Publicado por Redação em Dental - 30/08/2019 às 18:33:23

Mais da metade das crianças sofre com erosão dentária



O desgaste do esmalte do dente não é exclusividade de adultos.

A erosão dentária, como é chamado o desgaste do esmalte do dente, não tem sintomas aparentes até estar em um nível avançado e por isso é difícil de detectar em nossos pequenos. Normalmente os pais só percebem quando a dentina já está exposta e um ponto amarelado fica evidente no dente da criança.

Mas o que causa a erosão dentária? Habitualmente o problema está vinculado com o consumo de substâncias ácidas. Em crianças pode ser bebidas como refrigerantes e sucos de caixinha, e até chiclete. E uma pesquisa realizada em São Paulo revelou que 51,3% das crianças entre 3 a 4 anos indicavam algum nível de desgaste dentário erosivo.

Como em quase tudo que envolve a saúde bucal, a prevenção é o melhor caminho. Substitua as bebidas ácidas por outras opções mais naturais ou mesmo água. No caso do suco natural de limão, adicionar leite é uma solução válida também. Tomar a bebida por canudo (de papel ou alumínio, claro) auxilia ao evitar o contato direto da bebida com o dente, e também adicionar gelo faz com que a acidez diminua.


Fonte: Colgate / Terra


Posts relacionados

Dental, por Redação

Entenda a relação entre higiene bucal e impotência

O verão exige cuidados redobrados para deixar a pele saudável. As férias e os dias de sol levam as pessoas para fora de casa e, muitas vezes o protetor solar é esquecido.

Dental, por Redação

Fórum sobre a necessidade de melhoria na saúde bucal

Os avanços, limitações e desafios da política bucal na saúde pública de Sergipe a partir das experiências diárias vividas por profissionais da área é o tema central do I Fórum Estadual dos Cirurgiões-Dentistas no SUS que acontece nessa sexta-feira,9, na capital sergipana.

Dental, por Redação

Existem alternativas para melhorar meu sorriso?

Nem todas as pessoas são candidatas para realizar o clareamento. O clareamento não é recomendado se você tem restaurações da própria cor dos dentes, coroas, jaquetas ou facetas em seus dentes incisivos

Dental, por Redação

Ministério planeja investir R$ 137 milhões em saúde bucal no Piauí

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Brasil Sorridente, vem investindo cada vez mais para ampliar a rede assistencial odontológica do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dental, por Redação

Secretaria de Saúde alerta para a importância da higienização bucal também nos bebês

A boa higienização bucal contribui não só para a manutenção da estética bucal e para a melhora do hálito, mas também evita o surgimento de doenças, tanto as mais simples quanto cáries e gengivites, até as mais complicadas,

Deixe seu Comentário:

=