Publicado por Redação em Dental - 29/05/2015 às 11:32:07

Atacar a geladeira na madrugada faz perder dentes, sabia?

Hábito não é bom para os dentes

Atacar a geladeira ou comer na cama e não escovar os dentes depois pode causar cárie, gengivite e até queda dos dentes

Tem coisa mais gostosa do que atacar a geladeira de madrugada ou comer um docinho vendo televisão, debaixo das cobertas, antes de dormir? Mas saiba que esse costume pode trazer alguns problemas bucais e até causar a perda de dentes. Isso porque, sempre que comemos, forma-se sobre o dente uma placa incolor cheia de bactérias, que se alimentam, entre outras coisas, dos restos da comida que ficam por ali. A higienização bucal serve justamente para remover essa película evitando assim, que ela cause problemas bucais.

“Uma higienização bucal irregular mantém a placa sobre o dente gerando uma série de reações físico-químicas. Esse processo pode levar a perda de minerais da superfície dental, dando início à formação da cárie. A permanência desta placa também produz toxinas que podem levar à instalação de um processo inflamatório das gengivas”, diz Eliane Iguchi Nicolau, cirurgiã-dentista do Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein.

A saliva é uma forte aliada contra a placa bacteriana, funciona como um detergente natural para a boca. No entanto, durante a noite há uma redução do fluxo salivar, que cria um ambiente favorável para o acúmulo de bactérias e o surgimento da cárie. “Durante uma noite de sono, passa-se em média 6 a 8 horas dormindo, ou seja, as bactérias têm bastante tempo para agir caso a escovação não tenha sido realizada”, diz a especialista.

Assim, a combinação dos alimentos consumidos à noite, a falta de uma boa escovação antes de dormir e a saliva com a sua atividade reduzida, torna a boca um lugar ideal para as bactérias fazerem a festa durante madrugada.

A gengivite e a perda dental

Com o acúmulo da placa bacteriana, a gengivite aparece e, se não tratada, pode evoluir. “A periodontite é uma inflamação mais severa, uma consequência da gengivite. E os dentes são prejudicados diretamente, pois a estrutura que os mantêm está sendo abalada, podendo levar a perda dental”, diz Eliana.

Outros benefícios da escovação noturna

Segundo um estudo realizado no Laboratório de Bioquímica Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da UNICAMP, o uso de creme dental com flúor a noite reduz a progressão da cárie em comparação com a escovação matinal.

A explicação para isso seria o fato de que a escovação noturna com esse tipo de pasta pode potencializar a retenção do flúor na boca, já que durante o sono o fluxo salivar diminui. Assim, mais concentrado, o flúor pode repor, com mais eficiência, os minerais perdidos pelo dente durante o dia.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Saiba se tomar antibiótico pode enfraquecer os dentes

Especialistas explicam se esse tipo de remédio pode abalar as estruturas dentais, manchar os dentes e até causar cárie

Dental, por Redação

Ministério da saúde e cnpq lançam apoio a projetos em saúde bucal

Está aberta, até 13 de outubro, chamada que visa apoiar projetos de pesquisa e contribuir com a Política de Saúde Bucal Brasileira, o Brasil Sorridente. É a chamada pública MCTI/CNPq/MS - SCTIE - Decit 10/2012.

Dental, por Redação

7 dicas para o bem da sua boca

Não é apenas para evitar problemas dentários, como as cáries, que a higiene bucal diária é importante. Cuidar bem de dentes e gengivas também colabora para a nossa saúde como um todo, já que a boca pode agir como porta de entrada para uma série de outros males.

Dental, por Redação

Vale do Paraíba ganha opção diferenciada para o tratamento e manutenção da saúde bucal

Há mais de cinco anos na região por meio de planos corporativos, a Odontobase - Planos de Saúde Bucal amplia atendimento a planos individuais e familiares a partir de fevereiro

Dental, por Redação

Os efeitos do cigarro sobre os dentes e a boca

Quais os perigos que a fumaça do cigarro representa para a saúde bucal? O uso crônico de tabaco é considerado um fator de risco para uma série de doenças orais. Toda forma de uso de tabaco é comprovadamente prejudicial à saúde do homem e especialmente da boca. O consumo de cigarros, charutos ou produtos de tabaco mascado pode causar prejuízo à saúde bucal. A maioria das pesquisas encontradas na literatura é relacionada ao uso de tabaco na forma de cigarros.

Deixe seu Comentário:

=