Publicado por Redação em Dental - 01/12/2015 às 13:07:32
Conheça quais alimentos ajudam a manter a saúde bucal
Muito se fala a respeito de alimentos que provocam cáries – como doces em excesso, mel, salgadinhos de amido – ou que amarelam os dentes – vinho tinto, café, beterraba, entre outros – porém, o que poucos sabem é que existem diversos tipos de nutrientes naturais que auxiliam na saúde bucal.
Com uma alimentação adequada associada à higiene correta é possível garantir uma perfeita saúde bucal com dentes fortes e saudáveis. Confira abaixo alguns exemplos de alimentos benéficos para os dentes:
Brócolis – Esse legume rico em cálcio e ferro favorece o fortalecimento do esmalte dental. Além disso, sua consistência rígida estimula a produção de saliva durante a mastigação, formando uma camada protetora nos dentes.
Salmão – Peixes em geral, em especial o salmão, contém cálcio e vitamina D, substâncias que auxiliam a fortificação da estrutura dentária.
Gengibre – Por ser um anti-inflamatório natural, o gengibre ajuda na higienização da mucosa oral, promovendo dentes mais brancos e saudáveis.
Leite e derivados – produtos lácteos como iogurte, queijo e o próprio leite repõem os minerais perdidos pelos dentes, neutralizam o pH oral e ajudam a combater bactérias.
Gomas de mascar sem açúcar – o xilitol, presente em chicletes nas versões sugar-free, pode funcionar como um agente protetor de cáries.
Água – essencial para a vida, a ingestão de água hidrata o corpo e promove uma limpeza superficial dos dentes.
“Esses alimentos funcionam como aliados na saúde bucal e seu consumo não pode substituir uma higiene oral adequada. Escovar os dentes após as refeições, usar fio dental com frequência e utilizar enxaguante bucal diariamente são essenciais no dia a dia do paciente”, disse Sérgio Kignel, especialista em saúde bucal e Estomatologia.
Fonte: Correio de Uberlândia
Posts relacionados
Dental, por Redação
Creme dental deve ser utilizado com moderação
Dental, por Redação
Os dentes de leite ficam presentes na boca até por volta dos 12, 13 anos de idade.Após essa idade, existem dois motivos principais para o não nascimento dos dentes permanentes:
Dental, por Redação
Trabalhar para manter a boca saudável é mais importante do que nunca para adultos idosos, uma vez que a maioria das pessoas entre 55 e 64 anos de idade conserva alguns dos dentais naturais ou mesmo todos eles.
Dental, por Redação
Mais de 130 kits com escova e creme dental foram distribuídos para as crianças do Bairro União, durante a segunda edição do Sorriso em Movimento, no último sábado, na escola Geni Forgiarini.
Dental, por Redação
Embora alguns ignorem a importância do hábito, uma escovação correta pode até salvar uma vida e, não à toa, muitos pais se preocupam com a saúde bucal de seus filhos e procuram ensinar uma escovação correta desde cedo.
Dental, por Redação
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) definiu para quais áreas serão destinadas as 2 mil primeiras bolsas do Programa Ciências sem Fronteiras (CsF).
Deixe seu Comentário: