Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 24/03/2011 às 10:47:51

Poluição duplica risco de morte em transplantes de pulmão

Viver em áreas com muita poluição, como perto de ruas com muito trânsito, dobra o risco de morte entre pacientes submetidos a transplantes de pulmão, publica em sua última edição a revista científica "Thorax".

Uma equipe da unidade de transplantes da Universidade Católica de Louvain (Bélgica) realizou um acompanhamento de 281 pacientes operados em um mesmo hospital de 1997 até 2008 e observou que cerca de metade desenvolveu uma síndrome chamada bronquiolite obliterante, que provoca uma "inflamação severa" que obstrui o pulmão.

Os cientistas levaram em conta em sua pesquisa a distância à qual os pacientes viviam de uma fonte de poluição importante, como uma via muito transitada, para determinar o impacto da poluição na percentagem de sobrevivência após um transplante.

Segundo o estudo, aqueles pacientes que vivem mais perto de uma rua com muito trânsito --a menos de 170 metros-- têm o dobro de possibilidades de morrer durante os cinco anos posteriores a uma cirurgia de transplante de pulmão em relação aos que vivem mais afastados de uma fonte de poluição ambiental.

Durante o acompanhamento médico de mais de uma década, 41% dos pacientes (117) desenvolveram a síndrome inflamatória, enquanto 22% (61) morreram.

Os cientistas ressaltaram que gênero, idade e tipo de transplante --de um ou dois pulmões-- não modificou o risco de vida devido às complicações derivadas da operação.

Os autores concluíram que um de cada quatro casos de "bronquiolite obliterante", assim como quase 30% das mortes após um transplante de pulmão, podem ser atribuídas à poluição.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 24.03.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Investimento privado em ações de combate ao câncer terá dedução fiscal

Empresas e pessoas físicas poderão abater de seu Imposto de Renda aportes feitos nas duas áreas, com foco na expansão destes serviços na rede pública

Saúde Empresarial, por Redação

Médicos alertam população para cuidados básicos com a saúde no carnaval

O carnaval começa oficialmente na próxima sexta-feira (8), mas vários blocos já vêm arrastando multidões por todo o país desde janeiro. Preocupados com a saúde desses foliões, médicos do Rio de Janeiro fazem um alerta: é preciso não esquecer os cuidados básicos com a saúde nesse período.

Saúde Empresarial, por Redação

Governo do Estado distribui quase R$ 4 milhões em cofinanciamento hospitalar

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde (SES), repassou R$ 3.989.671,55 em cofinanciamento hospitalar para 34 municípios do interior.

Saúde Empresarial, por Redação

Ômega-3 ajuda a proteger o cérebro

Um estudo da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon, nos Estados Unidos constatou que o cérebro precisa de nutrientes certos para ter preservada a sua saúde.

Saúde Empresarial, por Redação

SUS incorpora novos medicamentos para tratamento de infarto

Pacientes que sofrem de infarto agudo do miocárdio terão novas opções de tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com a incorporação de mais quatro medicamentos para diagnóstico, cuidado e prevenção.

Deixe seu Comentário:

=