Publicado por Redação em Notícias Gerais - 12/08/2011 às 12:59:11

Concorrência entre regiões preocupa relatores da MP que isenta tablets de tributos

SÃO PAULO -  Os benefícios fiscais para a produção de tablets no Brasil, previstos na Medida Provisória 534/2011, preocupa seus relatores, senador Eduardo Braga (PMDB-AM) e deputada Manuela D´Ávila (PCdoB-RS), principalmente quando se trata da região amazônica.

O temor é que a isenção de impostos deixe o Pólo Industrial de Manaus - que tem regime tributário diferente para estimular a instalação de indústrias na região - com os mesmos incentivos de São Paulo, que tem muito mais atrativos para as empresas. Além da Zona Franca de Manaus, estão na mesma situaçao o pólo industrial da Bahia e o pólo de software do Rio Grande do Sul.

Segundo o senador, o objetivo é fazer os ajustes necessários para garantir competitividade no mercado a cada uma das regiões. "Não se pode ter um tratamento igual para situações desiguais. É preciso oferecer vantagens às regiões para que continuem competitivas dentro do País", afirmou Braga, segundo a Agência Senado.

Para Manuela, a fabricação de tablets será uma evolução tecnológica importante para o País e deve ser feita atendendo às demandas e necessidades do Brasil. A deputada defende que a oportunidade de crescimento não pode ser "desperdiçada" devido a disputas regionais.

Medida Provisória
No dia 23 de maio foi publicada a MP (Medida Provisória) 534/11, que dá incentivo fiscais aos tablets fabricados no Brasil, com o objetivo de diminuir os preços. A medida inclui esses dispositivos na chamada Lei do Bem e reduz de 9,25% para zero a incidência dos tributos PIS e Cofins sobre os tablets fabricados no Brasil.

A proposta também diminui a incidência do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e do Imposto sobre Importação.

Com os incentivos, os tablets nacionais devem ficar, em média, até 30% mais baratos do que os importados.

Fonte: web.infomoney.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

STF muda regra de pagamento de dívidas do governo a pessoas físicas e empresas

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira que parte da Emenda Constitucional 62/2009 - que, entre outros, permitia que Estados e municípios parcelassem dívidas judiciais (precatórios) - é parcialmente inconstitucional.

Notícias Gerais, por Redação

Dados da indústria mostram recuperação da economia brasileira

A economia brasileira dá sinais de uma leve recuperação, segundo dados da produção industrial divulgados nesta quinta-feira (7) pelo IBGE.

Notícias Gerais, por Redação

Medicamentos de uso contínuo poderão ser deduzidos do IR

As despesas com medicamentos de uso contínuo ou de alto custo poderão ser deduzidas do imposto de renda pago todo ano pelo contribuinte, de acordo com projeto de lei aprovado nesta quarta-feira (9) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado.

Notícias Gerais, por Redação

Indústria agradece governo por medidas de estímulo ao setor

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson de Andrade, ressaltou os "esforços" do governo em fortalecer o setor, durante evento promovido na sede da entidade nesta sexta-feira, em Brasília.

Notícias Gerais, por Redação

Governo teme efeitos de greves na inflação

Além dos prejuízos econômicos das paralisações, a equipe da presidente Dilma Rousseff teme que as greves tragam a reindexação de salários pela inflação passada e pressionem ainda mais uma futura alta nos preços, informa reportagem de Natuza Nery e Renato Machado.

Notícias Gerais, por Redação

Pacientes com câncer cobram da Anvisa registro de medicamento

Lenalidomida é indicada para os pacientes que já não respondem aos remédios usuais ou abandonam o tratamento por causa dos efeitos colaterais provocados pela talidomida

Deixe seu Comentário:

=