Publicado por Redação em Previdência Corporate - 05/07/2012 às 17:59:23

Consignado: conselho de previdência social discute mudanças para evitar fraudes

O objetivo é oferecer mais segurança e transparência ao aposentado, além de garantir o funcionamento do próprio mercado de empréstimos, defende o presidente do INSS

O INSS, a Polícia Federal, o Banco Central e as próprias instituições financeiras estão atuando juntos na prevenção de fraudes em empréstimos consignados realizados por aposentados e pensionistas. A afirmação é do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Luciano Hauschid, durante a reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), ocorrida na manhã de desta quinta-feira (5), em Brasília. O objetivo é oferecer mais segurança e transparência ao aposentado, além de garantir o funcionamento do próprio mercado de empréstimos, acrescentou.

Segundo Hauschild, o INSS e o Banco Central estão se reunindo com regularidade para discutir mudanças normativas capazes, principalmente, de agir de modo preventivo, evitando fraudes futuras. A Polícia Federal tem atuado na repressão de fraudes já realizadas ou em andamento. As instituições financeiras, por sua vez, têm, de modo geral, atendido aos pedidos do INSS e do CNPS para que atuem de forma mais incisiva no combate às fraudes.

Na Diretoria de Benefícios, no âmbito do INSS, está em estudo a consolidação da Instrução Normativa n° 28 INSS/PRES, principal norma que rege os empréstimos consignados dos segurados da Previdência Social, e de seus anexos em uma norma única, além de alterações de critérios e procedimentos, no objetivo e coibir futuras fraudes.

Números – De modo geral, pode-se afirmar que a número de fraudes efetivas, se comparado ao total de empréstimo, é baixo. Em 2011, foram realizadas 10.267.233 operações de empréstimos consignados realizadas por segurados do INSS nas modalidades empréstimos pessoal e cartão de crédito. Desse total, foi constatada fraude em apenas 3.320, a partir das reclamações que chegam ao INSS pela Ouvidoria-Geral da Previdência Social, o que representa um percentual de 0,032%.

Do total de empréstimos, 0,029% geraram reclamações que foram julgadas procedentes, que não se referem, de forma estrita, a fraudes. Correspondem a erros administrativos ou descumprimento de algum trâmite. Reclamações procedentes, ao contrário das fraudes, não geram o imediato ressarcimento dos valores ao segurados.

Procurar a Ouvidoria-Geral da Previdência Social dar início formal a uma reclamação é a primeira medida que deve ser tomar por segurados que acreditam terem sido alvo de fraude em empréstimos. Os canais de comunicação da Ouvidoria são a Central 135, o PREVCartas, o atendimento presencial, e Auto-Atendimento, que pode ser acessado clicando aqui , onde há também informações disponíveis sobre os demais canais.

Informações para imprensa
Rafael Toscano
(61) 2021.5481
Ascom/MPS

Fonte: INSS


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Regras do IR 2013 saem hoje. Fuja dos erros mais comuns

As alterações nos procedimentos de preenchimento da declaração do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física 2013 serão publicadas hoje pela Receita Federal.

Previdência Corporate, por Redação

Ministro defende aprovação do Fundo de Previdência

O ministro Garibaldi Filho defendeu ontem que o Congresso Nacional aprove o mais rápido possível o projeto de lei 1992/07, que cria o fundo de previdência complementar para o servidor público federal.

Deixe seu Comentário:

=