Publicado por Redação em Dental - 01/12/2015 às 13:07:32
Conheça quais alimentos ajudam a manter a saúde bucal
Muito se fala a respeito de alimentos que provocam cáries – como doces em excesso, mel, salgadinhos de amido – ou que amarelam os dentes – vinho tinto, café, beterraba, entre outros – porém, o que poucos sabem é que existem diversos tipos de nutrientes naturais que auxiliam na saúde bucal.
Com uma alimentação adequada associada à higiene correta é possível garantir uma perfeita saúde bucal com dentes fortes e saudáveis. Confira abaixo alguns exemplos de alimentos benéficos para os dentes:
Brócolis – Esse legume rico em cálcio e ferro favorece o fortalecimento do esmalte dental. Além disso, sua consistência rígida estimula a produção de saliva durante a mastigação, formando uma camada protetora nos dentes.
Salmão – Peixes em geral, em especial o salmão, contém cálcio e vitamina D, substâncias que auxiliam a fortificação da estrutura dentária.
Gengibre – Por ser um anti-inflamatório natural, o gengibre ajuda na higienização da mucosa oral, promovendo dentes mais brancos e saudáveis.
Leite e derivados – produtos lácteos como iogurte, queijo e o próprio leite repõem os minerais perdidos pelos dentes, neutralizam o pH oral e ajudam a combater bactérias.
Gomas de mascar sem açúcar – o xilitol, presente em chicletes nas versões sugar-free, pode funcionar como um agente protetor de cáries.
Água – essencial para a vida, a ingestão de água hidrata o corpo e promove uma limpeza superficial dos dentes.
“Esses alimentos funcionam como aliados na saúde bucal e seu consumo não pode substituir uma higiene oral adequada. Escovar os dentes após as refeições, usar fio dental com frequência e utilizar enxaguante bucal diariamente são essenciais no dia a dia do paciente”, disse Sérgio Kignel, especialista em saúde bucal e Estomatologia.
Fonte: Correio de Uberlândia
Posts relacionados
Dental, por Redação
Para prevenir as primeiras cáries:
Dental, por Redação
Se você tem dor na cabeça, na face, no pescoço ou na boca, é sinal de dor orofacial. As causas são diversas, a dor tem origem no sistema nervoso, e é relacionada com fatores psicológicos e doenças graves, como tumores.
Dental, por Redação
Se diagnosticado precocemente, as chances de cura do câncer bucal são de 60% em média. Quando a doença é descoberta em estado adiantado, esse número cai para 30%.
Dental, por Redação
Muitas pessoas podem questionar: qual a relação da Odontologia com a Qualidade de Vida? A Qualidade de Vida está diretamente vinculada aos cuidados odontológicos.
Dental, por Redação
Pesquisadores britânicos desenvolveram um dispositivo que cancela o ruído das brocas de dentistas.
Deixe seu Comentário: