Publicado por Redação em Notícias Gerais - 27/10/2011 às 10:56:32

Copom eleva projeção de reajuste no preço da gasolina para este ano

 O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, em sua ata da última reunião, divulgada nesta quinta-feira (27), elevou a projeção de reajuste nos preços da gasolina. Na reunião da última semana, foi estimado um aumento de 6,7% no combustível, considerando a variação acumulada até setembro, ante um acréscimo de 4% estimado na reunião de agosto.

A projeção para o reajuste no preço do gás de botijão em 2011 elevou-se para 2,2%, ante 0% considerado na reunião anterior.

Com relação às tarifas de telefonia fixa e eletricidade, ambas para o acumulado de 2011, também foram mantidas as altas. Nestes casos, porém, não houve alterações no reajuste esperado, ficando novamente em 0,9% e 4,1%, respectivamente.

Preços administrados
Assim como ocorreu com a gasolina e o gás de botijão, houve alteração na projeção de reajuste para o conjunto de preços administrados para o acumulado de 2011, passando de 5% considerados na reunião de agosto, para 5,5% nesta última. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), esse conjunto de preços representou 28,94% do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de setembro.

A previsão de reajustes do conjunto dos preços administrados por contrato e monitorados para o acumulado de 2012 também se elevou, alcançando 4,5%, ante os 4,4% considerados na reunião anterior.

A projeção considera, entre outros fatores, componentes sazonais, variações cambiais, inflação de preços livres e inflação medida pelo IGP (Índice Geral de Preços).

Copom
O Copom foi criado em junho de 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa básica de juro. Até o final de 2005, as reuniões do colegiado aconteciam com frequência mensal, mas, a partir de 2006, passaram a ocorrer aproximadamente a cada 45 dias, totalizando oito reuniões ao ano.

O modelo adotado no Brasil é similar ao do Federal Reserve, o banco central norte-americano, que tem no FOMC (Federal Open Market Committee) a centralização das decisões de política monetária, trazendo mais transparência ao processo decisório.

De acordo com o Banco Central, os objetivos do Copom são "implementar a política monetária, definir a meta da taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o Relatório de Inflação". Vale lembrar que a taxa de juro fixada na reunião do colegiado é a meta para a Selic, que vigora no período até a próxima reunião do comitê.

Fonte: web.infomoney.com.br | 27.10.11
 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Revisão de benefícios e pensões do INSS será pago em parcelas

Por decisão do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem 15 dias para apresentar à justiça uma proposta de pagamento parcelado da revisão das pensões e benefícios do INSS.

Notícias Gerais, por Redação

IR: filho maior de 21, com faculdade trancada, pode ser considerado dependente?

De acordo com o artigo 35 da lei número 9.250, de 1995, um filho pode ser considerado dependente até os 24 anos de idade, desde que esteja cursando estabelecimento de ensino superior ou escola técnica de 2º grau.

Notícias Gerais, por Redação

Procon-SP: taxa média de cheque especial tem leve alta em março

Em primeiro de março, a taxa média de juros de cheque especial teve alta de 0,01 ponto percentual em relação a fevereiro, passando de 9,53% ao mês para 9,54%, de acordo com pesquisa da Fundação Procon-SP divulgada nesta terça-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Ministros de Finanças do G20 se reúnem em Paris para discutir crise

Os ministros de Finanças do G20 --grupo que reúne as principais economias industrializadas e os países emergentes-- e os representantes dos Bancos Centrais começam nesta sexta-feira em Paris uma reunião de dois dias sobre a crise da dívida na zona do euro, com foco na Cúpula do grupo que acontece no início de novembro.

Deixe seu Comentário:

=