Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 27/06/2013 às 16:15:13

Câmara acelera votação de investimento federal mínimo em saúde

A Câmara dos Deputados decidiu colocar em votação em regime de urgência o Projeto de Lei Complementar 123/2012, de autoria do deputado Darcísio Perondi (PMDB/RS), que obriga a União a investir o equivalente a 10% das receitas correntes brutas em saúde, o que deve elevar o orçamento do setor em mais R$ 48 bilhões por ano. O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), apresentou na segunda-feira (25) Requerimento de Urgência para a votação da matéria.
 
Com a decisão dos líderes o projeto ganha prioridade de votação em plenário. Na justificativa apresentada, Perondi diz que a União vem deixando a responsabilidade para as prefeituras, que gastam, em média, 22% de suas receitas com saúde. Em 1980, a esfera federal respondia por 75% dos gastos com saúde. Hoje, responde com menos de 40%, ou cerca de 1,75% do PIB.
 
De acordo com a Legislação atual, os Estados estão obrigados a investir 12% de suas receitas em saúde e os municípios, 15%. Já a União conseguiu evitar a fixação de um percentual mínimo e só precisa investir o valor empenhado no ano anterior, mais a variação nominal do Produto Interno Bruto. Com o PIB baixo, diz o deputado, os recursos previstos no Orçamento não conseguem cobrir as novas demandas.
 
Fonte: saudeweb.com.br

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Médicos: sindicatos contra alteração a regras de trabalho noturno e urgências

Os sindicatos médicos contestaram a proposta do Ministério da Saúde de alterar as regras da dispensa de trabalho noturno e nas urgências, uma divergência que estará em cima da mesa na próxima ronda negocial, que será na terça-feira.

Saúde Empresarial, por Redação

Organismo precisa de adaptação para fim do horário de verão

O horário de verão acaba no dia 26 de fevereiro, mas quem tem mais dificuldade em se adaptar à mudança deve começar a preparar o organismo com antecedência, antecipando o horário de dormir cerca de dez minutos a cada dia.

Saúde Empresarial, por Redação

Entenda como funciona o tratamento de câncer no Brasil

Enquanto na rede pública brasileira o paciente com câncer enfrenta uma longa espera por consultas, exames e pelo tratamento contra a doença, na rede privada é preciso lidar com a espera pela autorização dos convênios e com a falta de cobertura para remédios oncológicos.

Deixe seu Comentário:

=