Publicado por Redação em Dental - 01/12/2015 às 13:07:32

Conheça quais alimentos ajudam a manter a saúde bucal

Muito se fala a respeito de alimentos que provocam cáries – como doces em excesso, mel, salgadinhos de amido – ou que amarelam os dentes – vinho tinto, café, beterraba, entre outros – porém, o que poucos sabem é que existem diversos tipos de nutrientes naturais que auxiliam na saúde bucal.

Com uma alimentação adequada associada à higiene correta é possível garantir uma perfeita saúde bucal com dentes fortes e saudáveis. Confira abaixo alguns exemplos de alimentos benéficos para os dentes:

  • Brócolis – Esse legume rico em cálcio e ferro favorece o fortalecimento do esmalte dental. Além disso, sua consistência rígida estimula a produção de saliva durante a mastigação, formando uma camada protetora nos dentes.
  • Salmão – Peixes em geral, em especial o salmão, contém cálcio e vitamina D, substâncias que auxiliam a fortificação da estrutura dentária.
  • Gengibre – Por ser um anti-inflamatório natural, o gengibre ajuda na higienização da mucosa oral, promovendo dentes mais brancos e saudáveis.
  • Leite e derivados – produtos lácteos como iogurte, queijo e o próprio leite repõem os minerais perdidos pelos dentes, neutralizam o pH oral e ajudam a combater bactérias.
  • Gomas de mascar sem açúcar – o xilitol, presente em chicletes nas versões sugar-free, pode funcionar como um agente protetor de cáries.
  • Água – essencial para a vida, a ingestão de água hidrata o corpo e promove uma limpeza superficial dos dentes.
  • “Esses alimentos funcionam como aliados na saúde bucal e seu consumo não pode substituir uma higiene oral adequada. Escovar os dentes após as refeições, usar fio dental com frequência e utilizar enxaguante bucal diariamente são essenciais no dia a dia do paciente”, disse Sérgio Kignel, especialista em saúde bucal e Estomatologia.

    Fonte: Correio de Uberlândia


    Seguro Educacional

    Posts relacionados

    Dental, por Redação

    Saúde bucal é prejudicada por grades dentárias

    São a última moda em adorno dental, mas não há nada de bonito no dano que podem trazer a seu sorriso.

    Dental, por Redação

    Idosos são beneficiados com o uso de aparelho ortodôntico

    Terceira idade é o termo utilizado para representar a população de indivíduos com mais de 60 anos de idade. O número de idosos cresce de maneira significativa graças aos avanços na medicina, na tecnologia e na melhora das condições de vida e de trabalho.

    Dental, por Redação

    Compreendendo o estresse e seu efeito sobre a saúde bucal

    Nestes tempos de dificuldades econômicas, em que a taxa de desemprego está em seu ponto mais crítico desde a Grande Depressão de 1929, muitos americanos estão sob estresse devido à ansiedade e a problemas de ordem financeira.

    Dental, por Redação


    Deixe seu Comentário:

    =