Publicado por Redação em Dental - 01/12/2015 às 13:07:32
Conheça quais alimentos ajudam a manter a saúde bucal
Muito se fala a respeito de alimentos que provocam cáries – como doces em excesso, mel, salgadinhos de amido – ou que amarelam os dentes – vinho tinto, café, beterraba, entre outros – porém, o que poucos sabem é que existem diversos tipos de nutrientes naturais que auxiliam na saúde bucal.
Com uma alimentação adequada associada à higiene correta é possível garantir uma perfeita saúde bucal com dentes fortes e saudáveis. Confira abaixo alguns exemplos de alimentos benéficos para os dentes:
Brócolis – Esse legume rico em cálcio e ferro favorece o fortalecimento do esmalte dental. Além disso, sua consistência rígida estimula a produção de saliva durante a mastigação, formando uma camada protetora nos dentes.
Salmão – Peixes em geral, em especial o salmão, contém cálcio e vitamina D, substâncias que auxiliam a fortificação da estrutura dentária.
Gengibre – Por ser um anti-inflamatório natural, o gengibre ajuda na higienização da mucosa oral, promovendo dentes mais brancos e saudáveis.
Leite e derivados – produtos lácteos como iogurte, queijo e o próprio leite repõem os minerais perdidos pelos dentes, neutralizam o pH oral e ajudam a combater bactérias.
Gomas de mascar sem açúcar – o xilitol, presente em chicletes nas versões sugar-free, pode funcionar como um agente protetor de cáries.
Água – essencial para a vida, a ingestão de água hidrata o corpo e promove uma limpeza superficial dos dentes.
“Esses alimentos funcionam como aliados na saúde bucal e seu consumo não pode substituir uma higiene oral adequada. Escovar os dentes após as refeições, usar fio dental com frequência e utilizar enxaguante bucal diariamente são essenciais no dia a dia do paciente”, disse Sérgio Kignel, especialista em saúde bucal e Estomatologia.
Fonte: Correio de Uberlândia
Posts relacionados
Dental, por Redação
Um levantamento feito pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) revela que 27,9% dos Cirurgiões-Dentistas que trabalham no estado já sofreram roubos ou furtos nos últimos cinco anos. Segundo a pesquisa, que ouviu mil profissionais da área, 19,2% já sofreram algum furto e 8,7% foram roubados. Os Cirurgiões-Dentistas vítimas de arrombamento somaram em 18,4%.
A pesquisa indicou ainda a subnotificação dos crimes. Entre as vítimas de furto, 31% fizeram queixa à polícia. O índice sobe para 57% entre os que passaram por arrombamentos e para 78% entre os que foram roubados. Segundo o levantamento, 43% dos entrevistados sentem-se inseguros em seus consultórios.
e acordo com o CROSP, o objetivo da pesquisa é conhecer as medidas de segurança adotadas pelos profissionais para que a instituição possa orientá-los na prevenção de crimes contra a categoria. “Hoje, pelo nosso levantamento, o uso de câmeras de vídeo e de alarmes são os recursos mais tradicionais, bem como as grades de proteção”, ressalta o presidente da entidade, Claudio Yukio Miyake.
Os crimes contra os Cirurgiões-Dentistas passaram a chamar a atenção em 2013, após dois casos em que profissionais foram queimados vivos em seus consultórios. Em abril daquele ano, em São Bernardo do Campo, um grupo de ladrões ateou fogo ao corpo de Cinthya Magaly Moutinho de Souza, de 46 anos, após constatarem que havia apenas R$ 30 na conta da Cirurgiã-Dentista. Cerca de um mês depois, Alexandre Peçanha Gaddy também foi assassinado de maneira semelhante, em São José dos Campos, interior paulista.
Fonte: EBC
Dental, por Redação
Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.
Dental, por Redação
À medida que saem novos estudos sobre tratamento e prevenções de doenças, a conscientização sobre saúde bucal cresce. Muitas pessoas seguem à risca sua rotina de higiene diária
Dental, por Redação
A Santa Helena Saúde, a partir deste mês, retoma a comercialização de produto odontológico com o Plano Dental Empresarial.
Deixe seu Comentário: