Publicado por Redação em Vida em Grupo - 08/04/2014 às 12:41:00

Cláusula que veda renovação de seguro de vida feito em grupo não é abusiva

No contrato por prazo determinado, a seguradora cobre os riscos do período. Ocorrendo a hipótese prevista, deve pagar a cobertura

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu que cláusula contratual que proíbe renovação de seguro de vida feito em grupo não é abusiva. A Quarta Turma da Corte deu provimento a agravo em recurso especial interposto pela Sul América Seguros de Vida e Previdência S/A contra acórdão do TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) que negou a rescisão unilateral da Sul América em seguro de vida feito em grupo.

A decisão estadual havia confirmado a sentença que determinou a renovação pela seguradora do seguro contratado com os recorridos. No entendimento dos os magistrados gaúchos, a cláusula que prevê a não renovação do seguro seria abusiva, por conferir vantagem excessiva e desproporcional.

Precedentes

No recurso, a Sul América citou a jurisprudência do STJ, firmada no julgamento do Recurso Especial 880.605, segundo a qual não há abusividade em cláusula de não renovação de contrato de seguro de vida, quando firmado na modalidade em grupo.

 O relator do recurso, ministro Luis Felipe Salomão, reconheceu que, tratando-se de seguro contratual em grupo, o entendimento sobre rescisão unilateral é diferente dos seguros individuais. Ressaltou, ainda, a tese jurídica aplicada no precedente citado pela Sul América, na qual ficou estabelecido que:

“No contrato por prazo determinado, a seguradora arca com os riscos daquele período. Ocorrendo a hipótese prevista, deve pagar a cobertura. Não ocorrendo, não se estabelece inadimplemento contratual por parte da seguradora. Dessa forma, também não faria sentido devolver os valores pagos ou parte deles, nem mesmo obrigar a manutenção do vínculo”.

O entendimento pela reforma do acórdão foi acompanhado, por unanimidade, pelos ministros da Quarta Turma.

Fonte: http://ultimainstancia.uol.com.br


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Susep aumenta em 84% ação fiscalizatória no mercado de seguros

Balanço realizado pela Coordenação Geral de Fiscalização Direta (CGFIS), que analisa o desempenho do setor, aponta que a Superintendência de Seguros Privados (Susep)

Vida em Grupo, por Redação

R$ 7 Bilhões de Janeiro a Abril em seguros pessoais

Indicadores oficiais da Federação Nacional de Previdência Privada - FenaPrevi destacam que os seguros de pessoas arrecadaram R$ 7 bilhões nos quatro primeiros meses deste ano, montante 13% superior ao registrado em igual intervalo do ano passado.

Vida em Grupo, por Redação

Seguros Unimed apresenta novo seguro de vida

A Seguros Unimed lança o Unimed Vida Premiável, um seguro de vida com coberturas de morte acidental, natural e de invalidez permanente total por acidente.

Vida em Grupo, por Redação

Seguros pessoais podem se beneficiar da queda de juros

Embora a tendência de queda de juros possa trazer impactos à rentabilidade das seguradoras, o setor deve continuar em crescimento neste ano.

Vida em Grupo, por Redação

Mercado de seguros brasileiro deve crescer 15% em 2012, projeta executivo

Para 2012, a expectativa é que o mercado de seguros brasileiro cresça 12,8%. Porém, para Bento Zanzini, diretor geral do grupo BBMapfre, pode-se esperar crescimento maior.

Deixe seu Comentário:

=