Publicado por Redação em Dental - 23/04/2014 às 09:11:10

Cirrose a refluxo: dez doenças podem ser descobertas na boca

A maioria das pessoas costuma não dar muita importância às visitas ao dentista e as fazem somente quando sentem dor. Porém, esse especialista pode detectar muito mais do que cáries, problemas na gengiva ou mau hálito. Doenças que em nada tem a ver com a saúde bucal, como diabetes, doenças venéreas e até câncer podem começar a dar sinais pela boca.

“A saúde bucal está diretamente associada à saúde do corpo. Não é clichê quando dizem que a saúde começa pela boca, porque na verdade é muito além disso, uma boa saúde bucal pode prevenir muitas doenças”, revela o cirurgião-dentista e presidente da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), Marcos Moura.

“Sempre que possível faça um autoexame em casa observando na frente do espelho alterações de cor, volume ou textura em toda mucosa oral, bochechas, línguas e lábios”, alerta Alexandre.  

Com a ajuda de Marcos e do cirurgião-dentista, Alexandre Bussab, da clínica Dental Saúde, entenda como dez doenças podem ser descobertas pela boca e seus sintomas.

Amidalite: sensibilidade na mandíbula e alteração na voz.

Cirrose: boca extremamente seca e aumento considerável da sede.
 
Hepatite: gosto de “boca amarga”.

Diverticulose esofágica (problema no esôfago): secura na garganta, rouquidão e mau hálito.

Diabetes: diminuição do fluxo salivar, hálito cetônico (com cheiro similar ao de frutas envelhecidas), aumento da sede e boca seca.

Síndrome de Sjogren (doença autoimune nas glândulas salivares e lacrimais): dificuldade para engolir, perda do paladar, dificuldade para falar, saliva espessa, feridas ou dor na boca e rouquidão.

Febre reumática: mucosa da garganta e do céu da boca avermelhados e pontos esbranquiçados ou com pus no céu da boca e nas amídalas.

Insuficiência renal crônica: gosto “metálico” na boca e mau hálito.

Candidíase: língua esbranquiçada

Refluxo: manchas nos dentes

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Conheça seis drogas que prejudicam os dentes

Os vilões da saúde bucal estão por todo canto. Alguns já são velhos conhecidos, como o fumo e as drogas, outros, apesar de terem sua função para o organismo, podem prejudicar a boca

Dental, por Redação

DF terá mais equipes do Programa Brasil Sorridente

Os serviços serão anunciados pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no dia 11 de setembro, às 10h, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Fepecs (W/3 Norte quadra 501).

Dental, por Redação

Não deixe o mau hálito atrapalhar sua vida

Em vez de abastecer seu estoque de balinhas de hortelã, é possível dar fim ao mau hálito mudando hábitos básicos. Na verdade, se você desconfia que sofre de halitose, o primeiro passo é confirmar com aquele amigo próximo ou marcar um horário com o dentista.

Deixe seu Comentário:

=