Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 15/05/2012 às 12:02:40

Conheça dez maneiras de evitar a perda do cálcio no organismo

Sal, cafeína, álcool e cigarro são ruins para absorção ou fixação do mineral

A falta de cálcio no organismo pode levar a espasmos musculares e nervosos, raquitismo e osteoporose, entre outros problemas. E hábitos como colocar um pouquinho mais de sal na comida podem atuar como vilões para o organismo, ajudando na perda do mineral, segundo a nutricionista Luciana Lopes, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). Veja abaixo outras dez maneiras de reter o cálcio:

1. Abuse de leite e derivados: aumente a ingestão para três porções por dia.

2. Coma vegetais verde-escuros: pelo menos duas porções (uma porção = um pires) por dia.

3. Exponha-se ao sol: pelo menos 15 minutos por dia, das 7h às 10h, ou a partir das 16h, ajuda a fixar o cálcio. A alternativa é consumir suplementos de vitamina D.

4. Faça exercícios: o estímulo dos exercícios físicos ajudam na absorção do mineral.

5. Coma sardinha: o peixe é rico em ômega-3 e cálcio, mas opte pelas versões sem óleo.

6. Evite frituras, que atrapalham a absorção dos nutrientes.

7. Evite a cafeína: o consumo de três ou mais xícaras por dia de café ou chás escuros aumentam a acidez do sangue. O organismo, para compensar, retira cálcio dos ossos para tornar o ambiente mais básico.

8. Evite refrigerantes: os acidulantes dos refrigerantes fazem um trabalho parecido com o da cafeína e atrapalham a absorção do nutriente.

9. Evite bebidas alcoólicas em excesso: o álcool promove um desequilíbrio bioquímico que reduz a capacidade do corpo para produzir um novo tecido e repor as perdas.

10. Evite o cigarro: as reações químicas das mais de mil substâncias presentes no cigarro fragilizam o organismo e dobram as necessidades nutricionais dos fumantes. O monóxido de carbono, por exemplo, reduz em até 15% a capacidade do sangue de transportar oxigênio e, com isso, os ossos ficam mais frágeis e perdem a densidade.

Fonte: G1
 

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Estresse profissional dobra risco de diabetes em mulheres

Mulheres que ocupam postos de trabalho de baixa hierarquia e sofrem de estresse em seu local de trabalho correm um risco duas vezes maior de sofrer de diabetes do que as que não sofrem pressão profissional, segundo estudo publicado esta semana no Canadá.

Saúde Empresarial, por Redação

Novos medicamentos para Hepatite C serão incorporados ao SUS

Uma boa notícia para quem é portador da Hepatite C: os novos medicamentos Telaprevir e o Boceprevir serão incorporados no programa de medicamento de alto custo do Sistema Único de Saúde (SUS).

Saúde Empresarial, por Redação

Doença crônica tratada de forma errada pode elevar o gasto com medicamentos em até 481%

Estudo mostra que doenças crônicas, como a hipertensão, o diabetes e a dislipidemia (colesterol elevado), se não tratada corretamente, pode elevar em até 481% os gastos com medicamentos.

Saúde Empresarial, por Redação

ANS diz não ter previsão para que haja controle de honorário médico

O diretor-presidente da ANS Suplementar), Maurício Ceschin, disse não haver previsão legal para que a Agência faça controle dos preços pagos a prestadoras de serviços médicos ou o repasse dos honorários médicos.

Deixe seu Comentário:

=