo em vista a demanda de contribuintes “curiosos” para conferir as novidades do programa deste ano e por aqueles que querem cumprir logo com a prestação de contas.
De acordo com o órgão, porém, ainda não é possível saber o horário ideal para que os contribuintes acessem o programa. Contudo, a Receita enfatizou que a partir de quarta-feira (2) a procura pelo programa deve ser menor, o que deve facilitar o download.
Todas das plataformas
De acordo com o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, o programa do IR 2011 pode ser usado em vários sistemas operacionais, incluindo os considerados livres, como o Linux.
É importante destacar que, neste ano, não será mais permitida a declaração por formulário de papel, ou seja, todos os contribuintes devem fazer o download do programa para preencher o documento.
Para facilitar o preenchimento, o programa da declaração foi totalmente reformulado e os contribuintes puderam testá-lo durante o mês de dezembro, quando a Receita disponibilizou uma versão beta da ferramenta para avaliação.
Na época, Adir disse ao InfoMoney que o layout do programa foi alterado para melhorar a navegação e facilitar a vida do contribuinte. Além disso, outras alterações foram feitas:
* Rendimentos recebidos acumuladamente – existe um campo específico para informar valores de rendimentos recebidos de ações judiciais, ganhos de salário de anos anteriores etc.
* Declaração de imóveis – haverá espaço para o contribuinte informar o quanto pagou em comissões para corretores de imóveis.
* Aluguel – agora existe a possibilidade de incluir o CNPJ, caso o contribuinte receba aluguel de pessoas jurídicas. Antes só era permitido informar o CPF.
* Casal homoafetivo - casais do mesmo sexo poderão declarar companheiro (a) como dependentes do IR, desde que possam comprovar essa situação.
* Declaração de saída definitiva – o programa, além da Declaração de Ajuste Anual, permite que o contribuinte faça a declaração de saída definitiva também.
* Recibo em duas vias – para garantir a segurança do contribuinte, o recibo será impresso em duas páginas, para evitar que o número do recibo (que estará em apenas uma das vias) caia em mãos erradas ou seja usado de forma ilegal.
Fonte: web.infomoney.com.br | 01.03.11
Posts relacionados
Fator previdenciário muda para melhor pela primeira vez na história
Pela primeira vez desde quando entrou em vigor, em dezembro de 1999, o fator previdenciário, índice aplicado no cálculo das aposentadorias, irá mudar para melhor.
Revisão pode atingir 600 mil benefícios do INSS
A Justiça concedeu liminar garantindo a revisão a auxílios-doença, aposentadorias por invalidez e pensões concedidas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) entre 29 de novembro de 1999 e agosto de 2009.
Previdência complementar: São Paulo dá exemplo
O presidente da São Paulo Previdência, Carlos Henrique Flory, disse ao Valor que foi procurado por representantes de oito Estados nas últimas semanas. Bom sinal.
Previdência privada mantém expansão de quase 22% até agosto
Os brasileiros estão cada vez mais previdentes. E os novos números de previdência privada não deixam dúvidas disso.


