Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 20/10/2016 às 10:06:02

Proposta de criar “plano de saúde popular” será debatida na Câmara

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), convidada para o debate, diz que a proposta frustra a legítima expectativa da população em ver ampliada a garantia do direito à saúde.

A proposta de criar um plano de saúde popular pelo presidente ilegítimo Michel Temer será debatido em audiência pública, nesta terça-feira (18), na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara. Para a oposição, o objetivo da Portaria do Ministério da Saúde, que cria grupo de trabalho para debater o projeto de “Plano de Saúde Acessível” é esvaziar o Sistema Único de Saúde (SUS) e sobrecarregar financeiramente a população mais pobre.

Para o deputado Jean Wyllys (PSol-RJ), um dos autores do requerimento para a realização da audiência, o cenário é de “extrema gravidade” para a gestão dos rumos da saúde no Brasil. E destaca que a portaria não prevê nenhuma participação da sociedade civil no grupo de trabalho, apenas do governo e do mercado.

O grupo de trabalho formado pelo governo tem como membros representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e da Confederação Nacional de Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização. De acordo com a portaria, eles terão 60 dias, prorrogáveis uma vez por igual período, para elaboração do projeto de Plano de Saúde Acessível.

Direito à saúde

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), convidada para o debate, já se posicionou contrária à proposta desde que foi publicada a criação do grupo de trabalho no Diário Oficial da União no dia 5 de agosto passado. Na ocasião, a entidade explicou que a proposta frustra a legítima expectativa da população em ver ampliada a garantia do direito à saúde.

Para os críticos da proposta, “acenar com o oferecimento de soluções em curto prazo ou incompletas não é com certeza a solução para os problemas vivenciados no setor de saúde. Aumentar os gastos em saúde das famílias ou os gastos das empresas, ao invés dos gastos públicos, não é a solução mais adequada.”

E defendem “um sistema público de saúde que promova a qualidade de vida e a transformação social, propiciando ao lado de um sistema público de educação de excelência a construção dos pilares de um processo de desenvolvimento econômico-social intenso e duradouro. E, no que diz respeito ao setor privado, o exercício da regulação de forma técnica, autônoma e eficiente, contribuindo para o equilíbrio de todo o sistema de saúde.”

Para o debate nesta terça-feira, foram convidados um representante do Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde; o presidente da ANS, José Carlos De Souza Abrahão; o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Guimarães Junqueira; - o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Santos; e o presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Gastão Wagner de Souza Campos.

De Brasília, com agências

Fonte: Portal Vermelho


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Inpi vai priorizar análise de patentes usadas pelo SUS

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) anunciou nesta segunda-feira (27) a priorização da análise de patentes que tenham medicamentos associados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Saúde Empresarial, por Redação

Atividade física ajuda a proteger o coração em qualquer idade

A prática regular de atividade física ajuda a proteger o coração, ainda que iniciada tardiamente, após os 40 ou 50 anos.

Saúde Empresarial, por Redação

Anvisa aprova novo regulamento para rede de laboratórios do País

Os diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovaram, nesta última terça-feira (14), o regulamento que dispõe sobre o funcionamento da Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas).

Deixe seu Comentário:

=