Publicado por Redação em Dental - 16/05/2011 às 17:40:03

Check-up anual previne desde o mau hálito a tumores na boca

Mau hálito, problema que causa constrangimento para portadores e outras pessoas, atinge cerca de 30% dos brasileiros e ainda é tabu para a maioria. A demora das pessoas em admitir que têm mau hálito ou para procurar o dentista e tratar pequenas lesões bucais pode representar obstáculo ao tratamento de doenças importantes, como o câncer de boca. Estimativas dão conta de que, anualmente, 350 mil pessoas são diagnosticadas com câncer de boca no mundo. No Brasil, são em torno de 11 mil por ano.

Lesões bucais, feridas, inchaços, aftas, manchas na boca, lábios ou língua merecem atenção. Segundo o cirurgião-dentista José Tarcísio Borges, há vários tipos de feridas e de enfermidades bucais que podem ser perigosas. “Há irritações e inflamações bucais que, além de dolorosas, podem interferir na fala e na mastigação. As mais comuns são as aftas, o herpes simples, a leucoplasia, que é a placa branca, e a candidíase, ou sapinho”.

Para o periodontista Luciano Corrêa de Paiva, membro da Associação Brasileira de Halitose, o mau hálito é um processo decorrente da ação de mais de 800 espécies de bactérias em nossa boca. “Mas o mau hálito não é uma doença, é um sintoma de que alguma coisa no organismo não está correta e precisa de solução”, destaca.

O conselho é não esperar tempo algum para que problemas, a princípio simples, sarem naturalmente. “Isto porque uma ferida que persiste durante uma semana ou mais deve ser examinada por um profissional. E, em alguns casos, é recomendável um exame mais detalhado, para que se possa detectar a causa da ferida, eliminando a possibilidade de doenças sérias, como o câncer e a Aids”, alerta o cirurgião-dentista José Tarcísio.
 
Fone: www.odontosites.com.br | 16.05.11


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Dental, por Redação

Pesquisa revela que 27% dos Cirurgiões-Dentistas já sofreram furtos ou roubos

Um levantamento feito pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) revela que 27,9% dos Cirurgiões-Dentistas que trabalham no estado já sofreram roubos ou furtos nos últimos cinco anos. Segundo a pesquisa, que ouviu mil profissionais da área, 19,2% já sofreram algum furto e 8,7% foram roubados. Os Cirurgiões-Dentistas vítimas de arrombamento somaram em 18,4%. A pesquisa indicou ainda a subnotificação dos crimes. Entre as vítimas de furto, 31% fizeram queixa à polícia. O índice sobe para 57% entre os que passaram por arrombamentos e para 78% entre os que foram roubados. Segundo o levantamento, 43% dos entrevistados sentem-se inseguros em seus consultórios. e acordo com o CROSP, o objetivo da pesquisa é conhecer as medidas de segurança adotadas pelos profissionais para que a instituição possa orientá-los na prevenção de crimes contra a categoria. “Hoje, pelo nosso levantamento, o uso de câmeras de vídeo e de alarmes são os recursos mais tradicionais, bem como as grades de proteção”, ressalta o presidente da entidade, Claudio Yukio Miyake. Os crimes contra os Cirurgiões-Dentistas passaram a chamar a atenção em 2013, após dois casos em que profissionais foram queimados vivos em seus consultórios. Em abril daquele ano, em São Bernardo do Campo, um grupo de ladrões ateou fogo ao corpo de Cinthya Magaly Moutinho de Souza, de 46 anos, após constatarem que havia apenas R$ 30 na conta da Cirurgiã-Dentista. Cerca de um mês depois, Alexandre Peçanha Gaddy também foi assassinado de maneira semelhante, em São José dos Campos, interior paulista. Fonte: EBC

Dental, por Redação

Probiótico em goma de mascar pode ajudar a combater cárie

Chiclete tem como base a espécie Lactobacillus acidophilus, que resiste a várias condições de processamento para combater o Streptococcus mutans, um dos principais causadores da cárie

Dental, por Redação

Entenda o que pode e não pode fazer nos dentes durante a gestação

Quando o teste de gravidez dá positivo, a lista de coisas para fazer, decidir e organizar não tem fim. Marcar uma consulta no ginecologista obstetra provavelmente é o item número um.

Deixe seu Comentário:

=