Publicado por Redação em Dental - 09/06/2011 às 13:34:26

Candidíase oral (sapinho)

O "sapinho", muito comum em crianças, tem como principais causadores a Candida albicans e alguns fungos similares que habitam nas superfícies cutâneas. Ela se manifesta quando há uma baixa na imunidade do paciente.

Caracterizado por placas brancas, o sapinho pode aparecer na língua, no céu-da-boca e na parte interna da bochecha. Se não forem tratadas adequadamente, as aftas podem se espalhar pela boca e garganta, indo para esôfago e chegando até o estômago e pulmões.

As pessoas com anemia têm uma grande incidência de candidíase oral pela falta de ferro. E o risco de contaminação aumenta para quem está com o sistema imunológico baixo, seja pelo aspecto congênito, seja por infecção pelo HIV ou por tratamento prolongado com corticosteróides. Além disso, o "sapinho" pode se desenvolver em pessoas obesas e diabéticas, com distúrbios hormonais, ou nas que sofrem de boca seca (xerostomia). A Candidíase oral pode ainda aparecer após alguma outra doença que tenha enfraquecido o organismo, no tratamento de câncer (quimioterapia) ou até mesmo no stress.

Sinais e sintomas

A candidíase oral (sapinho) se manifesta em lesões brancas, bem delimitadas, com aspecto semelhante ao de leite coalhado; estas são facilmente removíveis. A mucosa abaixo das lesões apresenta-se avermelhada. Pode ser assintomática ou associada à dor, anorexia (perda do apetite) e perda do paladar.

Fatores de Risco

* Período neonatal;
* Neutropenia prolongada (diminuição de um tipo de glóbulos brancos do sangue);
* Diabetes mellitus;
* Nutrição parenteral prolongada (alimentação exclusiva por soro intra-venoso);
* Infecção pelo HIV.

Tratamento

Para cuidar do bebê ou da pessoa infectada, proceda assim:

* Limpe a área lesada desta forma: dilua 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em 1 xícara de chá de água, e limpe a cavidade oral do bebê antes de cada mamada, assim como o seio materno antes e depois de cada mamada. No caso de adultos, proceda a limpeza da mesma forma, antes e após as refeições;
* Preste atenção, na medida do possível, nos fatores que possam colaborar para o contágio, citados acima;
* Limpe bem os objetos de uso pessoal (bicos de mamadeiras, chupetas, mordedores, garfos, copos, etc);
O médico ou o dentista podem indicar um antifúngico tópico e sistêmico. Se houver outras crianças em casa, evite o contágio interpessoal reservando os objetos utilizados pela pessoa contaminada.

Alimentação adequada

Agora saiba quais são os alimentos que você deve consumir para auxiliar na cura da candidíase:

* Alimentos macios e fáceis de ingerir, como sopas passadas no liquidificador, purê de batatas, suflês, entre outros;
* Alho cru, por seu poder fungicida;
* Carnes magras, peixes, e frutos do mar, pães e cereais enriquecidos e frutas secas, boas fontes de ferro e zinco;
* Bastante líquido, em especial leite e iogurtes, que são muito ricos em vitaminas, sais minerais e valor energético.

Fonte: odontologika.uol.com.br | 09.06.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Usafa promove ação de prevenção à saúde bucal em escola

Os alunos de 5 e 6 anos assistiram a um filme relacionado ao assunto e fizeram escovação supervisionada

Dental, por Redação

Tratamento para clareamento em consultórios em apenas uma única sessão

Quase todas as pessoas, que têm dentes permanentes, podem ser candidatos ao clareamento dental. Seu dentista poderá avaliar sua saúde bucal e recomendar o método de clareamento mais adequado para você.

Dental, por Redação

Mau hálito atinge 50% da população

 A maioria das pessoas não sabe que tem mau hálito, ou “halitose”, como dizem os dentistas. Alguns estudos mostram que o número de pessoas com mau hálito chega a 50% da população adulta .

Dental, por Redação

Saúde libera R$ 7,4 milhões para produção de próteses dentárias

Portaria do Ministério da Saúde publicada nesta quinta-feira (1) no Diário Oficial da União libera R$ 7,4 milhões para a produção de próteses dentárias no País.

Dental, por Redação

10 motivos para melhorar a saúde bucal

Caso ainda exista alguém não convencido da importância da saúde bucal, a dentista Daiane Lima de Oliveira Rocha, diretora Executiva da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), relacionou 10 motivos para melhorar o cuidado com a boca.

Dental, por Redação

Americanos não garantem a saúde bucal ideal para os filhos, aponta estudo

Embora 97% dos pais de crianças com até cinco anos que possuem seguro odontológico classifiquem a saúde bucal de seus filhos como excelente ou boa, muitos estão sendo otimistas demais.

Dental, por Redação

Pesquisa analisa percepção pública da saúde bucal no SUS

Tese de doutorado defendida por Marco Antonio Manfredini na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) trata do controle social na área e dos entraves à promoção da saúde bucal

Deixe seu Comentário:

=