Publicado por Redação em Notícias Gerais - 27/10/2011 às 10:56:32

Copom eleva projeção de reajuste no preço da gasolina para este ano

 O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, em sua ata da última reunião, divulgada nesta quinta-feira (27), elevou a projeção de reajuste nos preços da gasolina. Na reunião da última semana, foi estimado um aumento de 6,7% no combustível, considerando a variação acumulada até setembro, ante um acréscimo de 4% estimado na reunião de agosto.

A projeção para o reajuste no preço do gás de botijão em 2011 elevou-se para 2,2%, ante 0% considerado na reunião anterior.

Com relação às tarifas de telefonia fixa e eletricidade, ambas para o acumulado de 2011, também foram mantidas as altas. Nestes casos, porém, não houve alterações no reajuste esperado, ficando novamente em 0,9% e 4,1%, respectivamente.

Preços administrados
Assim como ocorreu com a gasolina e o gás de botijão, houve alteração na projeção de reajuste para o conjunto de preços administrados para o acumulado de 2011, passando de 5% considerados na reunião de agosto, para 5,5% nesta última. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), esse conjunto de preços representou 28,94% do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de setembro.

A previsão de reajustes do conjunto dos preços administrados por contrato e monitorados para o acumulado de 2012 também se elevou, alcançando 4,5%, ante os 4,4% considerados na reunião anterior.

A projeção considera, entre outros fatores, componentes sazonais, variações cambiais, inflação de preços livres e inflação medida pelo IGP (Índice Geral de Preços).

Copom
O Copom foi criado em junho de 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa básica de juro. Até o final de 2005, as reuniões do colegiado aconteciam com frequência mensal, mas, a partir de 2006, passaram a ocorrer aproximadamente a cada 45 dias, totalizando oito reuniões ao ano.

O modelo adotado no Brasil é similar ao do Federal Reserve, o banco central norte-americano, que tem no FOMC (Federal Open Market Committee) a centralização das decisões de política monetária, trazendo mais transparência ao processo decisório.

De acordo com o Banco Central, os objetivos do Copom são "implementar a política monetária, definir a meta da taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o Relatório de Inflação". Vale lembrar que a taxa de juro fixada na reunião do colegiado é a meta para a Selic, que vigora no período até a próxima reunião do comitê.

Fonte: web.infomoney.com.br | 27.10.11
 


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Novas regras para pacotes bancários começam a valer nesta segunda

Começam a valer a partir desta segunda-feira as novas regras do Banco Central (BC) para aumentar a transparência das informações na contratação de serviços bancários, de operações de crédito e de câmbio.

Notícias Gerais, por Redação

BC: economia acelera no 2º semestre; inflação converge à meta

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou nesta terça-feira que o crescimento da economia brasileira vai acelerar no segundo semestre, com a inflação seguindo na trajetória de convergência para a meta, de 4,5% pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Notícias Gerais, por Redação

Tributos: isenção do IR na PLR será definida na manhã de hoje

A isenção do IR (Imposto de Renda) na PLR (Participação nos Lucros e Resultados) poderá ser anunciada nesta terça-feira (8) pelo governo, segundo informações do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Deixe seu Comentário:

=