Publicado por Redação em Notícias Gerais - 13/02/2012 às 08:46:43

Investimento das estatais cai 7,5% no 1º ano de Dilma

O primeiro ano do governo Dilma Rousseff marcou a quebra de uma série histórica de 11 anos seguidos de crescimento dos investimentos realizados por empresas estatais federais, informa reportagem de Breno Costa, publicada na Folha desta segunda-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Segundo dados do Ministério do Planejamento, o consolidado de R$ 82,4 bilhões executados em 2011 pelas estatais representa um tombo de R$ 6,7 bilhões na comparação com o volume executado em 2010, já considerando valores corrigidos pela inflação do período.

A queda, de 7,5%, representa uma mudança brusca na curva observada desde 2000, segundo levantamento feito pela Folha nos dados de anos anteriores. Em dólar, a queda é de 2,8%.

Os investimentos de estatais, sempre carreados pelo peso da Petrobras e suas subsidiárias, vinham crescendo desde então, numa variação média de 13,7% a cada ano.

OUTRO LADO

O Ministério do Planejamento nega que tenha havido queda nos investimentos das estatais federais em 2011 na comparação com 2010. "Não se pode comparar investimentos fortemente influenciados por insumos importados a partir de valores nominais em reais." Porém, a comparação que o ministério faz em seus relatórios é sempre em reais.

A Petrobras afirma que a redução no volume de investimentos é decorrente, "entre outros fatores, das dificuldades dos fornecedores de bens e serviços, tanto do Brasil como do exterior de entregar, nos cronogramas previstos, o que atrasou entrega e desembolsos".

Fonte:www.folha.uol.com.br|13.02.12


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

IPC-S fica estável em 0,57% na 3ª medição de abril, diz FGV

A inflação medida pelo IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) foi de 0,57% na semana encerrada em 22 de abril, a mesma taxa da semana anterior, informou a FGV (Fundação Getúlio Vargas) nesta segunda-feira (23).

Notícias Gerais, por Redação

Radar: acompanhe algumas das principais oscilações da bolsa nesta sexta-feira

O Ibovespa opera em leve alta de 0,34% desta sexta-feira (16), em uma sessão que antecede ao vencimento de opções sobre ações e com o mercado acompanhando os indicadores econômicos na agenda dos Estados Unidos.

Notícias Gerais, por Redação

G20 precisa retomar cooperação para combater crise, diz chefe do FMI

Em um momento em que crescem os riscos à economia mundial, a diretora-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde, disse nesta quinta-feira, em Washington, que os países do G20 (grupo das maiores economias avançadas e emergentes, do qual o Brasil faz parte) precisam retomar seu espírito de cooperação.

Deixe seu Comentário:

=