Publicado por Redação em Dental - 28/11/2013 às 13:12:57

Açúcares x vegetais: conheça vilões e mocinhos dos dentes

Existe uma lista grande e completa de alimentos que têm tudo que os dentes precisam para ficarem fortes e saudáveis. Por outro lado, os vilões não são poucos. Portanto, para saber o que priorizar na sua alimentação e o que evitar (sempre que possível), preparamos uma lista dos vilões e dos mocinhos para os dentes para manter a saúde bucal em equilíbrio.


Os vilões

Açúcar: essa substância torna o pH da boca cariogênico, ou seja, mais ácido e propício para a proliferação de bactérias.

Café: quando consumido excessivamente mancha os dentes.

Molhos: além de ter pigmentação, como o café, são ácidos e desmineralizam o dente.

Sucos industrializados e artificiais: em sua maioria contém açúcar na composição, além de corantes que mancham os dentes.

Refrigerantes: o ácido do refrigerante corrói o dente. Quando os dentes ficam expostos por longos períodos aos açucares e substâncias ácidas, são literalmente ‘dissolvidos’ e precisam de tratamento rápido para evitar danos maiores.

Guloseimas: ricas em açúcar, são pratos cheios para cárie, principalmente porque normalmente são ingeridas entre as refeições principais, momentos em que na maioria das vezes não é feita a higiene adequada.

Carboidratos refinados: a desmineralização é causada por ácidos, especialmente o ácido lático, produzido pela fermentação bacteriana dos carboidratos da dieta.

Limão: apesar de ser rico em vitamina C, precisa ser consumido com moderação por conta de sua acidez. Um truque é usar canudo para tomar limonada ou fazer um bochecho com água após a ingestão do limão. O mesmo ocorre com laranja mexerica e outros alimentos cítricos.


Mocinhos

Folhas verdes, frutas cítricas (laranja, limão, mexerica), abacaxi, acerola: contêm vitamina C que auxilia na prevenção das gengivites e manutenção da saúde dos tecidos de suporte dos dentes, chamados periodonto.

Brócolis, soja, vegetais verdes escuros, leite e derivados: são ricos em cálcio, benéfico para a formação da estrutura dental e para a manutenção da saúde oral

Cereais integrais e vegetais folhosos escuros: contém magnésio que, junto com a vitamina D, ajuda na fixação do cálcio.

Leite, carne bovina, ovos, aves e peixes: alimentos com fósforo em sua composição, um dos principais componentes da estrutura de ossos e dentes, assim como o cálcio.

Água e alimentos fortificados e alguns vegetais, como agrião, alho, cebola, couve e maçã: são fontes de flúor, principal agente que age contra a cárie.

Fonte: www.terra.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Quem repara num sorriso bonito?

Ainda mais se o rosto tem uma pele bem tratada, moldurados por lábios bem delineados que formam um conjunto perfeito, mas isso tudo passa longe de ser uma simples preocupação estética para ser uma questão de saúde.

Dental, por Redação

Saiba a importância da utilização dos enxaguatórios bucais

A cárie dentária e doenças gengivais são causadas principalmente pela placa bacteriana que nada mais é do que uma película esbranquiçada que se adere às superfícies dos dentes e é formada principalmente por bactérias e restos alimentares.

Dental, por Redação

Por que meu siso vive inflamando?

O nome correto da inflamação gengival que ocorre geralmente próxima dos terceiros molares (dentes do "siso"), quando estes estão erupcionando ("nascendo") na cavidade bucal é pericoronarite.

Dental, por Redação

Lucro da OdontoPrev recua 1,8% no 4º trimestre

A operadora de planos odontológicos OdontoPrev reportou lucro líquido de R$ 44,8 milhões no quarto trimestre, valor 1,8% inferior ao ganho de R$ 45,6 milhões verificado um ano antes.

Deixe seu Comentário:

=